quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

UMA IDEIA PERIGOSA: A DEMOCRACIA PODE ESTAR A CAMINHO DE DESAPARECER

Haim Harari *


A democracia pode estar a caminho de desaparecer. Os historiadores do futuro podem vir a determinar que a democracia terá sido um episódio de apenas um século. Desaparecerá. Esta é uma ideia (ou, talvez melhor, um prognóstico) triste, verdadeiramente perigosa, mas muito realista.
O desaparecimento de determinados tipos de fronteiras entre países, o comércio internacional, as fusões de economias, o fluxo de informação instantâneo e global, e vários outros aspectos da nossa sociedade moderna, todos conduzem a estruturas multinacionais. Se extrapolarmos esta tendência irreversível, temos o planeta inteiro a tornar-se uma unidade política. Porém, nesta unidade, as forças antidemocráticas são uma nítida maioria. Esta maioria aumenta todos os dias, devido a padrões demográficos. Todas as nações democráticas apresentam um crescimento populacional lento, desprezível ou negativo, enquanto todas as sociedades antidemocráticas e incultas se multiplicam depressa. Dentro dos países democráticos , as famílias com melhores níveis de educação permanecem pequenas, enquanto as famílias com menos educação crescem. Isto significa que, tanto a nível individual como nacional, quanto mais pessoas alguém representa, menos poder económico detém.
Numa economia baseada no conhecimento, em que o número de mãos aptas para o trabalho é menos importante, esta situação é muito menos democrática do que na era industrial. Enquanto a mobilidade ascendente de indivíduos e nações conseguia neutralizar o fenómeno, a democracia era sustentável. Mas quando aplicamos esta análise ao planeta inteiro, ao modo como está agora a evoluir, percebemos que a democracia pode estar condenada.
A esta ideia devemos acrescentar o lamentável facto de as empresas multinacionais autoritárias serem em geral mais bem geridas do que as nações democráticas. As prédicas religiosas, os sound bites televisivos, o incitamento a ultrapassar limites que é feito na televisão e a liberdade de espalhar boatos e mentiras através da internet incitam ás lavagens cerebrais e à ausência de pensamento racional. Proporcionalmente, mais mulheres jovens estão a crescer em sociedades que as discriminam negativamente do em sociedades igualitárias, aumentando a percentagem mundial de mulheres que são tratadas como cidadãos de segunda classe. Na maior parte dos países avançados, os sistemas educativos atravessam uma profunda crise, enquanto em muitos países em vias de desenvolvimento a educação moderna é quase inexistente. Uma pequena elite tecnológica, com boa educação, está a tornar-se detentora da propriedade intelectual, que é, de longe, o bem económico mais valioso, enquanto o resto do mundo desliza em direcção a um outro género de fanatismo. Em resumo, a conclusão inevitável é que a democracia, o menos mau dos nossos sistemas de governo, está a caminho da saída.
Conseguiremos inventar um sistema melhor? Talvez. Mas isso não acontecerá se estivermos proibidos de proferir a frase: «Talvez exista um sistema político que seja melhor do que a democracia.» Hoje em dia, o politicamente correcto não nos permite dizer tal coisa. O resultado desta proibição será o inevitável regresso a um qualquer tipo de governo totalitário – diferente do dos imperadores, colonialistas ou latifundiários do passado, mas não mais justo. Em alternativa, considerar esta questão, aberta e honestamente, pode conduzir a uma revolução mundial na educação das massas dos pobres, salvando assim a democracia, ou à busca cuidadosa de um sistema justo (repito, justo) e melhor.

*Haim Harari é físico teórico e antigo presidente do Instituto Weizmann de Ciência

Enviado por Ferreira Borges





NOTÍCIAS ALGARVIAS

Do "Jornal Carteia"

Mercado de Loulé adoça os paladares
16-02-2011
De 23 a 26 de Fevereiro, das 10h00 às 19h30, o chocolate vai ser rei no Mercado Municipal de Loulé, naquela que será a primeira edição da Feira do Chocolate de Loulé. Bolos, bombons,bebidas quentes, cascatas ou fondues, todos eles confeccionados a partir do chocolate, prometem adoçar e deliciar até o mais requintado dos paladadares, ao mesmo tempo que promove a divulgação das propriedades nutritivas do chocolate.


Ler Mais...
Protecção Civil sensibiliza população
16-02-2011
No âmbito do Ano Internacional do Voluntariado e inserido nas comemorações do Dia Internacional da Protecção Civil, o Serviço Municipal de Protecção Civil de Loulé leva a cabo um programa de actividades que tem em vista sensibilizar a comunidade para esta temática.

Ler Mais...
Loulé mostra conversa entre dois artistas
16-02-2011
De 23 de Fevereiro a 24 de Abril, a Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, em Loulé, abre portas à Exposição "Conversation Piece", dos artistas Pedro Calapez e Ana Manso.

Ler Mais...
Algarve SPA Week integra programação do Allgarve
16-0! 2-2011
A segunda edição do Algarve Spa Week que decorre de 5 a 12 de Março com a participação dos principais hotéis de 5 estrelas do Algarve passa a integrar a programação do Allgarve 2011.

Ler Mais...
Silêncio que se vai cantar o Fado
16-02-2011
O TEMPO - Teatro Municipal de Portimão propõe entre 24 e 26 de Fevereiro uma reflexão sobre o fado.

Ler Mais...
Mundialito traz estrelas à região
16-02-2011
Realiza-se de 2 a 9 de Março, em diversos estádios algarvios, a 18ª edição do Mundialito de Futebol Feminino "Algarve Women's Football Cup 2011", que contará com as mais credenciadas selecções da modalidade.

Ler Mais...
Vou retomar o meu lugar na Assembleia de Freguesia
15-02-2011
A notícia chegou ao conhecimento da população através de um blog e dava conta de que Ezequiel Tomás teria sido "traído pelo PS"e o seu lugar na Assembleia de Freguesia de Quarteira de Quarteira "usurpado". Pelo exposto, Ezequiel Tomás falou com o Carteia para desmentir tais afirmações.

Recebido de  imprensaregional.com.pt
Os nossos agradecimentos à Direcção do Jornal  newsletter@carteia.pt
RC.