terça-feira, 28 de junho de 2011


SABER TRATAR COM AS PESSOAS

Neste mundo existe apenas um meio de se conseguir que alguém faça alguma coisa. Esse meio é fazer com que a outra pessoa aceite a nossa vontade. Não há outro caminho.
Poder-se-á obrigar uma pessoa a entregar-lhe a carteira apontando-lhe uma pistola; obter-se a colaboração de um empregado, com ameaça de o despedir. Fazer com que uma criança obedeça por meio de pancada. Mas, qualquer destes métodos tem repercussões indesejáveis.
O único método pelo qual pode-se conseguir que alguém faça uma coisa é dar-lhe o que deseja.
“O desejo de ser importante”, para não apontarmos outros que poderão com facilidade ser satisfeitos, falem deste, uma espécie de fome humana insaciável; alguns satisfazem esta aspiração para terem na mão todos os demais. Mas, por outro lado, se os nossos antepassados não cultivassem este vivo desejo de se sentirem importantes, a civilização teria sido impossível. Seríamos como os animais. Mas, o reverso pode levar muitos a confundirem a importância e tornarem-se malfeitores… Foi o desejo de ser importante que inspirou Dickens a escrever as suas novelas imortais. O desejo de serem importantes mas de maneira diferentes. Li algures que alguém se tornou inválido para conquistar simpatias e atenções. Poder-se-á apontar como “doença mental”? E poderá um exame necroscópico detectar tal doença?
Tudo se desfaz quando o “barco dos sonhos” se esbate nas rochas ásperas da realidade.
Pelos apontamentos descritos, fico pensando que o meio mais eficiente para desenvolver o que de melhor há em quem escreve é a apreciação e o encorajamento. Acredito que os incentivos que se dão a quem escreve será o elogio do tema abordado aliado â maneira como é exposto.
Poderão alguns dizer, depois de lerem estas linhas: “Tolices! Isto não dá resultado a não ser com pessoas atrasadas”.
Resumindo e encerrando
- Nunca perca a oportunidade de fazer um elogio ou um agradecimento sincero;
- O maior desejo do homem é ser apreciado e sentir-se importante,
Gostei do agradecimento do Poeta Orlando Silva ao João Brito de Sousa, que me levou a escrever estas linhas e que gostaria fosse publicado.
O meu obrigado!


Montinho

PS:- Desculpem algum "se não", foi escrito em "cima do joelho"


De, Orlando Augusto da Silva
Para, João Brito de Sousa

 
Fiquei contente por ter gostado do meu livro,” Flores e Folhas de Mim”, considerando-o mesmo um bom trabalho. O meu obrigado.
Concordo quando diz que sou um poeta da saudade, não da saudade mórbida, mas da outra…
Também me consideram, intimista, naturalista e lírico. Na realidade é assimque sinto a poesia que escrevo.
Numa apreciação do mesmo livro feita pelo Dr. Teodomiro Neto, este diz a certa altura: “Nada é hiperbólico na poesia do Orlando”
Muito obrigado e os meus parabéns pelo seu belo soneto de que gostei muito.
Nele se consegue observar um grande sentimento e um pouco saudade. Quem se pode esquecer daquelas pedras velhinhas que tanto tempo pisamos, sem evocar a saudade?...

Com um abraço de agradecimento

Orlando
27/6/2011

NOTÍCIAS DO ALGARVE


INFORMAÇÃO DO JORNAL CARTEIA

3º Passatempo: As marchas populares

27-06-2011


O Jornal Carteia está a promover um passatempo de fotografia que todas as semanas, até final de Agosto, terá uma temática diferente. Os vencedores irão receber um convite de uma pessoa para o parque aquático Aquashow. Saiba como participar.

Ler Mais...


Miguel Madeira apresenta obra em Albufeira

27-06-2011
! A Biblioteca Municipal Lídia Jorge vai acolher a apresentação da obra "A Governança Municipal - Os desafios da gestão local nas modernas democracias", de Miguel Madeira. A apresentação desta dissertação sob a forma de livro estará a cargo de Mendes Bota, Deputado na Assembleia da República.

Ler Mais...

Tabaco apreendido em Portimão

27-06-2011
A Guarda Nacional Republicana apreendeu ontem, domingo, 26 de Junho, 99 800 cigarros das marcas Chesterfield e Fortuna, na zona de Portimão. A mercadoria em infracção corr! esponde a um valor de venda ao público de cerca de 17 mil euro! s.

Ler Mais...
Eunice Muñoz apresenta Horizontes do Futuro em Loulé

26-06-2011

Eunice Muñoz, uma das maiores actrizes portuguesas de todos os tempos, vai estar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé, no próximo dia 30 de Junho, quinta-feira, pelas 21h30, para apresentar mais uma sessão do ciclo de conferências "Horizontes do Futuro".

Ler Mais...


Universidade do Algarve aposta na Cultura e na Criatividade

26-06-2011

O CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve organiza, a 28 e 29 de Junho, um Laboratório de Inovação para Indústrias Culturais e Criativas, que decorrerá respectivamente no Auditório Vermelho da Faculdade de Economia e na Sala de Seminários do Edifício da Reitoria, no Campus de Gambelas.

Ler Mais...

Portimão 'dá' Cursos de Dança de Verão

26-06-2011
A Casa das Artes vai ser palco entre 4 e 29 de Julho de "Cursos de Dança de Verão", projecto enquadrado na Escola Municipal de Ballet de Portimão e que visa proporcionar aos jovens que se interessem pela arte de dançar, o contacto com vários estilos, do ballet à dança contemporânea, ao jazz e ao hip-hop.

Recebido do Jornal Carteia (Quarteira)
Os nossos agradecimentos