quarta-feira, 25 de junho de 2014

"BILHETE SÓ DE IDA..."



Prezados Costeletas,

Faleceu o Rui Rebocho!
É rotina diária e obrigatória, na chegada ao escritório,  abrir o correio. Quero dizer, ver os emails que entraram no meu computador e abrir os jornais diários.
Este acto que aparentemente seria de grande expectativa, foi-se transformando nos últimos tempos,  em elevado martírio e algum sofrimento.
Política, economia, justiça, excelentes textos de opinião inseridos em órgãos de comunicação, desporto, estatísticas, desemprego, impostos, cortes, agravamentos, tribunal constitucional, raptos, criminosos, roubos, acordos e desacordos,  etc, etc,...isto é, Portugal no seu “melhor”.
Ficaria aliviado se...que dizer? Mudar a roda do tempo,  voltar aos anos 1500 e começar um país novo, com “outros portugueses “?
Não me parece, a solução, mas também não devemos confundir o trigo com o joio.
Talvez tenhamos “todos” de eliminar o joio que se apoderou do país e substituí-lo por trigo de excelente qualidade.
Utopia é pensar que se consegue transformar Portugal num dia, num ano,  ou mesmo numa geração. Terei  sempre de recordar a nossa geração ( 1948/1960 ), perdoem-me algum narcisismo, como um exemplo vivo duma Geração de Ouro, mas temos de reconhecer que salvo alguma excepções ( e bem visíveis ), a grande maioria são portugueses de excelência, espalhados pelo país e pelo estrangeiro.
É verdade que também faz parte da “receita diária “ algum humor, embora quase sempre alicerçado em temas que pretendem de alguma forma aliviar a sua gravidade.
Iniciei este texto porque recebi do Victor de Jesus, a notícia do falecimento do Rui Rebocho.
Convivemos na Escola e partilhámos algumas turmas. Acompanhei, mais ou menos, o seu percurso profissional. Particularizo a sua voluntariedade, profissionalismo e facilidade de convívio: Excelente homem e amigo. Mais um Costeleta que nos deixa. Fica a saudade! Vamos todos  “encontrar-nos” um dia. Não sei se associados ou independentes,  como sócios ou simpatizantes mas certamente, com bilhete de ida sem volta.
Desculpem estimados costeletas, este não ser o texto que gostaria de ter colocado hoje no blogue.

Tomá-lo-ia como um estado de alma.

Jorge Tavares

Colocado por
Rogério Coelho
Recebemos da União de Freguesias Sé e S. Pedro de Faro, com pedido de publicação e que passamos a transcrever:

XIV SÉVÍDEO
Exmo(a)s Sr(a)s

Com o intuito de continuar a fomentar e aumentar a produção da atividade cinematográfica amadora, vem esta União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) , á semelhança do sucedido em anos anteriores, realizar o XIV Sévideo.

Nesta conformidade é com muito gosto que convidámos V/ Exªs a participar neste nosso festival tendo em conta o seguinte:
ü  As inscrições já estão abertas,
ü  O prazo limite para entrega dos trabalhos é no dia 17 de outubro de 2014, 
ü  O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no nosso site,
ü  A sessão publica de visionamento realizar-se-á no dia 30 de outubro, pelas 21h00 no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro,
Aproveitando a oportunidade para lhe enviar os nossos melhores cumprimentos, esperando que nos possa honrar com a sua iniciativa.

Com os melhores cumprimientos,

Joaquim Eduardo Gonçalves teixeira

SITE DA UNIÃO DE FREGUESIAS:- http:/www.uf-faro.pt



Colocado por
Rogério Coelho