sábado, 30 de agosto de 2014

CRÓNICA DE FARO



Quase 50 anos depois…

Foi em 1967, a três anos de completar meio século de dinâmica e viva acção que muito contribuiu a expressiva expansão e efectiva democratização do desporto algarvio, através da prática popular do “pingue-pongue”, que se constituiu a então respeitada Associação de Ténis de Mesa de Faro, hoje com denominação alterada a designação abrangente de Algarve.
Fruto de um grupo de carolas, daqueles entusiastas que tudo dão de si sem pensar em si e apenas servindo a comunidade, alguns dos quais já nos deixaram e ante cujas honradas memórias nos curvamos em merecidas homenagem e lembrança, desde a hora primeira da maior justiça é de destacar o nome de Fernando Bitoque (Fernando António Passarinho Bitoque) que, no final da década de 40 do século XX, menino e moço, se fixou na capital sulina e aqui se realizou e tem sido o “crónico, ultra-dedicado e quase vitalício” Presidente da ATAM, um homem a quem o desporto algarvio e a comunidade ainda prestaram a mais que merecida homenagem que lhe é devida.
Um dos grandes sonhos, porque o era uma necessidade fundamental à plena concretização dos seus objectivos era estar instalada em sede própria, uma infraestrutura básica para que o ténis de mesa algarvio se implantasse em pleno, era o da sede própria, já que percorreu muitos e variados sítios (desde as cedências de espaços pelo Faro e Benfica e Sporting Farense à dos aluguéis de locais), mas sempre como pensar fixo no ter a casa da Associação.
Aconteceu agora, volvidos 47 anos de existência, ao fim de uma tarde soalheira de Maio, como diz o poema “tarde da nossa terra, simbólica terra em que em si encerra, toda uma jornada de esplendor sagrada…”, ali na Rua Madre Teresa de Calcutá, na Atalaia, esse outro Faro com a sua identidade própria, digna e assumida, neste Faro novo, por de cima do popular e dinâmico Clube da Atalaia, centro de encontro e convívio das honradas e laboriosas gentes que ali residem.
Trata-se de um espaço cedido pela Câmara Municipal de Faro, cujo presidente, dr. Rogério Bacalhau, acompanhado pelo vice do executivo, Paulo Santos (um dos grandes entusiastas para a execução desta colaboração autárquica), presidiu ao acto, com as presenças, entre outras dos presidentes da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (Dr. Pedro Moura) e da União de Freguesias Sé/São Pedro (Joaquim Teixeira, que também preside à Assembleia Geral da ATAM) e do representante do Delegado da Juventude e Desportos (um farense de sempre João Alcanena).
“O sonho comanda a vida…” e neste caso a vontade, a dedicação e o entusiasmo tornaram possível que, ao cabo de quase 50 anos, o ténis de mesa algarvio inicie uma nova fase na sua vida.
João Leal