segunda-feira, 30 de maio de 2016

DESPORTO


Futebol juvenil: 
Copa do Guadiana 


.
A quarta edição do torneio ibérico “A Copa do Guadiana”, o mais importante do verão para as camadas jovens de futebol em Portugal, vai reunir em Vila Real de Santo António cerca de 4.000 pequenos “craques” repartidos por 276 equipas, entre 20 e 30 de junho.
O evento, que conta com a participação de equipas portuguesas e espanholas, inclui competições em onze escalões etários diferentes, com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos, e em três distintas variantes (futebol de 11, de 7 e de 5).
Sporting, Atlético de Madrid, Benfica, Sevilha, FC Porto, Bétis, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães são algumas das equipas que vão disputar este torneio de referência do futebol juvenil no nosso país. São esperados mais de 15.000 visitantes para assistir a este espetáculo desportivo.
A Copa do Guadiana tem início com a fase de grupos (quatro equipas por cada grupo), onde são apuradas as equipas para as fases de eliminação até à final. Todas as equipas não apuradas após a fase de grupos participam no torneio de consolação. Os jogos dos escalões de Futebol de 5 e de 7 realizam-se de 20 a 25 de junho, e os escalões de Futebol de 11 de 25 a 30 de junho.

O sorteio realiza-se hoje, segunda-feira, às 19h00, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, e contará com a presença de responsáveis pela organização do torneio, da vereadora do Desporto da autarquia vila-realense, do coordenador do Comité de Arbitragem, do diretor do Complexo Desportivo de VRSA e de diversos dirigentes e responsáveis dos clubes em prova.
Colodado por
Roger

CRÓNICA DE FARO:


 Pela democracia da integração


Opinião de João Leal

A vivência plena da democracia só será alcançada, quando se verificar, mesmo e sobretudo em relação às franjas populacionais a sua total integração no todo social, sem marginalizações nem xenofobias, que se estende para além da identidade rácica a muitos e vastos setores, entre os quais os afetados por diminuições físicas ou psíquicas. Combater esta indesejável situação é o caminho verdadeiro da cidadania, conducente a verdadeira igualdade de todos perante a que a todos é devido.
Vem este pensar a propósito da recente ação desenvolvida pelo Comando de Faro da GNR (Guarda Nacional Republicana), da responsabilidade do te. Coronel Carlos Silva Gomes, e em que 15 militares desta unidade frequentaram um curso de formação de iniciação em língua gestual portuguesa.
Concretizado o lema da entidade “Pela Lei e pela Grei” hemos assim que, para além das missões intrínsecas que lhe são confiada – segurança, proteção, ambiente, trânsito, etc., assistimos ao incontroverso propósito de edificação de uma verdadeira cidadania procurando dotar os 15 militares que frequentaram o curso, realizado em parceria com a Gestinesquecível, de conhecimentos suficientes para o atendimento e consequente integração dos cidadãos surdos na sociedade.
Durante quatro meses e num total de 36 horas, os formandos, que interagem no quotidiano com algumas das populações mais vulneráveis da terra algarvia, apreenderam conhecimentos elementares da língua gestual portuguesa, possibilitando uma ativa e efectiva comunicação com os que padecem da deficiência auditiva. Tal permite-lhes agora compreender e atender, de sobre modo em situações de emergência os que os procuram e são portadores de surdez, estabelecendo-se a viabilidade de um diálogo da mais evidente valia.
Recorda-se, a propósito desta ação formativa de dezena e meia de militares da GNR que, desde há oito anos, existe o “SMS Segurança”, um sistema informativo de receção de SMS, numa parceria colaborante com a Federação Portuguesa das Associações de Surdos, a que o curso recentemente realizado vem conferir um salutar complemento. O “SMS Segurança” permite a cidadãos afetados pela surdez ou com dificuldades auditivas enviar mensagens escritas em situações de emergência, de qualquer país, pedindo o socorro necessário face à situação vivida, através do 961 010 200. A verdadeira e autêntica democracia, que a todos importa e todos deve abranger, faz-se também destes gestos solidários!


João Leal