terça-feira, 28 de agosto de 2018

FALANDO DE




ILHA BARRETA - FARO

ILHA DESERTA
O “Paraiso do sossego”


Onde fica?
PORTUGAL - ALGARVE



No ponto mais a sul de Portugal continental ainda é possível encontrar areais desertos, mesmo em Agosto. De barco, os ferries que, seis vezes ao dia, fazem a ligação entre Faro e a Ilha Barreta (“Ilha Deserta”). Tem  um único restaurante na ilha (“Estaminé”). Mal se põe o pé na ilha há duas possibilidades à escolha: ir diretamente para o areal, à esquerda, ou seguir pela direita, pelo percurso pedonal de interpretação da ria e das dunas, que se estende desde o cais, ao longo de cerca de dois quilómetros, até ao cabo de Santa Maria, o ponto mais a sul de Portugal continental.
O caminho desenvolve-se através de um passadiço de madeira sobrelevado, de modo a não danificar os frágeis ecossistemas dunares, acompanhando a zona ribeirinha junto à ria, cujas calmas e límpidas águas impõem, de vez em quando, uma paragem, para um refrescante mergulho. Além da paisagem deslumbrante, pelo caminho podem ainda ser observadas algumas das espécies que fazem do Parque Natural da Ria Formosa um verdadeiro santuário para aves aquáticas. O percurso atravessa depois a ilha, terminando mesmo em frente ao Cabo de Santa Maria, o ponto mais a sul, assinalado com uma curiosa instalação artística, a fazer lembrar uma árvore, construída com restos de madeira vindos do mar. À beira-mar, uma constelação de pequenas conchas parece agora indicar o caminho para o paraíso, aqui sob a forma de um areal quase deserto, que se estende ao longo de quase 9 quilómetros. Agora sim, é finalmente tempo de estender a toalha.
Não há em Portugal continental ponto mais meridional. A ilha da Barreta, que a população conhece como Deserta, está ali a um par de milhas da civilização e no entanto guarda a mística dos lugares recônditos.
Chega-se lá por Faro ou por Olhão e, quando o barco atraca, uma pessoa percebe que afinal há um Algarve imaculado – e está mesmo no meio da confusão. Há um areal inteiro com pouca gente, muito menos do que em qualquer outro ponto do Algarve.
A ilha tem um único habitante, e quem ali desagua fá-lo para visitar o Estaminé, um dos melhores restaurantes da costa algarvia. Construído em madeira sobre as dunas, numa arquitetura sustentável que imita o casco de um barco, é toda uma homenagem ao mares do Sul. À mesa também, sobretudo nos petiscos. Amêijoas ou gambas, peixe apanhado no dia, e depois rega-se tudo com um bom copo de vinho branco. Deve ser mais ou menos isto o paraíso.
PARA CHEGAR LÁ



O barco parte do Cais da Porta Nova, em Faro, seis vezes por dia, entre as 10h00 e as 18h00. O percurso leva 35 minutos, com as paisagens da ria para abrir o apetite.
PASSEIO PELA ILHA


 Um arranjo com tudo o que dá á costa...
 Com conchas da própria Ilha








E PODEM CRER...  É UM PARAÍSO DE SOSSEGO!
QUEM LÁ FOR NUNCA MAIS ESQUECE E... VAI QUERER VOLTAR. É O ALGARVE!

Foi um arranjo de pesquisa de Roger