sábado, 27 de outubro de 2018

COSTELETAS

O "COSTELETA" CASIMIRO DE BRITO HOMENAGEADO NO "IV ENCONTRO INTERNACIONAL POESIA A SUL"


No último dia da 4ª edição do «Encontro Internacional Poesia a Sul» que, de 19 a 28 de Outubro, decorreu na Cidade de Olhão, numa organização presidida pelo conhecido advogado e distinto poeta Dr. Fernando Cabrita, foi prestada, no decurso de um almoço, significativa homenagem e brinde poético ao «costeleta» e figura destacada da poesia mundial, Casimiro de Brito. Participaram neste evento mais de 70 poetas, vindos de dezenas de países de todo o Mundo, que participaram o seu apreço ao nosso antigo colega das Escolas Serpa Pinto, Industrial e Comercial de Faro e Tomás Cabreira. Sobre Casimiro de Brito foi referido: «Grande poeta de Portugal, com extensa obra literária, reconhecida internacionalmente. Pertenceu à Direção da APE (Associação Portuguesa de Escritores), cuja revista Loreto 13 dirigiu. Presidiu à Association Européenne pour la Promotin de la Poésie e ao Pen Clube de Portugal. Voz maior da poesia portuguesa e internacional atual, traduzida em diversas línguas, renovador da linguagem poética, este vulto persistente e incontornável da poesia europeia foi homenageado no Poesia a Sul 2018 pela sua densa e persistente carreira literária».

João Leal

COSTELETAS

"COSTELETAS MELOS"


A não existência durante décadas, o que só viria a acontecer, na segunda metade do século XX, do ensino secundário oficial, fez com que milhares de estudantes do concelho de Olhão, o viessem frequentar a Faro, utilizando nas deslocações os mais variados meios de transporte, com primazia para o ferroviário, seguindo-se a camioneta, a bicicleta, a motorizada, etc. Repartiam-se entre o Liceu Nacional / Liceu João de Deus e a Escola Industrial e Comercial / Escola Tomás Cabreira, frequentando também nesta última e sabe Deus com que sacrificios os cursos noturnos. Os tempos livres entre a chegada ou o retomo e o início das aulas era utilizado, não raro, em animados desafios de futebol, nos campos denominados «Blocos» (frente ao apeadeiro do Bom João) ou no Largo de São Francisco ( defronte do apeadeiro do mesmo nome). Por uma questão de ser aluno da Tomás Cabreira («costeleta», portanto), não obstante conhecer muitos «bifes», nomes dados em linguagem académica de um e outro estabelecimento, que eram naturais ou residentes na terra olhanense, era superiormente maior o número de «costeletas meios» do que dos liceais. Ao acaso, pedindo desde já desculpa pela não citação de centenas de outros por omissão ou ser uma longa lista, refiro a muita amizade com os «filhos de Olhão»: João Parra, Manuel João Poeira, Eduardo Pires, Humberto Ferreira, António Paulo, Malaia dos Santos, Adriano Zeferino, os irmãos António e José Molarinho, Raúl Piloto, João Lima Alegria, João Odílio Raimundo, José Martins Palma, Eduardo Cruz, Virgílio Martins e tantos outros a quem abraço numa saudosa recordação. Como não esqueço muitos do professores, entre os quais os Engs. Diamantino Piloto e Martiniano Leal, o Dr. Salvatore Cocco e, pelo casamento o cantor símbolo do 25 de Abril o Dr. José Afonso. Seja-me permitido, por ser o meu lar quando neste Concelho vivi, recordo alguns dos muitos naturais da Fuseta, que foram como eu, «costeletas»: Reis de Andrade, Clérigo do Passo, José Agostinho, Nuno Agostinho, Joaquim Luís, Maria José Fraqueza, Vivelinda, a Divina e a irmã gémea, sem esquecer o Prof. Honorato Ricardo que, havendo nascido na Conceição de Faro, viveu o período maior da sua vida na «Branca Noiva do Mar».

Joáo Leal

NOTA DO ADMINISTRADOR: - O Rogério Coelho também vinha de Olhão e desembarcava e reembarcava no apeadeiro de S. Francisco. No princípio dos anos 40, quando iniciou o 1º ano na Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira, na rua do Município.

COSTELETAS



«COSTELETAS» HOMENAGEADOS EM JORNADA EVOCATIVA"

No restaurante «O Museu», em Boliqueime, decorreu uma jornada evocativa e de homenagem à saudosa memória de seis jornalistas algarvios, falecidos num passado recente e que foram figuras marcantes da Comunicação Social Regional. Entre os.lembrados nesta noite de saudade e de Iembran­ça contam-se os nossos antigos colegas, todos eles -ligados com destaque no desporto do Algarve, que foram figuras mediáticas da Escola Tomás: Cabreira; Marcelino Viegas, natural de São Brás de Alportel (A Bola, RDP, Jornal do Algarve, Jornal de Notícias.O Algarve, etc.) e Bernardino Martins carismático Queixinho, que para, além de.várias.estações de rádio, fundou e dirigiu o «Sul, Desportivo», nascido em Vila Real de Santo António. Recordado também o jornalista José Mealha, natural de Silves e que era filho do nosso professor Dr. Formosinho Mealha.

JOÃO LEAL