sexta-feira, 23 de novembro de 2018

NOTÍCIAS DE JOÃO LEAL



O DR. XENCORA NADKARNI NA «l EXPOSIÇÃO COLONIAL» NO PORTO
Mão amiga trouxe às minhas mãos fotocópias do extinto diário portuense .«O Comércio do Porto», na sua edição de 25 de Junho de 1934 e dedicado à «I Exposição Colonial», que então decorria na Cidade Invicta e onde se faz referência à visita à mesma do «Dr. Xencora Nadkami. Distinto médico, advogado. e contabilista, natural da Índia Portuguesa». Trata-se do saudoso Mestre, que foi professor, nos anos 50, na Escola Tomás Cabreira. e deixou, em quantos foram seus alunos, saudosa recordação.
João Leal

NOTÍCIAS DE JOÃO LEAL



DE COMO CASIMIRO DE BRITO VÊ A MALTA
O «costeleta» Casimiro Cavaco Correia de Brito (Casimiro de Brito), um dos mais·conhecidos poetas portugueses contemporâneos, natural de Loulé e que «menino e moço» veio para Faro, onde os pais abriram uma mercearia na Rua Bocage (junto à capela do Senhor dos Aflitos) a fim de ftequentar, com muitos de nós, a Escola Técnico Elementar Serpa Pinto, dá-nos este curioso apontamento no livro de sua autoria «Apoteose das pequenas coisas» (Maio de 2016): «Comove-me ver- o rosto dos meus amigos em meninos, ambos da minha idade,- fotos de quando tínhamos dez.ou onze anos. E revejo-me nesses sorrisos olhando para as minhas próprias fotografias dessa época, meio crédulos, meio espantados, apesar de escudados - tal como eu fui - por pais que tiveram de lutar duramente pela vida Era esse o tempo do fim da guerra e quantas guerras vivi depois dessa para alcançar um pouco de paz, que não há! Nem tem que haver. Olho-as sentado num quarto.de hotel, ao lado de um espelho, vendo-me de soslaio duas vezes: o menino e o velho em que me tornei. Sobrevivo como posso por estes dias- com o rosto dos amigos diante de mim e a sua, parece que perene, alegria e indignação. Assim me vejo.»
João Leal

INFORMANDO


Como Presidente da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira, venho por este meio prestar o  seguinte esclarecimento a todos os OSTELETAS:

- o nosso jornal O Costeleta nº. 134 chegou com alguns dias de atraso às vossas caixas do correio.

- pelo facto de  termos ido ao Banco tratar da legalização de assinaturas dos  elementos eleitos para um novo mandato , solicitarmos cheques para podermos corresponder à situação financeira no que diz respeito a alguns pagamentos, tendo esta situação dado origem ao atraso no envio do jornal.

- por tal facto, sou a pedir-vos imensa desculpa por tal motivo.

Sem mais de momento, aqui  deixo para todos os COSTELETAS um abraço de muita amizade,

O Presidente

Florêncio Vargues