terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

PARABÉNS ZÉ




«OS 90 ANOS DO «MESTRE ZÉ DE BRITO»
 

É um ícone na nossa vida e na vida de milhares de «costeletas» ( alunos antigos e atuais da Escola Tomás Cabreira) o devotado amante da terra - mãe José Inácio de Brito, que nesta Cidade de Santa Maria nasceu há 90 anos, efeméride recentemente assinalada. Quis a vida, que ele em 1946/47, a quando da criação da Escola Técnica Elementar Serpa Pinto, a par com outros lembrados professores (o Diretor e conhecido pintor Jorge Escalço Valadas, os drs. Formosinho Mealha, Conceição Sintra, eng. Diamantino Piloto, prof. Américo Nunes da Costa, cónego Vieira Falé, mestres, além do referido, José Alfredo de Sousa, Mário Mateus, António Nicolau, etc.) fosse um dos educadores que tivemos no 1º 4ª (era meu parceiro de carteira o sempre amigo João Parra). Ora volvidos oitenta amos quis Deus e o homenageado que nos sentássemos à sua mesa para celebrar o histórico aniversário deste
decano «costeleta», que sempre se orgulhou da sua e nossa Escola.
No mestre José Inácio de Brito, para todos e apenas tratado, com carinho, respeito e afeto pelo «Zé de Brito», reúnem-se múltiplos itens que vão do aluno dedicado e pedagogo reconhecido (Faro, Porto e Évora), ao «embaixador» do seu querido Algarve, de modo próprio na capital alentejana. Ao interventor cultural e associativo, ao artista (a sua casa, ali nas traseiras do Campo da Feira, é um museu e dele é o emblema - símbolo da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira), ao exemplar e devotado chefe de família, ao cidadão íntegro e vertical e ao amigo, que tem o coração do tamanho do Universo onde cabem todos os seus- amigos, que inimigos nunca lhe conhecemos.
Um homem com história este «mestre Zé de Brito», a quem além das felicitações pelos noventa anos de vida, lhe formulamos os votos das maiores felicidades!

João Leal
 

 

INFORMAÇÃO




Informo os digníssimos ASSOCIADOS que o próximo jornal O COSTELETA com o numero 135 referente ao mês de MARÇO, será colocado no correio em finais de FEVREIRO por causa dos aniversários dos nossos ASSOCIADOS no mês de MARÇO.
Pois, entendo como Presidente que os aniversariante devem ter prioridade nos seus parabéns.
Também informo que junto ao jornal irá uma adenda referente ao programa de aniversário da nossa ASSOCIÇÃO, fazendo referência a uma romagem à campa do Dr. EMILIO CAMPOS COROA que se encontra no CEMITÉRIO MUNICIPAL  da ESPERANÇA em FARO pelas 10.30 HORAS. Na parte da tarde, será mandada celebrar uma missa por intenção dos PROFESSORES, FUNCINÁRIOS, ASSOCIADOS e ALUNOS já falecidos na IGREJA DE SÃO FRANCISCO pelas 18.30 HORAS.
Com as melhores saudações costeletas,

       O Presidente   

Florêncio P. Vargues