segunda-feira, 1 de junho de 2020

HOJE - DIA MUNDIAL DA CRIANÇA



                        LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM

                       «UMA AVENTURA EM CASA»

                Assinalando o «Dia Mundial da Criança» (1 de Junho) a Câmara Municipal de Faro fez a apresentação digital do livro infantil «Uma aventura em casa».
                   Trata-se do nono volume da colecção «Os Farrobinhos», todos eles dedicados a «heróis farenses».

                                                                             JOÃO LEAL



MORREU O COSTELETA
CORONEL BOTA FILIPE

      Causou profunda consternação o falecimento do veterano costeleta e ilustre figura de cidadão, militar e homem da cultura e da arte, que foi o Coronel António BOTA FILIPE Viegas ocorrido em Vale de Éguas (Almancil), sua terra natal, onde nascera a 17 de Dezembro de 1930.
       Após a conclusão da Instrução Primária veio frequentar a Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira, seguindo-se o Instituto Comercial de Lisboa e a Academia Militar, ingressando como Oficial no Exército, onde atingiu o posto de Coronel, participando em 3 comissões (2 em Moçambique e 1 em Timor) durante a Guerra do Ultramar e sendo detentor de várias condecorações. Depois da reforma dedicou-se à cultura e à arte, sentimentos que lhe haviam despertado a quando da sua estadia na terra timorense . 
        Foi bolseiro em São Paulo (Brasil) e professor da AR.CO e fundou em 1993 em Almancil o ZEFA (Centro de Arte Contemporânea). É autor dos desenhos que ilustram o calçadão em Quarteira.
        A Câmara Municipal de Loulé fez exarar um voto de profundo pesar pelo falecimento do Coronel Bota Filipe.
          A nossa sentida homenagem à memória deste veterano e ilustre costeleta.

                                                                       JOÃO LEAL
NOTA DA REDAÇÃO:  O Bota Filipe era sócio da nossa Associação.

GENTE DA TOMÁS CABREIRA


              BOAS MELHORAS, DRA. MARIA CAVACO SILVA

        No Hospital da Luz, em Lisboa, foi submetida a uma intervenção cirúrgica, há duas semanas e encontrando-se em recuperação na sua residência a Dra. Maria Cavaco Silva, esposa do ex - Presidente da República Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, sócio da AAAETC (Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira) e nosso ilustre colega. 
          Á Dra. Maria Cavaco Silva os melhores desejos de boas melhoras e a seu dedicado Esposa a nossa solidariedade e de «toda a malta da Escola».

                                                                              A DIREÇÃO