sábado, 6 de junho de 2020

GENTE DA TOMÁS CABREIRA



   A DRA. MARIA ANTONIETA

   Jovem, por certo recém licenciada, narizinho arrebitado, compleição agradável e determinada a Dra. Maria Antonieta, que mais nenhum outro nome lhe conhecemos, foi nossa professora da disciplina de História Geral e Pátria do Curso Geral do Comércio (2º ano) , talvez no ano lectivo de 1952/53, já nas atuais instalações da nossa Escola.  Partilhava a sua residência numa espécie de «República de Jovens Professoras» quer da Escola como do Liceu, num 1º andar, ainda hoje com a mesma arquitectura, na Rua de Santo António, por cima da Farmácia do Montepio. Colocavam a rua a secar entre a qual peças de lingerie, no estendal na Travessa do Bouzela, o que era, naqueles tempos e hoje muito mais, perfeitamente usual. 
      Só que uns malandrecos, alguns dos quais já nos deixaram e cujos nomes não citarei, resolveram, numa daquelas divagações nocturnas roubar algumas das referidas peças (soutiens e cuecas).  No dia seguinte quando a Dra. Maria Antonieta se aprestava a entrar na sala de aulas, aquela situada frente à entrada da Sala das Alunas, deparou com o seu espólio íntimo pendurado no quadro. Um par de gritos de «Não», um esgar de terror e, perante o ar atónito do contínuo sr. Victor Tavares, o regresso acelerado à Sala dos Professores, então situada no primeiro andar.
         O caso motivou «escândalo» e valeu a sempre pacificadora e educativa decisão desse grande Mestre, que foi o Director da Escola, Dr. Fernando Moreira Ferreira. Uma delegação de alunos foi ao seu Gabinete apresentar desculpas à Dra. Maria Antonieta e levar-lhe um ramo de flores. Na festa escolar ao incidente foi-lhe dedicado um «dueto» cantado por uma aluna e um aluno, cuja letra era mais ou menos, talvez menos do que mais, que os anos já não recordam tudo era assim:
                «E agora para onde vai você?
                Para a História dos meus cuidados.
                Colega veja se cai nos tais Cruzados.
                Eu só vejo a guilhotina e a Maria Antonieta
                O resto para mim da História é uma treta...»

                                                                     JOÃO LEAL

LIVROS E TURISMO


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»

FARO, LOULÉ E TAVIRA
COM LIVROS INFANTIS
      Na comemoração do «Dia Mundial da Criança» (1 de Junho) os Municípios de Faro, Loulé e Tavira procederam ao lançamento virtual de livros infantis, os quais serão distribuídos à população escolar do 1º Ciclo em Setembro próximo. Enquanto na capital algarvia surgiu o 9º volume da coleção «Os Farrobinhas, heróis farenses» intitulado «Uma aventura em casa», Tavira editou «A Maria, o avô Silvestre e a Dieta Mediterrânica em Tavira», uma obra didático - pedagógica com ilustrações de Bruno Boto. Por seu turno a autarquia de Loulé dedicou a sua edição às condições climáticas.                

NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

      A 10ª edição da «Rota do Petisco», uma organização da Teia de Impulsos, sediada em Portimão, vai decorrer de 11 de Setembro a 11 de Outubro, em toda a região do Algarve. Terá como mote «Petisque em Segurança» e visa a celebração dos saberes e sabores do Algarve.
      O Parque de Campismo da Ilha de Tavira, propriedade do município tavirense, estará encerrado no Verão devido «à impossibilidade de assegurar todas as condições de higiene e segurança», segundo a Autarquia.
       No dia 15 de Junho será içada a primeira «Bandeira Azul - 2020», símbolo de excelência da União Europeia a nível nacional, no concelho de Loulé, mais exatamente na Praia do Ancão.     
     O conhecido cantor Tony Carreira construiu uma nova moradia no valor de 4 milhões de euros e situada no Pinhal Velho, em Albufeira.
     O concelho de Albufeira lidera o ranking nacional das praias com qualidade Ouro, com 18 praias de elevado índice ambiental máximo segundo a Quercus.
                                                                                             João Leal