terça-feira, 23 de junho de 2020

RECORDANDO O JORNAL "AÇOTEIA" DA NOSSA ESCOLA



UM CONTO PUBLICADO NO Nº 3 EM 24 Maio de 1962

Clica em cima para aumentar o tamanho da foto

Parece que o Aluno assinou com "pseudónimo"
Um arranjo digitalizado por Roger.

GENTE DA TOMÁS CABREIRA





O «ALIBABÁ»

                   Não nem nunca lhe soube o nome. Sei apenas que andava na Escola Tomás Cabreira, na década de 40 do século XX, era eu miúdo. Aspecto de aristocrata galã e afadistado, o «Alibabá», como era conhecido no meio escolar e jovem, morava com a avó, a «Tia Maruja», um nome que sabe a mar, que lhe ficava bem perto. O rés-do-chão em que habitavam, com uma ampla «casa de fora», era na Rua Gil Eanes (Rua da Parreira), hoje derrubada, quase no encontro com a Avenida da República. Ao que me recordo o costeleta «Alibabá» tinha muitas e curiosas «estórias»...
                 Coisas de tempos idos da nossa Escola e das suas gentes.

                                              JOÃO LEAL

COISAS DA TOMÁS CABREIRA





«ERAM 200 IRMÃOS»

       A memória do filme português «Eram duzentos irmãos», realizado em 1952 por Armando Vieira Pinto, também autor do argumento, película que versa a vivência de um curso de cadetes da Armada no Navio Escola «Sagres» trouxe-me á lembrança de como eram fraternos os sentimentos entre quantos frequentavam a Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira.
       Curiosamente existiram muitos «costeletas», ao nível de alunos, professores e funcionários que eram mesmo «irmãos de sangue». Entre outros ocorrem-nos os casos das «gémeas da Fuseta, uma das quais era a Divina»; dos Sousas gémeos, naturais de Loulé e que foram gerentes do Montepio Geral, em Faro; dos Molarinhos, o António, o mesmo velho e do José, meu vizinho fronteiro na Rua General Teófilo da Trindade; dos Zambujais, o Chico, professor e caricaturista, já falecido e do Mário, escritor e jornalista; dos Campos, um dos quais destacado futebolista do Farense e do Olhanense; dos Bicas, com o António, professor e jornalista e o Orlando, autor de livros sobre tácticas e leis do futebol; dos também estoienses Quinta Rodrigues (o Valério, acordeonista e Inspector de Finanças e o irmão mais novo, o Virgílio); dessa figura e homem da nossa Associação, fundador e director do «Costeleta», o professor Franklin Marques e a sua irmã, também professora Luísa; o Miguel Tinoco, artista dramático e a irmã, Maria da Conceição, casada com o Paixão Pudim; o Mestre Fernando Mendonça e o irmão, advogado, um dos fundadores da nossa Associação; os Coroas, professores, com o Engenheiro José da Campos Coroa e o irmão médico Emílio; os Pedro, dos quais o mais velho, o Francisco, foi Chefe da Secretaria da Tomás Cabreira e o Alfredo, sempre presente nos nossos encontros; os Piloto, com o Júlio, um dos «homens costeletas de Lisboa» e a irmã; os também Piloto, de Olhão, com o professor Eng. Diamantino e o «caçula», o Raúl; os Germano, com o mancebo e a Manuela; as Martins, com as duas irmãos, que moravam na Alameda e a Antonieta é viúva do Bernardino («Queixinho»); os Gonçalves, com o falecido Jacinto a liderar o clã...
    E tantos, tantos outros casos, de irmandade, que me não ocorrem e pelos quais peço a todos os colegas, os lembrem, trazendo os seus nomes para o blogue, esta janela de saudade e de lembrança!
                                               JOÃO LEAL

INFORMANDO



NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

      Entre 1 e 4 de outubro vai decorrer a 22ª edição da iniciativa motociclista «Portugal de lés - a - lés», que vai ligar as cidades de Lagos e Chaves, com paragens em Évora e na Guarda. Segundo a Federação Portuguesa de Motociclismo «será mais uma edição plena de estreias e novidades, com a visita a muitos locais onde a caravana nunca tinha ido antes».
   
      A EHTA (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve) integra o projecto «Summer School», que reúne, entre 29 de Junho e 10 de Julho, alunos de todo o Mundo e promove as regiões em que cada escola se insere. Esta iniciativa encerra em Faro o roteiro pelo País, com dois dias de formação inspirados na dieta mediterrânica e doçaria regional. 

       O grupo Air France / KLM vai efectuar, com início a 4 de Julho o voo ligando Paris ao Algarve, aos sábados e evoluindo para 4 voos semanais, a partir de 13 de Julho, às 2ªs, 4ªs, 6ªs e sábados.

         A Transavia inaugura uma nova rota aérea no início de Julho, prolongando-se até fins de Agosto, com dois voos em cada semana.

           Com o apoio da RTA (Região de Turismo do Algarve) e da Câmara Municipal de Alcoutim a blogger Ana Catarina (Wondering Life) esteve à descoberta do Algarve, do Rio Guadiana à Serra do Caldeirão, que vai lançar no seu site e nas redes sociais.

                                                        JOÃO LEAL