domingo, 12 de julho de 2020

INFORMANDO - Jao Leal



TURISMO DO ALGARVE EM NOTÍCIA

Vai decorrer em Sagres, entre 2 e 5 de Outubro, o 11º Festival do Algarve de Aves, que é o maior evento da Natureza que ocorre no País e de grande interesse turístico.

Os CTT procederam a uma emissão filatélica de assinalada importância para a nossa Região. Insere-se na temática «gastronomia tradicional mediterrânica» e trata-se da edição, com uma tiragem total de 200 mil exemplares, de selos com aroma e dedicados a dois produtos do Algarve - «o arroz doce à moda de Estoi» e «licor de flor de laranjeira».

A 4ª edição do «365 Algarve» regressa, entre 15 de Julho e meados de Novembro, com um programa para todos os gostos - do cinema aos piqueniques e à arte urbana.

«Barman at Home» (O barman em casa) é um produto inédito no Algarve, promovido pelo «Columbus Bar», em Faro e que disponibiliza um serviço que leva até à habitação, escritório, casa de férias ou eventos as bebidas desejadas.

Reiniciaram as suas viagens os ferry - boats entre Vila Real de Santo António e Ayamonte, serviço que levara ao seu encerramento devido ao fecho da fronteira Algarve / Andaluzia, por via da pandemia.

A equipa algarvia «Algarve Safe Tourism» venceu o concurso europeu de soluções inovadoras e disruptivas na área do turismo, visando minimilizar o impacto do corona vírus no sector. Trata-se de uma solução para facilitar a procura turística baseada em tecnologias avançadas e de geoglobalização.

O Governo prepara um «Programa Especial de Apoio ao Algarve », segun-do afirmou o Ministro da Economia Pedro Siza Vieira, para atenuar as con-sequências da quebra do turismo. 
                                                        JOÃO LEAL 

CRONICA DE FARO - LOÃO LEAL


 FERNANDO BITOQUE, O 
«SENHOR TÉNIS DE MESA DO ALGARVE»

                 Desde menino e moço manifestou o seu invulgar talento e comprovada, pela vida em fora, dedicação, pelas coisas do desporto. Quando veio para Faro, no início da adolescência, de sua terra natal, a histórica vila de Porches, com presença marcada nos sete castelos da Bandeira Nacional, Fernando Bitoque, de seu nome completo Fernando António Passarinho Bitoque, deu notórios e firmados testemunhos desse seu pendor. Era um sonho que o acalentou, mesmo quando a saúde começou a ser periclitante, volvidos mais de 80 anos de idade. Era uma chama ardente que o motivava a nunca dizer não e a acreditar que democratização também pode e deve acontecer pela promoção da prática desportiva.
                Quando chegou a esta cidade, que o acolheu como se sua fosse, o meu amigo desde então, veio desempenhar funções de acólito, na Igreja da Misericórdia, de que era Capelão o saudoso cónego, meu mestre, José Augusto Vieira Falé. Subiu a pulso, como raras vezes com tanta probidade se escreveu, a escada íngreme da vida. Estudou, alterou a actividade profis-sional (comércio), estruturou toda a acção do seu ideário desportivo, que o leve da incipieza e acreditar da criação, em que fui seu parceiro do clube de pouca duração, o JDF (Juventude Desportiva Farense), filial do Juventude de Évora, então em grande apogeu futebolístico. 
                  Depois foi essa grande obra que para sempre ficará, como um paradigma ligado à sua vida, com a criação em 1964, da Associação de Ténis de Faro, a actual do Algarve, com um punhado de gente da primeira linha que formaram um bloco homogéneo e concretizador - Teixeira Melão, Bastardinho, Donaldo (recentemente falecido), Correia de Almeida, entre outros. A Região em fora aderiu e o popular pingue pongue, com tantos e tantos valores, não só aqui (Rosa Nunes, talvez o mais eclético de todos os atletas algarvios, Vinhas, Madeira, Beldade, Ferradeira...) como por todo o sul lusitano, desenvolveu-se com entusiasmo e actividade. Quem se não lembra desse fabuloso certame, com profundas motivações turísticas, que era o «Torneio Internacional da Feira de Santa Iria», em que chegaram a participar cerca de dois mil atletas? Um dos sonhos do Fernando Bitoque realizou-se com a concretização da sede própria (um apartamento cedido pelo Município de Faro, da presidência do Dr. Rogério Bacalhau, no coração da Atalaia e jamais nos esqueceremos do sorriso enorme com que a todos nos acolheu nesse fim de tarde de 2016, a quando do acto inaugural.
            Fernando Bitoque, um apaixonado, tal como sua lembrada Esposa, pelo Sporting Farense, nas tardes de Domingo, na bancada dos sócios. Foi sobretudo um homem de causas e com que paixão, neste caso, do ténis de mesa, com uma dedicação total.