sábado, 8 de agosto de 2020

CÓNICA DE FARO - JOÃO LEAL


POR UMA POLÍTICA DE HABITAÇÃO
Nos últimos anos a capital algarvia não tem conhecido, quer na cidade como nas zonas, que outrora foram rurais e hoje pudemos enten­de-las como suburbanas (Conceição de Faro, Montenegro, Santa Bárbara de Nexe, Patacão, Mar e Guerra, Bordeira, Galvana, Rio Seco, etc.) de um plano habitacional que possa concretizar a continuada procura de casa para morar. Certo é que esta demanda tem conhecido crescente e angustiante, por vezes dramática procura, face a entre outros factores: a transformação de residências em alojamentos locais e o aumento do número de interessa­dos ligados ao meio universitário e ou escolar (professores e alunos vindos de mais de meia centena de países. administrativos e outros), profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico) e outros cidadãos que para aqui, voluntária ou forçadamente, vieram.
Nos anos 40 e 50 do século passado assistimos à construção do bairro residencial do Bom João, com apreciável número de moradias, tal como o pequeno Bairro dos Centenários. Após o 25 de Abril de 1974 o mo­vimento cooperativo realizou obra de assinalada valia, através da Coohabi­tal, da Habijovém e outras associações. O próprio Município, verdade se diga, respondeu à longa lista de pretensões com a construção de unidades residenciais, como sucedeu nas Avenidas Cidade de Hayward ou Calouste Gulbenkian.
Mas não chega face ao enorme e avassalador volume de uma procura crescente, de modo próprio, quem não reúne condições para acesso ao mercado imobiliário que a iniciativa empresarial tem feito surgir.

Terrenos municipais livres existem. A Autarquia goze hoje, felizmente, de boa situação financeira, tal como não sucedia até há poucos anos. Importa que se avance e quanto antes com uma política de residências, porque centenas e centenas de cidadãos delas carecem como de «pão para a boca».
                            JOÃO LEAL

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM



"CULINÁRIA FRESCA PARA SÉNIORES"

C. M. FARO

O Gabinete de Apoio ao Idoso da Câmara Municipal de Faro editou o livro «Culinária Fresca para Seniores», obra que contou com o apoio das associações ln Loco (projecto Prato Certo) e Provectus.
Conforme é assinalado na mesma «conscientes de que além dos menos jovens é nossa preocupação, ainda mais com a chegada das altas tempera­turas criar este projecto que apresenta sugestões e propostas alimentares, que incluem, por exemplo, a necessidade de ingerir água».

Já foram enviados 250 exemplares de «Culinária Fresca para Seniores» e quem o desejar pode adquiri-lo presencialmente no Gabinete de Apoio ao Idoso - Praça José Afonso, nº 1, em Faro.

        JOÃO LEAL

NOTICIANDO

NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO
Pelo quarto ano consecutivo o Algarve foi eleito, pelos leitores da influente revista britânica «Today,s Golfers», «o melhor destino europeu de golfe da Europa». Dispondo de mais de 40 campos desta modalidade de elevado contributo para a afluência de turistas o Algarve é assim um reconhecido destino turístico - desportivo.
É inaugurada a 31 de Janeiro na aldeia de São Marcos da Serra a Área de Serviço de Autocaravanas, ali erigida pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Silves, com um investimento de l37 mil euros e comparticipação comunitária. Ocupa uma área supe­rior a dois mil metros quadrados com capacidade para 22 autocaravanas.
A companhia charter espanhola Volotea inicia a 31 de Maio e até 4 de Outubro as ligações diretas bissemanais (5ªs feiras e Domingos) entre Faro e Madrid.
O Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve, criado em Março do ano passado, passou a integrar a Rede da OMT (Organização Mundial do Turismo) posicio­nando a nossa região como um destino líder em matéria de sustentabilidade económica, ambiental e social. A integração foi oficializada durante a FITUR, a conhecida feira de turismo que decorreu em Madrid.
O empreendimento turístico de luxo «Lake Spa Resort», em Vilamoura (Praia da Falésia) foi adquirido à «Oxy Capital» pelo grupo espanhol «Hotel Investiment Parteners» (HIP), na sua primeira atuação em Portugal. Dispondo de 192 quartos tem acesso direto à praia), não havendo sido revelado o valor da transação.
A dra. Marta Manso, licenciada em Gestão Hoteleira pela Universidade do Algarve, é a nova Diretora do Nau Salema Beach Village, no concelho de Vila do Bispo e era desde 2013 Assistente de Direção daquela unidade.
O PAN (Partido dos Animais e Natureza) reforçou o pedido formulado à AMAL (Associação dos Municípios do Algarve) em Julho último para a criação de mais duas praias com acesso livre a animais (Praias Pet Friendly).

                          JOÃO LEAL 

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL


PARABÉNS  NELSON


É um dos mais cotados acordeonistas, a nível mundial, o Nelson Con­ceição, nascido nessa catedral do «fole», o instrumento musical tão que­rido às gentes algarvias, que é a típica aldeia da Bordeira, na freguesia rural de Santa Bárbara de Nexe. Trouxe, desde o berço o ADN do acordeão, no seguimento de sucessivas gerações de bordeirenses (José Ferreira, Barra Bexiga e tantos outros, que atraíram aquela terra onde nomes gigantes co­mo a sempre lembrada Eugénia Lima.
Este é um dos farenses que honram e é justificado orgulho da «Terra Mãe» e a quem a Câmara Municipal de Faro prestou homenagem em 2002 com a merecida atribuição da «Medalha de Mérito Cultural - Grau Prata».
Nelson Conceição venceu o «VIII International Portuguese Music A­wards» em Música Instrumental, certame realizado nos Estados Unidos da América (New Bedford, Massachusetts) e destinado a «reconhecer e pre­miar músicos portugueses e de raízes portuguesas». Fê-lo com a composi­ção «Mr, Machado» que, tal como a outra composição seleccionada, «Cha­rolesa», fazem parte do disco «Descobrindo-me». O primeiro tema é uma homenagem ao Professor Joaquim Machado que foi seu dedicado mestre de música e de acordeão durante dez anos, um distinguido farense, natural de Estoi, que emigrou por França e Canadá, regressando ao seu e nosso Algar­ve.

Mas além da brilhante carreira esmaltada por êxitos alcançados em todo o Mundo (Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá e Esta­dos Unidos da América do Norte), como este na nação norte - americana, há que destacar a notável acção docente do insigne músico, que se licen­ciou em Educação Musical (Escola Superior de Educação de Beja) e al­cançou uma pós - graduação em Estudos de Música Popular (Universidade Nova de Lisboa). É que, exercendo a docência musical por este Sul em fora (Bordeira, Albufeira, Loulé, Castro Verde ... ) regista, como professor mais de 50 primeiros prémios e mais de uma centena de pódios, entre os seus alunos, alguns deles já grandes e distinguidos artistas.

  JOÃO  LEAL