segunda-feira, 10 de agosto de 2020

NOTICIANDO - JOÃO LEAL

TURÍSMO ALGARVIO, EM NOTÍCIA

«A recuperação (turismo) do Algarve é lenta, mas estamos no bom ca­minho», afirmou em Lagoa, no final de uma reunião com autarcas algar­vios, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sou, que no espaço de um mês deslocou-se à nossa Região para análise de questões do sector. No decurso desta visita esteve também em Lagos, cujas apetências turísticas, a­preciou., com destaque para o Zoo.
A RAARA (Rede de Auto Caravanismo do Algarve) expande-se em Silves, que possui 10 dos 33 parques da Região e onde a CCDRA {Comis­são de Coordenação da Região do Algarve) teve uma reunião de trabalho com o Município local.
António Guterres (Secretário Geral da ONU e ex - Primeiro Minis­tro ), o treinador José Mourinho ( «Toe Special One» )e os actores Bárbara Penélope Javier Bardem figuram entre os notáveis que passam férias no Algarve.
«Fim da Tarde no Sal» é uma proposta da Câmara Municipal de Cas­tro Marim, a decorrer entre 17 e 24 de Agosto, «onde pode aprender, sabo­rear, colher e levar o melhor sal do Mundo».
Alte {Loulé), Paderne {Albufeira), Cachopo (Tavira) e Parizes (São Brás de Alportel, são as quatro terras do Algarve, pré-seleccionadas para o concurso «Aldeias de Portugal».
Com os votos contra do PA, PSD e CDU, a Assembleia Municipal de Albufeira rejeitou uma proposta do P AN para aquisição da praça de touros e construir no seu local um núcleo de habitações a custo controlado.
«Arrebita Portugal», organizado pela «Amnse Buch» é um festival de gastronomia que vai decorrer em Portimão (Alameda), de 21 a 23 de A­gosto.
Em Julho a taxa de ocupação global média/ quarto no Algarve foi de 31,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, havendo uma quebra de 60,2%. Os mercados emissores que registaram maiores descidas foram:
Reino Unido (menos 91,1%), Irlanda (91,9%) e Holanda (67,3%). Os por­tugueses ocuparam menos 8,3%.
A Câmara Municipal de Silves abriu concurso púbico, até 2 de Dezembro, para reabilitação do «histórico» Casino de Armação de Pêra, obra do Coronel Joaquim dos Santos Gomes, quando presidiu à Junta de Tu­rismo daquela Vila Praia.

A unidade hoteleira «3 HB Clube Humbria», situada em Olhos de Água (Albufeira) foi eleita pelo «Tripadvisor», pelo 4º ano consecutivo, o «melhor hotel para famílias em Portugal», figurando entre os 25 melhores da Europa.

JOÃO LEAL

TOMÁS CABREIRA, TEMPOS IDOS


O DR. SALGADO, 
PROFESSOR DE HISTÓRIA
Entusiasmava-se, de modo exuberante e emotivo, quando fazia os seus relatos, nas aulas, sobre figuras ou acontecimentos épicos nas aulas de História Geral e Pátria, quando frequentámos o Curso Geral de Comér­cio na nossa Escola Tomás Cabreira.
O Dr. Salgado, cujo primeiro nome nunca o soubemos, sempre com a sua pasta e, no tempo invernoso, com a gabardina branca, viveu hos­pedado na Pensão Central, no Largo Terreiro do Bispo, no primeiro andar do edificio onde hoje, no rés do chão, está instalado o supermercado Mini­preço.
Tinha atitudes um tanto ou quanto paradoxais que provoca­vam perplexões nos alunos e comentários pouco favoráveis.
Certo é que era um mestre aplicado e procurando motivar os seus alunos para as figuras e factos da história portuguesa e universal.
De tal modo que, mais do que uma vez, nesse seu entusias­mo, sempre com o ponteiro na mão, quase atingia os alunos, que não raro se tinham de defender das investidas de «Aníbal e os elefantes», o famoso general, estadista e estratega cartaginês, considerado hoje um dos melhores de sempre e que viveu entre 247 e 183 antes de Cristo.

João leal