terça-feira, 18 de agosto de 2020

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL




              ACADEMIA DO FARENSE, O FUTURO QUE SE CONSTRÓI

                     Estará concluído até final do ano o primeiro campo relvado da Academia do Sporting Clube Farense, preparando assim o mais representativo clube do Concelho um futuro bem diferente daquele quotidiano que vinha acontecendo e está ainda a suceder. Com efeito a contínua falta de infraestruturas tem levado a que o novo primodivisionário, o que se verificava desde há 18 anos, ande a treinar nos mais variados campos e em circunstâncias pouco desejáveis mais de uma dezena de relvados, desde Vila Real de Santo António a Lagos, como aconteceu no ano passado. Tal verifica-se ainda na presente pré-temporada dividindo-se os treinos entre os campos Sousa Uva, em São Brás de Alportel e o Estádio do Algarve, no Parque das Cidades.
                     A Academia do Farense, na segue na linha do que aconteceu com o Futebol Clube do Porto (Olival), Sport Lisboa e Benfica (Seixal) e Sporting Clube de Portugal (Alcochete), está sendo edificada no vizinho concelho de São Brás de Alportel. Segundo o Director Desportivo, o tão farense Manuel Balela (ex-jogador, técnico e dirigente), com uma brilhante folha de serviços prestados aos «leões de Faro»: «o que se está fazendo foi o que faltou no passado».
                        É um novo tipo de gestão desportiva e empresarial liderada pelo carismático Presidente João Rodrigues, que tem vindo a impulsionar um valioso conjunto de iniciativas, dotando o clube das bases necessárias à sua estabilidade e valorização, como aconteceu recentemente com a nova iluminação e o novo relvado no Estádio de São Luís.
                          A Academia do Farense disporá de todos os requisitos para que «o dia a dia do clube ali aconteça), desde um 2º relvado, a construir em 2021 e o edifício de apoio (ginásio, balneários, gabinetes médicos, refeitório e outros).
João Leal

NOTICIANDO


TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA

      O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no cumprimento da promessa de visitar até fins de Setembro, todos os concelhos algarvios, por via da importância de que se reveste o turismo para a economia do País, esteve em Silves, cujo castelo percorreu assim como a «Rota da Laranja» e outras apetências turísticas. Expressou em Armação de Pêra, onde tomou banho no mar, toda a segurança que o Algarve oferece.
        Converter a Eurocidade do Guadiana (Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António) um destino mais acessível e inclusivo é o objectivo fundamental do projecto «Euroguadiana 2020», financiado pela União Europeia. O turista com dificuldades de acessibilidade é mais fiel e gasta mais 28% para atender às necessidades específicas durante a estadia. Assim vão decorrer seminários online nos dias 21 e 23 de Setembro, em português e espanhol sobre este tema.
        Visando a sua participação na «Final 8» da «Taça dos Clubes Cam-peões», em Lisboa, os franceses do PSG estiveram em estágio no Algarve.
           No Autódromo Internacional do Algarve, na Penina (Portimão) vai disputar-se a 22 de Novembro a 14ª e última corrida do Mundial de Moto GP (Velocidade), realização de elevado interesse turístico.
        A Câmara Municipal de Olhão tomou posse administrativa do Hotel Ria Sol, naquela cidade algarvia, face ao avançado estado de degradação e abandono do edifício bem como a situação de insalubridade e intranquilidade das pessoas residentes nas imediações.
           O Turismo do Algarve promove na Grã Bretanha a segurança do Algarve, emitindo no canal televisivo Channel 5 38 anúncios por semana, desde 20 de Agosto e até fins de Outubro, com um total de 157 mil visualizações semanais.
              «Porquê Faro» é o título de um filme de promoção turística do Município Farense para o mercado interno. Através de uma narrativa cómica o filme mostra as apetências turísticas da capital sulina.

                                                                                  JOÃO LEAL