sexta-feira, 18 de setembro de 2020

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL


                      


ENG. BAGARRÃO,
«UM FARENSE QUE NÃO NASCEU EM FARO»
              De entre as figuras que, no último meio século prestaram relevantes serviços a Faro e ao Algarve, justo é referir o Eng. Osvaldo Bagarrão, pelas funções desempenhadas quer na sua área profissional (águas e electricidade) como em muitas outras estruturas da actividade regional.
             De seu nome completo Osvaldo Baptista Bagarrão nasceu em Tavira há 94 anos e faleceu em Faro, cidade onde viveu a partir do final dos anos 50 do século passado e onde faleceu a 21 de Agosto de 2017, estando sepultado no Cemitério da sua terra natal. Licenciou-se em Engenharia Electrónica na Universidade do Porto (1949) e veio leccionar para a Escola Industrial e Comercial de Silves. Foi o seu colega de magistério Dr. Luís Gordinho Moreira nomeado para a presidência da Câmara Municipal de Faro que o convidou a integrar a sua equipa assumindo a gestão dos Serviços Municipalizados e, mais tarde da criada Federação do Municípios do Algarve, uma das estruturas primeiras concretizadas de uma certa regionalização. Assumiu também, com grande empenho , dedicação e competência a docência das  cadeiras específicas do Curso de Montadores Electricistas na Escola Industrial e Comercial de Faro, a hoje Escola Secundária de Tomás Cabreira, sendo por isso um referenciado «costeleta».
             «Um servidor da Comunidade Algarvia» foi como o definimos em «Crónica de Faro» inserta no «Jornal do Algarve» (23.09.2017) considerando o que foi a vida plenamente vivida do Eng. Osvaldo Bagarrão e os mui-tos e relevantes serviços que prestou à Região.
                Fê-lo em diversas e distintas áreas: do associativismo (presidên-cia da Direcção da AFF e da Assembleia Geral, respectivamente entre 1963 e 1966 e na década de 80; do Ginásio Clube de Tavira; do Rotary Clube de Faro, da Associação de Atletismo de Faro, etc.); na economia (Cialbe - Fábrica Sumol do Algarve, Companhia do Cine Teatro Farense e EDP); no ensino (Escolas Técnicas de Silves e Faro); e também como Delegado da DGD (Direcção Geral dos Desportos). No desempenho destas funções construiu o primeiro Pavilhão Desportivo do Algarve (Escola D. Afonso III, em Faro), colaborou activa e dedicadamente no arrelvamento e iluminação do Estádio de São Luís (Faro) e na Pista de Ciclismo de Tavira.
Tudo isto a par da intensa actividade profissional de que são testemunhos as iluminações da Feira de Santa Iria e do Natal em Faro.
        O Eng. Osvaldo Bagarrão foi, sem nunca olvidar a sua Tavira Mãe, de que muito se orgulhava um assumido farense sem haver nascido em Faro.