domingo, 4 de outubro de 2020

NOTICIANDO JOÃO LEAL



TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA
O Presidente da República conclui no mês de Outubro périplo pelos 16 Municípios do Algarve visitando os concelhos de Aljezur e Vila do Bispo, na Costa Vicentina.
«Food for Change» (Comida para a Mudança) é uma iniciativa que decorre em todo o Mundo, chamando a atenção para as consequências globais das nossas escolhas alimentares e com vista à sustentabilidade turística, que conta com a participação de 195 chefes de cozinha de 50 países. Este «Menus pela Mudança» tem lugar no Algarve, entre 1 e 4 de Outubro, em Vila Real de Santo António, no «Grande House Algarve» (antigo Hotel Guadiana, onde estará o «sous - chef» Fábio Domingues.
O Hotel Alfamar e o «Albufeira Beach Resort», o conjunto turístico de 4 estrelas na Praia da Falésia (Albufeira), cessaram a sua actividade definitivamente.
Uma nova ecovia com ponte sobre a Ribeira de Alcantarilha vai ser construída pela Câmara Municipal de Silves, em Armação de Pêra. Terá uma extensão de 1 500 metros, ligando o concelho silvense ao deAlbufeira, um custo de 1,2 milhão de euros, com comparticipação da União Europeia e do Turismo de Portugal e um período de construção de 7 meses.
O «Guia de Percursos Pedestres do Algarve» conheceu uma nova edição pela RTA, comportando51 rotas para descobrir o património natural algarvio. Inclui as «pequenas rotas» (menos de 30 klms - Costa Vicentina, Litoral Sul, Barrocal, Serra e Guadiana) e as «grandes rotas» (mais de 30 klms - Via Algarviana, Rota Vicentina, Grande Rota do Guadiana e Percurso Descoberta). A obra foi cofinanciada pelo Programa CRESC Algarve 2020 - Programa Operacional Região do Algarve.
Para colmatar a não realização em Março e em Berlim da ITB, um dos maiores certames mundiais de turismo a ATA (Associação de Turismo do Algarve) promoveu a deslocação à nossa Região de 16 agentes de viagens alemães e 2 representantes da editora líder de publicações de viagens, que participaram numa «fam trip» e num workshop.
A Raynair, a companhia low cost irlandesa de maior influência no Algarve, deu mais 250 mil euros para ajudar a renaturalizar a Serra de Monchique das consequências do incêndio de 2018. Eleva-se assim para meio milhão de euros as verbas oferecidas por esta companhia aérea, possibilitando desta feira plantação de mais 75 mil árvores autóctenes.
João Leal