sexta-feira, 9 de outubro de 2020

 

:: A ERA DO DESINTERESSE ::

 

E por que é que nada prende? 

Porque não se quer nem se sabe esperar. Porque não se quer nem se sabe explorar. 

Tudo o que vá além do mensurável dá muito trabalho. Assim, salta-se de poça em poça sem nunca querer mergulhar no lago.

Tudo o que está à mão de semear é mais prático do que ter de esticar o braço. Afinal, faz mexer os músculos, inclusivamente o coração.

Porque se projecta no outro aquilo que queremos para nós. Não há o todo. Há um roteiro e pelo caminho os viajantes vão sendo colhidos e despejados.

Porque se acha que há alguém sempre a embarcar nesta viagem.

Porque no fundo do frigorífico há sempre o tupperware com umas sobras da última refeição - até ao dia em que se abre a porta na meca das tais sobras e alguém já fez uma limpeza profunda ao interior e, pasme-se, o Tupperware da salvação já não está lá.

E só aí, na escuridão do frigorífico fechado, nos damos conta de que não prendemos, não explorámos, não mergulhámos, não esticámos o braço nem fortalecemos o coração, não traçámos a rota em conjunto, e não soubemos saborear a refeição sem nos fartarmos.

Margarida Vargues 

 A COSTELETA LARA GUERREIRO 

VENCEU PRÉMIO DA UALG


        A aluna da Escola Secundária Tomás Cabreira, orgulhosamente «a nossa Escola», Lara Guerreiro, venceu o prémio instituído, pela primeira vez, pela Universidade do Algarve (UAlg) e destinado a premiar os estudantes do Ensino Secundário que frequentaram os Cursos de Verão «Ciência a Sul». Foram ainda concedidas duas menções honrosas a duas jovens brasileiras.

          As nossas felicitações à Lara Guerreiro e o testemunho de muito apreço por ver mais uma costeleta alvo de grande distinção e mérito.


                                                                                   JOÃO LEAL


NOTICIANDO

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


Foi assinado a construção do novo edifício para a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve em Portimão. O acto teve a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. A empreitada compreende a modernização e adaptação do antigo imóvel do Estabelecimento Prisional, na Rua Montalvão Marques, naquela cidade, onde a Escola tem vindo a funcionar. 


A AECATE (Associação Portuguesa de Congressos, Animação Turística e Eventos) realizou no Hotel Nau (Salgados - Albufeira) um «Apecate Day», acção de promoção e reflexão sobre a retoma destas apetências. Presidiu ao encerramento Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo.


Teve uma descida de quase 40%, relativamente a Setembro de 2019, a ocupação turística algarvia no passado mês, enquanto as vendas se cifraram em menos 37%. O mercado mais atingido foi o britânico (- 68,2%), seguido do irlandês (- 91,3%) e do alemão (- 48,3%). O mercado interno foi o único a subir com 36%, o que representou 49,5% das dormidas registadas.


No 9º Festival Finisterra («Arrábida Fim Art & Tourism), em Sesimbra o Algarve conquistou os 3 primeiros prémios com películas da Região de Turismo do Algarve.


O Vilamoura Hilton Hotel introduziu o conceito «Hilton Home Office», que permita fazer da unidade hoteleira um local para trabalhar com salas temáticas preparadas a solo ou em ambiente personalizado em regime de teletrabalho.


A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, dirigida pela Dra. Paula Vcente, iniciou o novo ano escolar com 19 turmas e novas estratégias educativas, num total de 315 alunos, uns presenciais e outros online e uma empregabilidade de 90%.

                                                                    JOÃO LEAL