sábado, 7 de novembro de 2020

 OLHÃO VISTA POR MILHÕES DE TELESPECTADORES FRANCESES


            O conhecido programa televisivo «La Maison France 5» emitido aos sábados pela estação francesa TELE 5, com vasta cobertura mundial, foi dedicado, numa das suas últimas emissões (31 de Outubro) á Cidade de Olhão. Durante noventa minutos milhões de telespectadores tiveram todo o ensejo de apreciar o património edificado, bem como as origens, vivências, história, belezas e valores naturais da terra que, no dizer do saudoso Mestre Professor António Rosa Mendes «se fez a si mesmo». A apresentação e condução estiveram confiados ao conhecido homem da televisão Stephen Thibaut, que dirigiu uma equipa de oito elementos e foram utilizados diversos meios, entre os quais as filmagens por drone, o que proporcionou espectaculares imagens da «Cidade Cubista» e do seu casario branco, a fazer jus à sua condição de «Terra do Levante». Este programa engloba, como ora sucedeu com Olhão e ainda em relação, anteriormente, a Lagos, Albufeira e Alte e, já depois (7 de Novembro) com Loulé, a arquitectura, o artesanato, as tradições, o património histórico, com filmagens já transmitidas e realizadas num vasto périplo pelo Mundo e em especial na Europa.

          Stephen Thibaut, foi acompanhado neste verdadeiro «mostrar de Olhão ao Mundo» pela olhanense guia - intérprete nacional Armanda Leal, que referiu as múltiplas valências da cidade, com incidência própria na beira - mar, na Barreta, nos Mercados, nas açoteias e varandas, nas ruelas e becos e no espírito das gentes locais, bem como mo Parque Natural da Ria Formosa.


                                                                         JOÃO LEAL


 ENG. TITO OLÍVIO HENRIQUES

RECEBEU O «PRÉMIO CARREIRA 2020»


               Foi no decurso de uma cerimónia íntima, por via das determinações sanitárias em curso, impostas pela pandemia do corona vírus, que decorreu na sede da Delegação Regional do Algarve da Ordem dos Engenheiros em Faro (Rua Dr. João Lúcio, á Pontinha),  a entrega do «Prémio Carreira 2020» ao Eng. Tito Olívio Henriques. Um acto de justiça para uma brilhante carreira de mais de 60 anos dedicados, a par de outras actividades, à engenharia civil, de modo próprio no Algarve onde este dinâmico membro da comunidade regional, reside (Portimão, primeiro e Faro, depois) desde os finais dos anos 5o do século passado. 

               Natural de Vila Cova do Covelo (1931), nas Beiras, licenciou-se em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico (IST) e desempenhou, a par da actividade privada, elevadas funções no sector público, entre as quais as de Director da Hidráulica do Guadiana. Tem também uma licenciatura em Sociologia e uma intensa colaboração na Imprensa Regional (Notícias de São Brás e Jornal do Algarve, entre outros), bem como cerca de meia centena de livros publicados (poesia, romance, ensaios, crónicas, contos e novelas), com os quais tem alcançado vários prémios em certames literários.

                  Tem o seu nome ligado a um vasto campo de intervenções comunitárias (social - Santa Casa da Misericórdia de Faro, Cruz Vermelha Portuguesa - Medalha de Ouro, 1973 e Refúgio Aboim Ascensão; autárquico - vereador da Câmara Municipal de Faro, que lhe outorgou a «Medalha de Ouro» - 2011; desporto (dirigente de vários clubes, entre eles o Farense e o Sport Lisboa e Faro); rotarismo (decano dos rotários algarvios, past-presidente do Rotary Clube de Faro e delegado do Boletim Rotário e distinguido com a criação do «Prémio de Poesia Tito Olívio», de atribuição em anos pares; associativismo - fundador da Tertúlia Poética Hélice e dirigente da AJEA (Associação dos Jornalistas e Escritores do Algarve).

                   Esta distinção da Ordem dos Engenheiros de «Prémio Carreira 2020» é um acto de justiça para quem havendo nascido beirão tem dedicado a maior parte da sua octogenária existência a servir o Algarve.


                                                                            JOÃO LEAL


 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA

A ECTRAVEL , conhecido operador turístico sediado em Olhão e pertença do empresário algarvio Eliseu Correia, assinalou o 10º aniversário da sua fundação, com mais uma acção solidária em prol do MAPS (Movimento de Apoio à Problemática de Sida). Mais um gesto fraterno do Eliseu e suas gentes para com quantos necessitam de ajuda! 


O Algarve registou o seu 7º triunfo como «O melhor destino de praia da Europa» nos World Travel Awards, considerados os «Óscares» do Turismo. Portugal arrecadou um total de 21 distinções, entre eles o de «Melhor destino turístico da Europa». Outras distinções para o Algarve nestes «Os melhores da Europa» foram para: Hotel Conrad (Vilamoura) «o melhor resort lifestyle»; Monte Santo Resort (Lagoa) «resort mais romântico» e Dunas Douradas Beach Clube (Loulé) «resort e villas de luxo».


Durante 90 minutos milhões de franceses e outros telespectadores da televisão FRANCE 5tiveram o ensejo de apreciar as belezas naturais e a arquitetura tradicional de Olhão no programa semanal « La Maison» .  Com apresentação do conhecido televisivo Stephan Thébaut, que chefiou uma equipa de 8 elementos, a visita foi conduzida pela guia intérprete Armanda Leal.


Quinze alunos estrangeiros da EHTA (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve), oriundos de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e Brasil, enquanto aguardam as formalidades legais de emissão dos vistos, têm aulas online , nalguns casos a milhares de quilómetros de Faro.


O OE (Orçamento de Estado) para 2021 não contempla qualquer verba ou referência à ligação marítima entre Portimão e Funchal, assunto que já mereceu a crítica do PSD.


«Algarve bonito por natureza» é o tema de uma campanha de sensibilização da Região de Turismo do Algarve. Destina-se a mesma à motivação dos residentes para a preservação dos valores naturais, sob os temas de: aproveitar, respeitar e proteger.


A companhia aérea «easyJet» inaugura uma nova linha entre Amesterdão e Faro, a partir de 19 de Dezembro e até 27 de Março. Terá uma frequência semanal, que será duplicada para 2 na quadra natalícia entre 22 e 29 de Dezembro).


Motivou um impacto económico de 20 milhões de euros o certame hípico «Vilamoura Champions Tour» que contou com a participação de 350 cavaleiros oriundos de 30 países e decorreu durante 6 semanas naquela estância turística.


A última casa vendida na Quinta do Lago (San Lorenzo North) classificada como «casa inteligente» custou 7,2 milhões de euros. As soluções de domótica já estão incluídas e prontas (arquitectura, sistema de segurança, assistente virtual para controlar toda a operação doméstica, escolha da temperatura, rotação dos painéis solares para obter ganhos energéticos, etc.)


                                                                                 JOÃO LEAL