quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM

 

         «UALGZINE»

                                    UNIVERSIDADE DO ALGARVE

         Veio a lume o volume 13 da revista anual «UALGZine», editado pela Universidade do Algarve e desta feira sob o lema «Um contributo local para o desenvolvimento global». Focaliza os 77 mandamentos do ODS (Objectivos do Desenvolvimento Sustentado) e o contributo da prestigiada Academia do Algarve para esta visão planetária através de uma mostra de 32 projectos ligados à investigação e ao ensino.


            «PLATIBANDAS»

                                                       FILIPE DA PALMA

           O conhecido fotógrafo Filipe da Palma, numa edição da «Argumentum», é o autor do livro álbum «Platibanda» com um conjunto de 160 imagens do Algarve, focando as tradicionais platibandas, essa maravilha dos mestres pedreiros algarvios, que ainda hoje encimam muitas das nossas construções. A obra tem textos de Miguel Reimão Costa, José Eduardo Horta Correia, Alexandre Tojal e Pedro Prista, com o prefácio assinado pelo Professor Doutor Guilherme de Oliveira Martins 


NOTICIANDO

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

    O Hotel l,Étoile, em La Bougie, na Argélia, onde viveu e morreu, quando se exilou, em 1925, o Presidente da República e Escritor Algarvio Manuel Teixeira Gomes, que está a sofrer importantes obras de remodelação, vai passar a ostentar o nome daquele portimonense.

      O complexo turístico de luxo «Dunas Douradas Beach Club», no «triângulo dourado» (Vale do Lobo / Quinta do Lago / Almancil) conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o título do melhor a nível mundial e na categoria de «Golf & Villas Resort» nos «World Travel Awards», os «Prémio Nobel» do Turismo.

        Um tributo à torta algarvia (avelã, alfarroba, amêndoa e figo) é o gelado biológico mediterrânico «Fragogel», que em 2018 foi considerado «o melhor gelado português» e em 2019 a certificação biológica por haver passado a ser vendido em caixas isotérmicas de 400 mls. em fibra vegetal e 100% compostáveis.


           «Intervenção urgente do Governo, ao mais alto nível, para evitar uma catástrofe económica e social sem precedentes» foi pedida pelo «costeleta» Elidérico Viegas, presidente da AHETA (Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve), face ao actual momento.


              O troço Huelva / Castro Marim foi incluído no CIS (Caminhos Ibéricos de Santiago), como novo itinerário jacobinos, procurando investigar, promover e divulgar os percursos transfronteiriços que atravessam as regiões do interior peninsular.


                  A ocupação hoteleira / quarto no Algarve e n mês de Novembro situou-se nos 12,3%, a maior descida nos últimos 24 anos e menos 71,7% do que em igual período do ano passado. Também as vendas conheceram uma descida de 72,5%. Os mercados mais em quebra foram: Grã Bretanha - 86,9%; Alemanha - 89%; Irlanda - 56,1% e Portugal - 28%.


                                                                                                       JOÃO LEAL