segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

CONCERTO

 MINICONCERTO NATALÍCIO EM FARO


       Na Igreja de São Luís, em Faro, decorreu, assinalando a quadra festiva, um miniconcerto com canções natalícias interpretadas pelo Coro daquela Paróquia.

       Foram entoadas conhecidas músicas dos cancioneiros mundial e algarvio, sendo a regência coral do Maestro Bruno José e os acompanhamentos a órgão do Maestro João de Almeida, que teve diversas intervenções realçando a excelência da paz e da compreensão entre os homens e a sua dignidade.

       Presentes os padres António Rocha, que quando das suas funções pastorais nesta comunidade farense, criou o Coro e Rui Barros, actual pároco que no final proferiu palavras alusivas ao acto, ao grupo coral e ao seu futuro.

          Uma bela mensagem natalícia a vivida nesta noite em Faro.


                                                                  João Leal 


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



     É TEMPO DE NATAL


      Acontece logo, Dia 24, à meia noite, a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, facto histórico que, com mais de dois mil anos de memória, transporta a humanidade a um estádio de lembranças, propósitos e testemunhos.

       O Natal, passe a redundância, é sempre o Natal e com ele a esperança renascida naqueles ideais que, para além de questões específicas, nos acompanham e hão-de prosseguir no crer e no querer dos homens através dos tempos e de todos os tempos.

         Certo é que a quadra natalícia, o cortejo de recordações que vêm da infância e são marca indelével desse tempo (o sapatinho à chaminé, o presépio, a árvore de Natal, a consoada, a Missa do Galo, o «cantar ao Menino»...) e prosseguidas depois pela vida em fora, nos dão e nos ditam um marco novo num calendário novo.

         Sobretudo e nunca o olvidamos a mensagem dessa «Santa Noite», cantada e vivida por poetas, músicos, artistas, pensadores, dão-nos como uma dádiva que se renova em cada 24 / 25 de Dezembro. «E na Terra paz aos homens de boa vontade» é o voto maior de quem procura no convívio fraterno, livre e solidário, o caminho para o aparecer do Homem Novo, que seja irmão pleno do outro Homem.

             É Natal, com amizade, para todos os nossos leitores, os votos de um «Feliz Natal»

                                                                          João Leal


NOTÍCIAS DO JOÃO LEAL

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


    Três hotéis de luxo do Algarve figuram entre os 37 portugueses apresen-tados pelo conhecido guia «Condé Nest Johaanses - Hotéis de Luxo 2021», entre os 212 mais selectos do Mundo. São eles em Vilamoura o Anantara e o Tivoli Marina, tal como o Tivoli Carvoeiro. São unidades destinadas a clientes tradicionais e viajantes com idade entre os 25 e os 40 anos e alto poder de compra.

      O Algarve é o destino preferido e mais procurado pelos turistas ingleses para as suas férias em 2021, segundo a «Skyscanne» (empresa global que se dedica à pesquisa de viagens) e á frente de outras regiões como Málaga, Palma de Maiorca e Ibiza (Espanha) e Dalamon, na Turquia.

       O projecto «Ria Formosa», apresentado conjuntamente pelos Municí-pios de Faro e Olhão foi distinguido na 2ª edição do «ALA+T» (Qualificar para o Turismo e seu contributo para o desenvolvimento turístico do País), pela apresentação de uma aplicação informática sobre este parque natural. O certame registou a participação de 232 concorrentes, 32 projectos e 45 «master classes».

         Segundo a AHP (Associação dos Hotéis de Portugal) 65% das unida-des hoteleiras vão encerrar até final do ano. O Algarve é a região mais a-fectada com uma previsão de fecho de mais de metade dos seus hotéis.

            A Câmara Municipal de Albufeira investe 140 mil euros nas obras de melhoria dos acessos ás praias Maria Luísa e Aveiros naquele concelho, as quais estarão concluídas em Fevereiro próximo.

             Lagos foi considerado o «Município Bandeira Azul +2020», como reconhecimento pelo «excelente desempenho nas actividades de educação ambiental.

                Ficou deserto o 3º concurso para adjudicação da construção da nova Ponte para a Praia de Faro, cuja conformidade ambiental continua válida. Trabalha-se na elaboração de um novo concurso  com ajusto do preço base.

                    

                                                                                     JOÃO LEAL