domingo, 27 de dezembro de 2020

 NOVOS CORPOS SOCIAIS DA ARPI


     Em assembleia eleitoral foram eleitos os novos corpos responsáveis pela ARPI (Associação dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Faro), considerada instituição do associativismo sénior para o quadriénio 2021/2024. São os mesmos constituídos por: Assembleia Geral - Prof. João Manjua Leal (presidente), Dra. Maria José de Sousa (1º secretário) e D. Cândida Pires Gouveia (2º secretário); Direcção - Dr. Manuel Bento Serra (presidente); José Silva Silvério (vice - presidente), André Mendes Infante (secretário), Rosália Mascarenhas Herdeiro (tesoureiro) e Lucília Fernandes Nobre (vogal); suplentes - Cristina Cavaco Fernandes, Esmeralda Mar-tins Leal, Miguel Damasceno Brito, Vítor Santos Nunes e Carlos Alberto Rodrigues; Conselho Fiscal - Prof. Maria Manuela Lopes (presidente), Professor Eleutério Ramos Canadas (vice - presidente) e José Guerreiro Sousa (secretário); suplentes - Joaquim António Ramalho e Ana Paula Bentes.

       A lista A, única presente a sufrágio, registou 99 votos a favor e 3 abstenções.


                                                                                            JL 


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL


                        ALTA VELOCIDADE FARO / SEVILHA


          Com avanços e recuos, mais recuos do que avanços, este dossier da maior importância para o Sul Ibérico, de modo próprio para as regiões transfronteiriças Algarve / Andaluzia, volta a conhecer um novo alento. Isto porque a influente e marcante Câmara de Comércio da Huelva, no seu último Plenário realizado em finais do ano e na capital onubense, voltou a propor a criação do «Combóio de Alta Velocidade», com ligação entre Sevilha e Faro. A notícia chegou-nos através do conceituado diário «Huelva Informácion», com quem há anos tive o grato ensejo de colaborar, para quem a concretização deste valioso projecto representa «um antes e um depois na economia do Sul Peninsular».

           Certo é que múltiplos entraves foram surgindo desde que a ideia do «Alta Velocidade» apareceu, entre os quais: a supressão da linha ferroviária em Espanha, desde a fronteira (Ayamonte) até Sevilha; a diferença da largura de carris nas linhas dos dois países e a Ponte Internacional do Guadiana não haver incluído ou estar preparada para a ligação por combóio.

               Neste último item é de justiça recordar a figura do vilarrealense Eng. Hermógenes do Rosário, um técnico de grande competência, criador do Hotel dos Navegadores, em Monte Gordo e cujas propostas para o projecto da Ponte do Guadiana, que incluía a solução ferroviária, nunca foram consideradas.

               Mas a Câmara de Comércio de Huelva contrapõe outros argumen-tos de considerável valia como: a existência de importantes verbas dos fundos comunitários (FEDER), a presidência andaluza da Euro região, um novo período de apresentação de projectos na União Europeia, o facto de Portugal presidir à União Europeia, neste 1º semestre de 2021, a extensão da rede europeia de alta velocidade, com a ligação já existente entre Sevilha, Madrid e a Europa, etc.

           Huelva, através da sua Câmara de Comércio, voltou a renascer este tema e Faro, cidade irmã, deve prestar-lhe todo o apoio.

João Leal



PRÉMIO PARA O MELHOR ALUNO

DA ESCOLA TOMÁS CABREIRA - FARO

                     No anfiteatro da Escola Secundária Tomás Cabreira, em Faro, decorreu a cerimónia de entrega do prémio destinado ao melhor aluno daquele prestigiado estabelecimento de ensino referente ao ano lectivo de 2018/2019. Instituído pela Associação dos Antigos Alunos de Escola Tomás Cabreira e tendo como patrono um dos mais conceituados e conhecido «costeletas», antigos alunos da mesma, o Professor Doutor Vasco Gil da Cruz Soares Mantas, doutorado com distinção pela Universidade de Coimbra, onde exerceu funções docentes, vice - presidente da Associação dos Auditores de Defesa Nacional, autor de diversos trabalhos de investigação histórica e geopolítica, o Prof. Dr. Vasco Mantas enviou uma mensagem, que foi lida pelo Presidente da Associação dos Antigos Alunos, Florêncio Vargues.

                   Dadas as restrições por via da pandemia a cerimónia revestiu-se de um cunho privado, nela havendo usado da palavra a Presidente do Conselho Directivo do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, Dra. Ana Paula e o Presidente da Associação Florêncio Vargues, que enalteceram a figura do patrono do Prémio e a vencedora, a hoje aluna da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Catarina Candeias, que agradeceu as referências feitas e expressou o seu orgulho na frequência da escola farense.


                                                                                  JOÃO LEAL


FAZEM ANOS OS ASSOCIADOS COSTELETAS

 

PARABÉNS A VOCÊ

ANIVERSÁRIOS

JANEIRO 2021                     

2-João Francisco Manjua Leal; Cristiano Domingos Costa; Domitila Carmo Reis Nobre Melo Ughetto. 3-António Plácido Rita. 4-Maria Isabel Reis Correia Gonçalves. 7-Bernardo Estanco dos Santos; Vitor Manuel Afonso da Costa Mendes. 8-Libertário Santos Viegas; José da Conceição dos Matinhos. 9–Rui Manuel Santos Pereira. 10-Maria do Carmo Arvela Silva. 11- Maria Justina Pereira Dias Gonçalves Arroja. 14-Casimiro de Brito; Francisco José Moreira Correia (Ervilha); Humberto Felix Teixeira da Conceição. 15-Maria de Lourdes Ramos de Almeida; Ausenda Maria Cruz Pires Campos Silva; Iolália Mendonça Morgado Pereira. 16-Isabel Maria Lopes Roberto Coelho; Maria da Conceição T. Santos Maurício; Maria Celina Pereira Nunes Inácio. 17-Fernando Lopes Oliveira; Maria de Lurdes Borges Mendes. 18-Alda Conceição Lopes; Manuel Afonso Ramires. 21 - Fernando Guerreiro Mendonça. 22 – Manuel Ricardo Anselmo. 23-José Afonso Martins de Sousa; Jorge Seromenho Florentino. 25-Honorato Manuel Gonçalves Viegas; Joaquim Carlos Rocha Vieira; Maria Paula de Sousa Cabecinha; Emilia de Jesus Roberto Cansado; Bartolomeu Neves Caetano. 27 – Lutília Neto Gonçalves Rocha; Reinaldo da Encarnação Moreno. 28- José Epifânio Aurélio Ramos; Joaquim Pereira Alves. 29-José Martins Palma; Constância Isabel P. Vieira; Francisco Arnaldo G. Gonçalves; Manuel Duarte Silva; Eugénia Maria Figueira Guerreiro. 30-Aníbal Guerreiro Correia. 31- José Luís Vieira Fernandes Soares.
        MUITA SAÚDE, MUITA ALEGRIA E FELICIDADES
                                  PARA TODOS

Um arranjo, digitalização e colocação por Roger.