quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

FAZEM ANOS EM FEVEREIRO OS ASSOCIADOS COSTELETAS

 ANIVERSÁRIOS

FEVEREIRO

1-José Inácio de Brito. 2 - Maurício Severo Domingues. 3 - Heraclides Cabrita Silva. 7 - Eduardo Romualdo E. Mar­tins; Manuel Inocêncio da Costa. 8 – Edmundo Gomes Fialho. 9 - Maria José Fernandes; Rosa Ana Maria Machado Martins. 10 - Joaquim Cláudio Gonçalves; Zélia de Jesus Silva. 12 - Maria Suzete Amaro Pavão Romeiro Casaca. 14 - Maria da Conceição B. Lourenço Dias. 16 - António da Cruz Bica. 18 - António Santos Domingos. 19-Maria Luísa R. Marques Alves Miguel. 20 - Armando Pereira Gonçalves; João Manuel Prudêncio Oliveira. 21- Maria Alzira de Sousa Silva; Maria Filomena Farinha Prior de Sousa. 22-Fernanda Marçal Morais Nascimento. 25 - Almerinda Santos Coelho. 26-Florêncio Pereira Vargues; Vasco Gil da Cruz Soares Mantas. 28 - Adília Nascimento Nunes Aleixo; Alice Baptista Romão Lopes; Maria de Fátima Madeira Gago. 29 - Maria da Conceição P. Tinoco Pudim.

PARABÉNS A TODOS

 AGIGARVE FORMAÇÃO

EM AGRICULTURA E PESCAS


             Prossegue, com grande interesse e elevada participação (uma média superior aos 40 profissionais não só do Algarve, como de outras regiões do País), a formação contínua online, aproveitando este período de nula actividade, organizada pela AGIGARVE (Associação de Guias Intérpretes do Algarve). A última sessão foi dedicada ao tema «Algarve Agricultura - passado, presente e futuro» e a prelecção esteve a cargo do Engenheiro Doutor Pedro Valadas Monteiro (Director Regional de Agricultura e Pescas e Professor Convidado da Universidade do Algarve). Trata-se de um ilustre algarvio, natural de Faro, cujo Liceu Nacional frequentou, assim como o Instituto Superior de Agronomia, a Universidade de Évora e outras prestigiadas instituições académicas.

               Apresentado por Cristina Marreiros, dedicada e dinâmica Presidente da AGIGARVE, o conferente, cujo saber e conhecimentos são unanimemente referenciado, fez uma ampla explanação sobre a temática da agricultura algarvia procurando motivar e ilustrar os participantes nesta formação para a história, valia presente e perspectivas que se deparam à vida agrícola regional. Visou ainda a transmissão destes saberes aos futuros turistas do Algarve sobre um dos grandes valores económicos e saberes e as respostas a muitas das questões que bastas vezes são colocadas às guias intérpretes. O Eng. Doutor Pedro Valadas Monteiro esclareceu diversas questões colocadas e voltará de novo a explanar e dialogar com os Guias Intérpretes no dia 10 de Fevereiro, pelas 10 horas, também em online e desta feira para falar sobre «Pescas e Aquicultura no Algarve - Passado, Presente e Futuro». Aos participantes é emitido um certificado destas acções de formação. Foi ainda acordado com o conferente que, quando o for permitido, se realizará uma vista de estudo ao Centro de Experiência Agrária de Tavira, considerando o seu elevado interesse, com o reforço próprio quando se instalar o previsto Museu Agrícola Regional, para o sector turístico.


                                                                                     JOÃO LEAL


 NA LEMBRANÇA DE TOMÁS CABREIRA


               O 156º aniversário do nascimento, ocorrido em Tavira, do político, professor e regionalista TOMÁS António da Graça CABREIRA, patrono da nossa Escola, foi assinalado no dia 23 de Janeiro, por iniciativa da Associação Cívica Tomás Cabreira. Assim teve lugar um debate online dedicado ao tema «O Algarve em tempo de crise», que foi moderado pelo jornalista Júlio Ferreira e em que intervieram: José Apolinário (presidente da CCDRA - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve), Fúlvia Almeida (Associação Ar Quente) e o empresário de turismo Joaquim Loureço. Foi colocada em destaque a situação gerada pela «gripe espanhola» (1918/19) e a presente por via da pandemia.


PARABÉNS, ESCOLA!

                   

                No passado dia 17 de Janeiro ocorreu mais um aniversário da publicação no «Diário do Governo» (I Série - Número II) da Portaria n: 2:576, emitida pelo Ministro do Comércio e Comunicações (António Joaquim Ferreira da Fonseca) que passou a dar o nome de Tomás Cabreira à nossa querida Escola. Recordamos o texto legal:

                     «Tendo em atenção o sentir de todos os intelectuais do Algarve e o que representou o Conselho Escolar da Escola Comercial de Faro para que a essa Escola fosse dado o nome do insigne economista e ilustre professor algarvio Tomás António da Graça Cabreira. manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Comércio e Comunicações, que a Escola Comercial de Faro passe a denominar-se Escola Comercial de Tomás Cabreira».


                                                                  JOÃO LEAL 


 FRANCISCO ZAMBUJAL

RECORDADO NO «JORNAL DO ALGARVE»


                 Aquele que foi um dedicado costeleta e figura mediática da nossa Escola Tomás Cabreira, um dos nomes maiores da arte da caricatura em Portugal, o Professor Francisco Zambujal, tão precocemente falecido, foi recordado num excelente trabalho do jornalista vilarrealense Neto Gomes e inserto na sua secção «Remate Certeiro - nº 67» no semanário «Jornal do Algarve» (edição de 21 de Janeiro). Ao longo de toda uma página é apontado com um testemunho da maior valia, ilustrado com várias fotografias e referências a conhecidos nomes do jornalismo português, entre os quais seu irmão, o também ilustre costeleta e nome grande da literatura contemporânea, Mário Zambujal.


                                                                                JOÃO LEAL