segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

NOTICIANDO

 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA


A SAS (Scandinavian Airlines System), companhia aérea dos países nórdicos, anunciou um novo voo na sua prevista programação para a Primavera e Verão. Trata-se da ligação entre Oslo (Noruega) e Faro, que se junta aos voos já existentes desde Estocolmo (Suécia) e Copenhague (Dinamarca).

Foi adquirida a praça de toiros de Albufeira, a única fixa existente no Algarve e que estava desactivada desde 2019. Propriedade do ex - toureiro Fernando Santos, não voltará a funcionar. Os novos proprietários pretendem reabilitar o complexo turístico com 12 mil m2, 40 apartamentos, um centro comercial com cinema, discoteca e bingo e o parque de estacionamento e de aquecimento dos animais será destinado a um silo auto e supermercado. A praça de touros de Albufeira tinha mais de 3 800 lugares e fora inaugurada em 10 de Abril de 1982.

O Professor Doutor Nuno Loureiro dos Santos (Universidade do Al-garve) deslocou-se à Ilha de Santiago (Cabo Verde), na 1ª de seis viagens previstas para este ano, com o objectivo de ajudar a implementar projectos que cruzam o turismo de natureza com a conservação da biodiversidade de um território ainda virgem.

Alunos do 9º ano de Alcoutim, em colaboração com a Biblioteca do Agrupamento das Escolas daquele concelho fronteiriço, realizaram um vídeo para divulgação e conhecimento da freguesia de Martim Longo, com versões em português e inglês.

No mês de Janeiro a taxa de ocupação hoteleira do Algarve foi de 7,6%, a mais baixa de sempre, com uma quebra de 83.5%, percentagem idêntica à descida do volume de vendas. As maiores descidas verificaram-se nos mercados holandês (- 91,7%), inglês (- 91%), alemão (85,4%) e interno (- 51,1%).

A propósito da comemoração do «Dia dos Namorados» (14 de Fevereiro, Dia de São Valentim) a prestigiada revista Forbes incluiu o Algarve entre os «16 lugares mais românticos da Europa» para o visitar...após a pandemia.

Os Postos de Turismo e o Gabinete de Apoio ao Empresário da RTA (Região de Turismo do Algarve), na 1ª semana de Fevereiro, contactaram mais de 1680 empresários do sector turístico para os esclarecer sobre as medidas de apoio a que se podem candidatar.


                                                                       JOÃO LEAL


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



     HELDER AMARO, UM FARENSE DE MÉRITO


     É uma das mais assinaladas referências na formação profissional turístico - hoteleira em Portugal o dedicado farense Hélder Amaro Rodrigues, a quem recentemente foi conferido o «Prémio Carreira» pela sua meritória actividade desenvolvida ao longo de décadas.

     Hélder José da Conceição Amaro Rodrigues, de seu nome completo, nasceu em Faro, havendo vivido na Rua Reitor Teixeira Guedes, paredes meias com o «Palácio da Justiça». Duas referências familiares para um melhor enquadramento deste conterrâneo que muito nos honra. Filho do saudoso sr. Amaro Rodrigues, jogador do Sporting Clube Farense, nos tempos primeiros do clube e que durante anos e anos teve uma drogaria e loja de ferragens à Pontinha. Irmão do conhecido, dedicado e carismático presidente do Moto Clube de Faro, o «Zé Amaro».

        Após cursar o Liceu na capital algarvia e a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve o Hélder Rodrigues exerceu a actividade profissional em conhecidas unidades hoteleiras, como o Vasco da Gama (Monte Gordo) e o Balaia (Praia Maria Luísa, Albufeira). Frequentou várias escolas internacionais, onde a par da aquisição de conhecimentos a um nível superior se distinguiu pelo seu reconhecido mérito e comprovado valor.

          Técnico Superior Aposentado do Instituto Nacional de Formação Turística e Hoteleira (INFTH), reside em Lisboa, mas sempre que a saúde o permite ei-lo de abalada até à sua e nossa «Faro, Terra Mãe», para «montar banca» na esplanada da «Gardy», fomentar tertúlias, abraçar amigos e viver todo o encanto e saudades da «Cidade de Santa Maria».

          Mantém um «record, digo do Guiness Book», no que concerne à direcção das Escolas Hoteleiras do País, já que, atente-se, foi o responsável, por vezes em acumulação, destes prestigiados estabelecimentos em Lisboa («22 anos da minha vida profissional», conforme nos refere), Estoril, Faro, Portimão, Vila Real de Santo António, Évora, Setúbal, etc.. Tudo isto, como se não bastasse para o definirmos como o «Senhor Mais» na formação turística - hoteleira em Portugal.

           Em 23 de Maio de 2002 o então Secretário de Estado do Tu-rismo e nosso comprovinciano Vítor Neto (actual presidente do NERA - Núcleo Empresarial da Região do Algarve) conferiu-lhe a «Medalha de Mérito Turístico», considerando a acção desenvolvida e «empenho na dignificação e qualificação dos profissionais de turismo».


BOLA AO CENTRO JOÃO LEAL



       «NOVO CAMPO» EM PADERNE


               Em cerimónia realizada nos Paços do Concelho de Albufeira e a que presidiu o Dr. José Carlos Rolo (Presidente do Município e conhecido dirigente da Associação de Futebol do Algarve e do Imortal Desportivo Clube) foi assinado o protocolo «tripartido» (Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Pader-ne e Padernense Clube) visando as obras de melhoramento e conservação do antigo Campo de Futebol em Montes Elois (junto à Ribeira de Alte) e que o transformarão num novo e mo-derno equipamento desportivo. Importarão as mesmas em 500 mil euros e estarão concluídos no prazo de cinco meses. Constam do arrelvamento sintético que substituirá o pelado desde sempre ali existente, com todos os inconvenientes daí advindos, bem como o sistema de drenagem, a iluminação conveniente, a vedação do recinto e os novos balneários. 

                    De salientar o perfeito espírito de cooperação entre o Município, a Junta de Freguesia e o Padernense, que tornaram possível esta obra de tão elevado interesse para o futebol regional. 


                                                              JOÃO LEAL