domingo, 28 de fevereiro de 2021

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



                INOPERACIONALIDADE E INCÚRIA


                Os dois «IN» (dentro de) são neste caso o denominador certo de um problema do dia a dia citadino. Ninguém o contesta o facto de o Município despender as verbas tidas por necessárias ou convenientes à reparação dos empedrados de Faro. Faz falta esta acção persistente, quer nas zonas ditas pedonais e com «arte e engenho» conjugados, como naquela outra maioria do piso sobre o qual todos nós andamos. É verdade que, de quando em quando, nos deparamos com equipas de calceteiros pavimentando a urbe, quer na imagem visual que vimos como na auditiva com aquele peculiar «tique - toque», no seu «partir a pedra».

                  A capital sulina sempre o teve, ao longo dos tempos, bons artistas nesta tarefa, recordando-nos de alguns, então do «quadro municipal», que paciente e sabedoramente, lá iam reparando a calçada para que os buracos não criassem maiores proporções como criando novos espaços com este melhoramento. A desejada transformação, por alguns cidadãos defendida, de substituir a calçada tradicional portuguesa, por mosaicos com os mesmos motivos, com uma maior facilidade de substituição, talvez mais económica e rápida, não invalida que o problema alvo desta «Crónica de Faro», seja olvidado.

                      Para os muitos buracos que hoje enfrentamos aos cruzar as ruas citadinas contribuem factores vários, de entre os quais o indevido estacionamento em cima dos passeios, a água que em quotidiana presença escorre das goteiras e floreiras e alguns outros, 

                         O circular, muitas vezes quando a calçada acabou de ser reparada, a movimentação provocada nos pequenos bocados de pedra e o peso pelos mesmos suportados devido às viaturas, apontam-se entre as causas. Mas também uma certa incúria por parte da inspecção autárquica á obra efectuada deve ser referida. Um e outro factor - inabilidade e incúria, são quanto a nós, a razão destas abundantes «peladas» que as ruas de Faro apresentam.


NOTICIANDO

 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA


O Algarve encontra-se no topo das pesquisas britânicas para as próximas férias de Verão após o anúncio feito pelo Governo Inglês de aliviar o confinamento em vigor devido à COVD-19.


A companhia aérea Brussels Airline retoma os voos para Faro, desde Bruxelas, em Abril, no âmbito da anunciada programação para 78 destinos.


A Praia da Falésia (Albufeira) ficou no 13º lugar entre as 25 melhores estâncias balneares na votação dos viajantes de todo o Mundo feito pelo portal «TripAdvisor», na secção «Travellers, Choice» (A escolha dos viajantes).


A RTA (Região de Turismo do Algarve) lançou a campanha «O Algarve fica-te bem! Sempre!», em que quer todos empenhados na promoção turística algarvia, havendo seleccionado 48 imagens dos 16 concelhos. Podem as mesmas serem utilizadas nas vídeo - con-ferências de trabalho ou em encontros de família e amigos. Só é preciso fazer o downland  e aplicar as imagens como fundo nas plataformas .


O motorista transferista algarvio Hélder Cavaco, sem trabalho desde 2019 e afectado grave problema de visão, em que corre o risco de cegueira, necessitando com urgência uma intervenção cirúrgica abriu uma conta para obter o dinheiro necessário. A empresa ECTravel (Eliseu Correia) respondeu com o donativo de 15 mil euros, que cobre o preciso. Um gesto lindo entre gesto do turismo!


O empresário André Jordan (Medalha de Ouro do Turismo Portu-guês) foi nomeado pela Rainha Isabel II  Oficial da OBE (Ordem do Império Britânico).


A deputada socialista algarvia Dra. Jamila Madeira promoveu online uma audição pública sobre a retoma da actividade turística, após o suto pandémico, em que participaram várias entidades ligadas ao sector.


                                                                      JOÃO LEAL 


LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM



         «MOTO CLUBE DE ALBUFEIRA - 30 ANOS»

                                       SARA ALVES

          Assinalando o 30º aniversário da instituição, ocorrido a 22 de Fevereiro, foi anunciado o livro «Moto Clube de Albufeira - 30 anos», da autoria da jornalista Sara Alves e com prefácio do presidente Marcelina Rato. Contém o mesmo toda a história do MCA, desde a sua fundação do que é o «2º mais antigo clube de motociclismo do Algarve» e «a primeira obra literária em Portugal inteiramente dedicada a um Moto Clube».


             «GUIA PRÁTICA DA DOENÇA COVID-19»

                    ALUNOS DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE

               Um grupo de quatro alunos (Carolina Malhão, Diogo Rama, Duarte Próspe-ro e João Cardoso) da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da UAlg (Universidade do Algarve), no âmbito de uma unidade curricular do Curso de Intervenção Comunitária é o autor do livro «Guia Prático da Doença Covid - 19». Teve o mesmo apoio de uma Comissão Científica para a revisão dos conteúdos e foi redigido com uma linguagem simples e pretende educar e sensibilizar a população com uma informação útil e de base científica relativas à doença COVID - 19. Na obra são abordados tópicos como o ciclo de vida do vírus SARS - COV - 2, as implicações para a saúde ou a forma como as vacinas funcionam. O seu principal objectivo é combater a desinformação e, desta forma, ajudar o combate prático á pandemia.


              «50 ANOS A SERVIR»

                ENG. TITO OLÍVIO HENRIQUES

                A quando do cinquentenário do Rotary Clube de Faro, decano dos clubes rotários algarvios, fundado a 16 de Novembro de 1961, foi  editado um livro da autoria do Engenheiro Tito Olívio Henriques, antigo Presidente e o mais antigo dos membros do clube. Esta obra foi agora incluída na «cápsula do tempo» no «Padrão ao Rotary Internacional» (Passeio Ribeirinho) a quando da comemoração do «Dia Mundial de Rotary» (23 de Fevereiro). Nele se inclui uma mensagem do past - presidente Dr. Joaquim Gago Mendoza, conhecido médico veterinário, que presidia ao Rotary Clube de Faro no período de 1961/62 e dedicado sub - director do mensário «Notícias de São Brás».


                                                                                               JOÃO LEAL  


 «DIA MUNDIAL DE ROTARY»

ASSINALADO EM FARO


                     A comemoração do «Dia Mundial de Rotary», efeméride vivida a 23 de Fevereiro, na ocorrência do 116º aniversário deste movimento criado em Chicago pelo advogado Paul Harris, foi assinalado pelo Rotary Clube de Faro, decano dos clubes rotários algarvios, com várias cerimónias. De manhã, na Praça dos Combatentes, rotunda do Palácio da Justiça (Avenida 5 de Outubro) foi descerrada uma placa evocativa da fundação do clube farense ocorrida a 16 de Novembro de 1961. O descerramento foi efectuado pelos dois mais antigos sócios, o Eng. Tito Olívio Henriques e Henrique Luís Brito Figueira, usando da palavra, a propósito do acto o Eng. Bruno de Azevedo Lage (presidente do RCF). Já anteriormente e no mesmo existiu uma idêntica placa que foi destruída, há anos, num acto de vandalismo.

                       Á tarde, no Passeio Ribeirinho, junto ás árvores plantadas a quando da VOG (Visita Oficial do Governador), Roberto Carvalho (Distrito Rotário 1960) e com a presença do Dr. Rogério Bacalhau Coelho (Presidente da Câmara Municipal de Faro e antigo rotário) foi descerrada um padrão evocativo do «Dia Mundial de Rotary» e colocada uma «cápsula do tempo», que será aberta em 16 de Novembro de 2061, no centenário do Rotary Clube de Faro.


                                                                           JOÃO LEAL