quinta-feira, 18 de março de 2021

Caros Costeletas

 A nossa Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira está muito perto de comemorar mais um aniversário. A situação em que nos encontramos não nos foi possível comemorar o 29 aniversário devido ao COVID-19 e, pelo facto de estarmos em confinamento, onde foram cancelados na totalidade dois eventos previstos excepto a entrega do prémio de melhor aluna do ano, sendo o mesmo entregue no mês de Dezembro de 2020, numa cerimónia muito simples sem a presença do patrono do mesmo, o ilustre costeleta Professor Universitário Vasco Gil Mantas mas, com a presença da Directora da escola Dra. Ana Paula, do Presidente da Associação Florêncio Vargues, do tesoureiro da Associação Professor Eurico Bárbara, do vogal José Paulo Quintino do Presidente da Assembleia Geral Joaquim Eduardo Teixeira, a aluna premiada Catarina Inácio Candeias que se fez acompanhada por seus Pais e familiares. Tudo isto fora do prazo previsto que seria no almoço convívio de Abril, altura de nos encontrarmos na cantina da nossa Escola em confraternização de "Costeletas". 

Numa altura em em que nos preparavamos para celebrar o trigésimo (30) aniversário da nossa Associação com pompa e circunstância, com um programa muito semelhante ao aniversário anterior, mais uma vez e, devido à situação que estamos a viver por causa da pandemia causada pelo COVID-19, não nos é possível marcarmos a nossa presença em mais um grande convívio de "Costeletas", onde este ano,  o patrono do Prémio de melhor aluno ou aluna é, um grande colega costeleta, um grande empresário industrial que dá pelo nome de Parreira Afonso.
 
O referido prémio está de pé, como ficou decidido em reunião de direcção. A sua entrega será feita numa data possível ainda no corrente ano, num convívio a ser realizado dentro das normas aconselháveis ou, nos moldes do anterior. 

Estou mais ou menos confiante, que será possível, desde que hajam condições, mesmo com um número mínimo de participantes "Costeletas" e acompanhantes para a reali-zação  de um convívio de Natal para uma confraternização saudável  e, assim perdemos festejar uma época espe-cial. 

Sem mais, sou com grandes saudações para todos os Costeletas, 

            O Presidente da Direção da AAAETC 

            Florêncio Pereira Vargues 

 PAPA FRANCISCO:


          «SER GUARDA - REDES

FOI UMA GRANDE ESCOLA DE VIRTUDES»


                       Sabe-se do grande interesse e empenho que o Santo Padre tem pelo futebol de que foi entusiasta praticante na sua Buenos Aires natal, adepto confesso do San Lorenzo de Almagro e que prossegue com um conhecimento directo da modalidade nos nossos dias. Um indicador concreto desta valência é o livro «O desporto segundo o Papa Francisco».

                     No final do ano transacto deu uma entrevista ao conhecido jornal desportivo italiano «La Gazzetta dello Sport» em que abordou de modo especial as suas ligações com o futebol. Afirmou Francisco I: «Quando criança, eu gostava de futebol, mas não era um dos melhores, antes pelo contrário, era o que na Argentina chamam de «pata dura», literalmente «perna dura». É por isso que sempre me puseram a jogar na baliza, mas ser guarda-redes foi uma grande escola de vida para mim. O guarda-redes tem de estar pronto para responder aos perigos que pode chegar de qualquer lado». Nesta en-trevista, que decorreu na Casa de Santa Marta, no Vaticano, o Santo Padre respondeu a 31 questões colocadas pelos jornalistas Stefano Barigelli (director do «La Gazzetta dello Sport»), Pier Bergonzi (subdirector) e padre Marco Pozza, sacerdote maratonista que faz do desporto uma missão. Versavam as mesmas a temas ligados à lealdade, compromisso, sacrifício, inclusão, espírito de equipa, ascetismo e redenção, resumindo o pensamento papal sobre «a importância e o valor do desporto».

                    As idas ao estádio, menino e moço, com a família, aos domingos, para ver jogar o «seu» San Lorenzo; do famoso Diego Maradona («grande campeão, mas um homem muito frágil»), o «doping» («prática que anula a dignidade do atleta»), a força de vontade dos campeões (é melhor uma derrota limpa do que uma vitória suja»), etc.   

        Terminou afirmando o Papa Francisco:« Que  Deus nos dê dias santos. Rezem por mim, por favor, para que eu não pare de treinar com Deus».


                                            JOÃO LEAL


CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE



       «CAVALOS DE GUERRA»,

ÊXITOS AQUÉM E ALÉM


        Estão a ser plenamente alcançados os objectivos que levaram o Município de Olhão á produção do filme «Cavalos de Guerra», que faz o retrato da vida marinha no Parque Natural da Ria Formosa, o maior acidente hidrográfico no seu género em todo o espaço europeu. Obra do realizador leiriense João Rodrigues tem conhecido várias distinções em nomeados festivais, alguns dos quais promovidos no Continente Americano. Foram os casos da Argentina(Patagónia) e dos Estados Unidos (Califórnia). Mas há que considerar toda a acção pedagógica e política que o mesmo tem desenvolvido. No primeiro caso através de uma ampla missão sensibilizadora que o documentário tem motivado para os valores ambientais e de preservação dos seus valores, de modo próprio no que concerne aos cavalos marinhos. Segundo o censo de 2001 eram estimados em cerca de 2 milhões os exemplares existentes no espaço interior que vai do Ancão a Cacela e que, passadas duas décadas a sua prevalência situa-se muito abaixo dos cem mil. Perante esta «situação gravíssima» e por acção de «Cavalos de Guerra» já foram criadas duas reservas marinhas, as quais têm o estatuto de protecção total para o cavalo marinho.

      O realizador João Rodrigues é, de há muito, um apaixonado pelo meio marinho. Natural de Ortigosa, no concelho de Leiria, foi na Praia da Vieira (Marinha Grande) que lhe veio esta paixão pelo Mar. A prática do surf deu-lhe um diálogo íntimo com essa dedicação, que prosseguiu com outras actividades, inclusive para além do Atlântico, bem testemunhada nesta película a que a Câmara Municipal de Olhão, concelho que é «capital da Ria Formosa» deu o seu aval.


                                         JOÃO LEAL


LIVROS QUE AO ALGARVE INTERESSAM

  «AS MINHAS EMOÇÕES,

CRENÇAS, SONHOS...»


                                                  ANA VIEGAS


       Natural de Vila Real de Santo António a escritora, tradutora, revisora e professora de português para estrangeiros, prepara a edição de uma colecção de 15 livros de sua autoria destinados ao desenvolvimento pessoal para crianças e jovens. Cada um destes tem o seu título - «As minhas emoções», «Os meus sonhos», «As minhas crenças»....

       A obra disponível também em formato digital e audio, inclui ainda actividades de leitura e de escrita, para os mais novos, com conselhos para os seus educadores.

      Promover a curiosidade, o questionamento e a autonomia  são alguns dos objectivos desta colecção de livros para cuja edição Ana Viegas recorreu ao «crowdfunding, devendo as doações serem enviadas através do site www.crowfunding.ppl.pt.


                                               JOÃO LEAL


INFORMANDO

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


       Ulisses Marreiros, o conhecido director hoteleiro natural de Faro foi nomeado para a direcção geral de um dos mais mediáticos hotéis do Mundo, o Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

        «Do Sudoeste de Portugal para o Mundo» é o título da acção promocional turística que vai decorrer online entre 21 e 27 de Março. Organizada pela Rota Vicentina comporta um vasto programa que inclui 3 colóquios sobre sustentabilidade e a antestreia do documentário «A Costa das Cegonhas - Retrato Natural do Sudoeste».

            O «I Concurso de Gastronomia da Ria Formosa» tem inscrições abertas até 24 de Abril e é promovido pela Confraria Marinha da Ria Formosa. O objectivo é a recolha de receitas de pratos confecionados com produtos da Ria, as quais serão posteriormente publicadas em livro. O certame está aberto a estabelecimento de hotelaria, restauração e concorrentes particulares portugueses e estrangeiros, desde que residam no Algarve.

               Portugal foi eliminado da «lista vermelha» da Alemanha, Suíça e Grã Bretanha, o que augura boas perspectivas para o turismo algarvio.

                O Aeroporto de Faro iluminou-se de verde na noite de 17 de Março, assinalando o «Dia de São Patrício / Dia Nacional da Irlanda», numa iniciativa conjunta com as entidades de turismo irlandesa e portuguesa.

                  O jornalista e escritor de turismo e viagens Vasco Calixto vai publicar mais um livro, a juntar às dezenas já saídos e desta feita dedicada aos 500 anos da Viagem de Circunavegação realizada por Fernão de Magalhães e Sebastião Delcano. A obra será apresentada a 27 de Abril na efeméride da morte de Magalhães (1521).

                 Em despacho conjunto das Secretarias de Estado do Turismo e do Património Cultural foi emitido o certificado do «I Caminho Português de Santiago Central» que, partindo do Ameixial (Serra do Caldeirão) segue, pela antiga Via Romana, por Almodôvar, atravessando o Alentejo e o Ribatejo, ao longo de 435 klms., em 19 etapas e 16 municípios. 

                  O «23º Portugal de Lés a Lés», maratona motociclista a decorrer de 2 a 5 de Junho, ao longo da EN 2 (Chaves / Faro) terá a prevista participação de 2 mil motards.

                    A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Secção de Vila Real de Santo António), na comemoração dos 15 anos de actividade organiza o «I Curso de Turismo da Natureza e Aventura», destinado à «nova forma de fazer turismo».

                    «Encostas do Cadoiço e Campos de Megalapiás: revelar o que já existe», um projecto da Almargem e do Município de Loulé, que decorreu em 2019 e 2020, visando a promoção e valorização ambiental dos 2 territórios, com importância histórica para aquele concelho e para as populações que lá se fixaram, é o título de 2 brochuras. Iniciativa conjunta das duas entidades terá em breve a edição e distribuição em papel reciclado.


                                                                                   JOÃO LEAL