domingo, 28 de março de 2021

  Trigésimo (30) aniversário da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira

Caros Costeletas

A nossa Associação irá celebrar no dia 2 de Abril de 2021 a bonita idade de trinta anos de existência, durante os quais, teve uma actividade em pleno com várias direcções, com a realização de alguns  convívios, como a realização do almoço de aniversário no mês de Abril, o grande almoço anual no mês de Junho, assim como o almoço de Natal no mês de Dezembro.

 A Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira, em Assembleia Geral, decidiu atribuir o prémio de melhor aluno ou aluna, que ao longo dos anos da sua existência, tem mantido a atribuição do referido prémio.

Para além destas funcionalidades exercidas pela nossa Associação, foi cedido pela Direcção da Escola Secundária Tomás Cabreira uma sala, onde são realizadas as reuniões de Direcção assim, como serve para guardar todo o arquivo.

Nas comemorações do trigésimo aniversário e, devido à situação de pandemia que se encontra o nosso País, como já referi noutra publicação, só iremos poder atribuir o prémio como tem sido feito ultimamente.

Em relação ao aniversário, nada melhor do que receber um presente. Assim, em lugar de termos uma sala, passamos a ter duas salas. A uma das salas, será dado o nome: Sala Professor Américo, em homenagem ao principal responsável pela criação da Associação, como ilustre Professor de Educação Física "ginástica" e como um dos sócios honorários. Por outro lado, será assinado um protocolo entre a Direcção da Escola Secundária Tomás Cabreira e a Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás, garantindo um espaço na Biblioteca da Escola, onde será possível aceder ao espólio doado pelo Professor Américo à Associação e, que ficará com o nome do Professor.

Esta, foi a melhor situação viável, pelo facto de ser um lugar privilegiado aberto a todos os sócios, e seus familiares, aos Professores, pessoal administrativo, alunos e alguns visitantes que queiram realizar uma leitura mais confortável, dentro do horário de expediente da referida Escola. Se, o referido espólio ficasse nas instalações que a Associação possui, seria muito mais difícil o seu acesso à leitura.

Além dos livros doados por esse grande e ilustre costeleta que foi e é, o Professor Américo sempre lembrado por todos nós, também haverá sempre um espaço para receber livros dos nossos colegas costeletas que queiram fazer alguma doação à Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira.
 
Não estaremos presentes para celebrar e cantar os parabéns, mas digo-vos que estamos todos de parabéns por mais um aniversário e, continuarmos com os nossos objectivos, traçados no nosso mandato. 

Sem outro assunto, aqui deixo um grande abraço de costeleta, 

O Presidente da Direcção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira 


             Florêncio Pereira Vargues