terça-feira, 30 de março de 2021

TRATANDO DA SAÚDE

 INFORMANDO

O Roger vai parar o Blog a partir de hoje.

MOTIVO

Fazer preparativos para efetuar uma cirurgia marcada para o dia 2 próximo,  no Hospital Distrital, para extração de um tumor.

Roger

No dia 31 compareci no Estádio Algarve para fazer teste covid-19, numa fila enorme de carros.

No dia 2 às 08h30 compareci no hospital para fazer a cirurgia, já depois das10 horas extrairam-me o tumor. Parece que tudo correu bem. 2ª feira, dia 25, terei de comparecer no Centro de Saúde para tratar do penso.

Estou a anti-biótico e sinto-me bem.

Um abraço

Roger

Hoje,  9 de Abril, oitavo dia após a operação a que fui submetido, reabro o Bogue Costeleta e começo a colocar as mensagens recebidas que espero, sejam de vosso agrado o envio agradecido ao nosso "jornalista Costeleta" João Leal.

Roger


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL


     

                LIXO NO LIXO


            Indesejavelmente durante anos e anos e antes do, também indesejável, surto pandémico que enfrentamos, era presença nefasta nas nossas calçadas, com todos os perversos efeitos daí advindos, preservativos utilizados, agulhas de injecções de droga e pontas de cigarros. Via-se, nalguns sítios estes «despojos» numa presença indesejável por todos, mas em que muitos colaboravam. 

              O que sobrava do tabaco consumido, com todos os malefícios que o mesmo provoca, diminuiu expressivamente, por via de acções pedagógicas (conselhos, campanhas, colocação de recipientes para lançar as «beatas», intensificação da recolha das mesmas pelo pessoal camarário da limpeza, etc.) ou repressivas (multas e outras). 

              Mas a este «trio invasor» (preservativos, seringas e restos de cigarros) um outro agentes, igualmente perverso se veio juntar nos dois anos da pandemia - as «máscaras». Pensamos que é uma excelente ideia, necessária e de toda a conveniência e prestabilidade a mudança periódica do referido protector das vias respiratórias contra o vírus e de uso obrigatório. 

                O que não aceitamos ou discordamos é que as «máscaras» sejam lançadas a esmo, em todos os sítios e locais por descuidados cidadãos. Talvez que uma campanha no sentido de o seu lançamento em locais apropriados e uma maior multiplicação destes seja um seguro caminho a seguir para o bem e protecção de todos.


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



                  ELIDÉRICO VIEGAS,

UM ALGARVIO DE ELEIÇÃO!


                  Une-nos o mesmo espírito e sentido daquela actividade, o turismo, que sendo fundamental para o Algarve é-o também paridade de percursos profissionais ao longo de mais de meio século. Daí os naturais e consequentes contactos, vivências, encontros e divergências com aquele que é, sem dúvida, uma referência inquestionável, uma dedicação plena e uma figura, pela sua acção, de primeiro plano, na actividade turística regional e nacional.

                   Elidérico Viegas, nascido na freguesia de Paderne, no concelho (Albufeira) que é capital da «indústria sem chaminés», um algarvio dos quatro costados, porque cinco não o temos, profissional do sector há mais de meio século, com início em 1966, era o carismático e interventivo Presidente / Fundador da interventiva AEHTA (Associação das Empresas de Hotelaria e Turismo do Algarve) desde a hora primeira da vivência desta entidade associativa (1976). Escrevemos «era» porque se demitiu das funções na sequência de uma entrevista concedida ao diário «I», prevendo a não presença de turistas portugueses durante o período pascal na região sulina. Os seus colegas de Direcção da AEHTA discordaram do conteúdo das declarações e perante este facto o interventor em prol do turismo algarvio demitiu-se. Não vamos expressar as razões exis-tentes de lado a lado, lembrando Pirandelo - «para cada um a sua verdade». 

                  Manifestamos é sim o quanto apreciamos o trabalho quotidiano desenvolvido pelo Vice - Presidente da CTP (Confederação do Turismo Português), de que foi também um dos cofundadores e do Vice - Cônsul da Polónia no Algarve, aquele algarvio de quem Hélder Pires (ex - Presidente da RTA) afirmou: «foi sempre uma voz incómoda para os poderes instalados em Lisboa». 


 DR. HONORATO RICARDO,

UM «COSTELETA»

NOME PROPOSTO PARA A ESCOLA DA FUSETA


                      Paira na saudosa memória de todos nós o nome do nosso colega e sempre amigo Doutor Honorato Pisco Ricardo, que frequentou as Escolas Serpa Pinto e Tomás Cabreira e mais tarde a Escola do Magistério Primário, vindo posteriormente a licenciar-se em História. Um homem que enfrentou com querer, trabalho e inteligência as dificuldades da vida, quer físicas quer materiais e se houve sempre com uma congénita bondade e humildade, sendo a personificação do ideário da nossa Associação - «Vitalidade, Fraternidade, Solidariedade».

                          Natural da Conceição de Faro (22 de Dezembro de 1935) e onde se encontra sepultado (9 de Abril de 2004) viveu a maior parte da sua vida na Fuseta, leccionando na Escola Primária e no Telescola, que juntamente com o Pároco Padre Américo Gomes dos Santos, fundou em1960. Ali desenvolveu uma importante acção educativa, social e comunitária. Depois da licenciatura o Honorato exerceu o ensino em vários estabelecimentos de Olhão (Escolas Dr. Alberto Iria, Carlos da Maia e Dr. João Lúcio) e Faro (Colégio Algarve).

                            A União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta propôs o nome deste sempre lembrado «costeleta» para o processo de atribuição do patrono da escola de ensino básico da Fuseta, decorrendo as candidaturas até final de Março. Esperamos que, como de toda a justiça esta proposta seja aceite!


                                                            JOÃO LEAL 


 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA


       Após 25 anos do exercício das funções de Presidente da AEHTA (Associação dos Empresários de Hotelaria e Turismo do Algarve), de que foi fundador em 1995, o «costeleta» Elidérico Viegas, antigo aluno da Escola Tomás Cabreira, demitiu-se destas funções, em que se houve com todo o empenho, dedicação e valor. A causa foi uma entrevista dada ao jornal «I», com cujo conteúdo não concordaram os seus colegas vice - presidentes, versando a presença de turistas nacionais durante o período pascal no Algarve. Conforme referiu Hélder Pires, hoteleiro e antigo presidente da Região de Turismo do Algarve: «Elidérico Viegas foi sempre uma voz incómoda para os poderes instalados em Lisboa».

         Novos voos para o próximo Verão foram anunciados para o Aeroporto de Faro. A mais importante companhia low cost da Europa, a Ryanair, vai realizar voos diários entre Belfast (capital da Irlanda do Norte), enquanto a espanhola Volotea inicia duas ligações semanais desde Bilbau a partir de 2 de Julho.

          «Cada euro investido gerou o dobro», tem sido o resultado da «PTMàMESA», uma iniciativa do Município de Portimão, no qual investiu 60 mil euros e que consiste no serviço gratuito de entrega da comida ao domicílio por 76 restaurantes e pastelarias em «take away».

            A Câmara Municipal de Loulé e a Federação Portuguesa de Ciclismo vão criar o «Centro Cycling Portugal», com o objectivo de atrair turismo desportivo e de lazer. Serão criados 20 percursos feitos com bicicleta ou correndo, com partida e chegada a Loulé e pontos principais em Alte e no Ameixial.

            O sotavento algarvio lidera, segundo o portal OLX, a procura de casas para férias no próximo Verão, com preferência pelas tipologias T2 (33%) e T1 (25%).

            Presença do Turismo Algarvio na Assembleia da República. Os deputados socialistas entregaram um projecto de resolução para que o Governo continue a disponibilizar o programa de apoio à produção cultural e à criação artística «como instrumentos de desenvolvimento económico e de diferenciação da maior região turística do País». Por seu turno os deputados do PSD manifestaram-se contra a proibição, pelo Executivo, de público no AIA (Autódromo Internacional do Algarve) a quando dos Grandes Prémios de F1 e de Moto.

                                                      JOÃO LEAL


CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE = joão leal



             A «CONSERVEIRA DO SUL» E O HUMBERTO FERREIRA


             A recente transacção da prestigiada e histórica unidade fabril de Olhão «Conserveira do Sul» que mudou, ao cabo de 70 anos e de 4 gerações da família do seu lembrado fundador, o empresário e dirigente do Sporting Clube Olhanense, para um investidor português, o «Grow Capital Partners», trouxe-me à lembrança um dos meus grandes amigos desde os anos 50 do século XX, o Humberto Jacinto Ferreira. Frequentámos as Secções Preparatórias da Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira, juntamente com outro conhecido olhanense e também jogador daquele clube, o Eduardo da Conceição Pires. Este era guarda-redes, enquanto o Humberto se havia como dianteiro. Veio de então a nossa fraterna amizade com duas referências do historial de Olhão e ambos faleceram cedo, de modo próprio, o que viria a ser mais tarde, o «responsável pela produção e transformação» na Conserveira do Sul, com o óbito ocorrido em 1985. «Costeletas assumidos» (antigos alunos da Tomás Cabreira) várias vezes vestiram a camisola azul e grenat deste estabelecimento, de modo próprio nos carismáticos desafios entre a Escola e o Liceu, como o fizeram com valor, empenho e amor clubista quando jogaram no clube do coração, o Olhanense. O industrial era um moço franco, honesto e vertical, com aluno, com avançados conhecimentos a Inglês já que tinha um professor particular, o suiço e pastor evangélico «Herr Buhler», que o preparava para a sua futura vida na empresa.

             Seguiu, na íntegra, o lema de seu pai - «Perseverança, trabalho, fé e senso», conforme o assinala o historiador olhanense João Villares no livro «A história de uma vida- António Jacinto Ferreira», publicado em 1997. Nasceu em São Clemente (Loulé), a 15 de Janeiro de 1903 e fez um percurso existencial por Beja, Setúbal e Olhão. Á então «Vila de Olhão da Restauração» chegou adolescente, com 15 anos e um dos seus primeiros contactos foi com Mr. Cassiano na sua «Escola / Academia do Largo da Feira». Depois foi toda uma árdua vida de intenso labor que o levaram à criação da «Conserveira do Sul», uma das referências maiores da mais importante indústria desta terra marinheira e com o lançamento de prestigiadas conservas a nível mundial, como as famosas marcas «Manná», «Good Boy» e «Júpiter». Os novos proprietários declararam os propósitos de expandir a actividade, manter as melhores relações com a centena de colaboradores e criar uma maior implantação além-fronteiras.  

           Na lembrança sempre saudosa do colega e amigo que foi o Humberto, as homenagens devidas a seu Pai, António Jacinto Ferreira, que em Olhão, onde foi um benemérito interventor na vida local, em especial como dirigente do Sporting Clube Olhanense e da Sociedade Recreativa Progresso Olhanense, faleceu aos 87 anos.


                                                                              JOÃO LEAL 


PARABÉNS A VOCÊ - Sócios Costeletas

 

ABRIL                ANIVERSÁRIOS

1 – José Epifânio Aurélio Ramos; Jorge de Sena Cristina Aleixo; Manuel Francisco Uva Jacinto; Maria Solange Madeira Isidoro. 2 - Lília Rosalina Santos Matos. 4 -Álvaro Manuel Correia Ponte; João Vitorino Mendes Bica. 5 - Rui Patrício da Rocha Guerreiro. 7 – Maria da Piedade Coelho Santa Rita C. Correia; Laura da Piedade Braz.  9 – Maria da Conceição Carmo Sério; Maria Mabel R. Paiva Pires Gomes. 10 -  Silvino dos Santos Cabecinha. 11 - Estanislau Miguel Conceição Silva; José Domingos Barão; Ana Maria Nobre dos Santos Ramos Cavaco. 12 - João Vítor Jesus Martins; Marília Vicente Viegas Pedrinho Martins. 13 - José Paixão Neves Pudim; José Hermenegildo Mendonça Soares. 14 - António Belo Carvalho; Edéria Maria Apolo de Mendonça Gama.15 - José Travassos Machado. 16 – Maria de Fátima Silva. 17 - José Quirino Espírito Santo Cabrita; Augusto Maria Coelho. 19 - Amaranto José Cavaco Romão . 21 - Alberto Santos Pereira Rocha; António Guilherme; Anselmo de Jesus Nunes Correia. 22 –Maria Graciete Passos Valente Santos Transmontano de Carvalho; Maria Lurdes Simão Vale. 23 - António Jorge Pereira da Silva Gago. 25 – Umbelina Conceição Máximo Cavaco. Fernando Manuel Gomes Palma; José Francisco Coelho Cabanita. 26 – Fernando Manuel Gomes Palma; José Francisco Coelho Cabanita. 28 - Rui Nobre Rodrigues. 30 – Maria Graciete da Piedade Santos Ribeiro.

                                      FELICIDADES PARA TODOS