sábado, 22 de maio de 2021

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 

                    UM CIDADÃO ÍNTEGRO, UM POLÍCIA EXEMPLAR

                     Na minha actividade jornalística, quer quando função profissionalizada quer, como agora acontece, como lazer fundamental, já que escrever é uma necessidade vital, ao longo destes 67 anos, tive o grato e afectivo ensejo de criar muitas e saudáveis amizades. São-no daquelas que «parecem para sempre» e assim acontecem já que se prolongam, pela saudade, para além da morte. Entre os casos vários e nesta situação o que nem sempre é fácil com um responsável pelas Forças de Segurança, conhecidos não raros os conflitos, entre os chamados «segredos» e o dever de informar.

                     Assim aconteceu e com que pesar o assinalo com o falecido Subintendente da PSP Cesário José Barreto Gadelha, que nesta data (21 de Maio de 2021) foi a sepultar no Cemitério da Penha, na zona nascente da cidade a que tão devotadamente se consagrou. Foi um daqueles «farenses não nascidos em Faro» que, desde os idos de 1964, quando era Subchefe, com ausências que mais elevadas funções o motivavam, marcou de forma incontornável o seu perfil de homem, de humanista, de amigo dedicado, de motivador de grandes causas e que nos deixou, aos 87 anos de idade, após doença incurável.

                      Nascido em Nossa Senhora do Machede, freguesia do concelho de Évora, soube trilhar os degraus da vida com determinação, coragem, mérito e dignidade, ascendendo, por valor próprio e vontade nunca desmentida, as provas múltiplas a que foi sujeito, construindo uma carreira de grande dignidade. Durante as dezenas de anos em que esteve na terra sulina, após comandar a PSP no distrito de Beja, sendo responsável pela Divisão do Aeroporto Internacional de Faro e, por esta Força de Segurança de tão expressivo sentido cívico ao nível regional, soube conquistar a admiração, o respeito, a simpatia e o apreço de todos. Nesta globalidade queremos envolver desde os superiores hierárquicos a todos os elementos da sociedade civil e essa pleíade de dedicados e assumidos homens que são os referidos como «polícias» na sua complexa e sensível forma de estar e de ser.

                     Muito nos apraz recordar, até pelo envolvimento que com a mesma tivemos por via da amizade em que havíamos, o que foi o seu papel na criação e vivência da Delegação Distrital da ANAP (Associação Nacional dos Aposentados da Polícia) ou, numa extensão além - fronteiras, com a IPA (Associação Internacional da Polícia).  Em ambas as entidades houve o ensejo de se testemunhar a generosidade e capacidade interventiva do Subintendente Cesário Gadelha, tal como o chefe de família, expressando o nosso pesar na pessoa de sua dedicada Esposa, D. Tomásia, e o amigo dilecto que o era e foi para todos. 


 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA


               A Raynair anunciou a realização de mais 13 voos semanais desde a Escócia, país que incluiu o Algarve na «lista verde» para o Aeroporto de Faro.  Os mesmos têm origem em Edimburgo (7) e Aberdeen e Glasgow (3 cada um).

                A EN2, a mais extensa de Portugal ligando Chaves a Faro, terá um novo hotel em Góis, o «N2 Hotel». Trata-se da adaptação do antigo Hospital Monteiro Bastos, propriedade da Misericórdia num investimento do empresário Neves Pedro.

                 O 1º prémio do Concurso Gastronómico promovido pela Confraria Marinha da Ria Formosa teve como vencedor a receita da Chef Mariline Pinguinha «Fedeus com Esturre», uma sobremesa que figurará, tal como as outras 5 classificadas no livro «A Ria Formosa -Gastronomia, Tradições, Gentes e Herança Histórica», a editar até final do ano.

                  A C.P. criou um pacote de 17 920 viagens entre Faro e Lisboa, com 271 lugares / dia, até 31 de Julho, com um desconto de 80%, valor de 4,5 euros por viagem no combóio intercidade, em 2ª classe,

                 Terá um investimento de 25 milhões de euros e a criação de 620 postos de trabalho o «Sudoeste Retail Park», a construir em Alcantarilha, junto à Via do Infante e E.N. 125. Estará a funcionar no Verão de 2022 e com os seus 14 500m2 ficará sendo o maior do Algarve.

                 A Selecção A de Portugal em futebol efectuará 3 jogos no Estádio do Algarve, no espaço de mês e meio, visando, segundo o presidente da FPF, Fernando Gomes, «apoiar uma Região que necessita da retoma da economia e do turismo». Os encontros são de apuramento para o Mundial a disputar em 2022 no Qatar contra a Irlanda (1 de Setembro) e Luxemburgo (12 de Outubro) e um particular contra o Qatar (9 de Outubro).

                 A Região de Turismo do Algarve (RTA) tem em execução 6 projectos no valor de 1,36 milhões de euros, que contam com um apoio de 890 mil euros da União Europeia, no âmbito do Programa Operacional CRESC Algarve 2020.


                                                  JOÃO LEAL


LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM



                    «COVID 19

- JOGOS DE PODER»

                                     DR. NUNO CAMPOS INÁCIO


                   É uma das mais mediáticas referências na literatura e na actividade cultural algarvias neste nosso tempo. Superando todas as barreiras e contingências que a pandemia tem radicalmente imposto o portimonense Dr. Nuno Inácio de Campos continua a desenvolver uma intensa actividade nos vários campos a que tão fervorosa e com saber se dedica, Isto porque seja da geneologia, onde atesta uma marca e uma posição de relevante presença, como na investigação histórica, onde é mestre à ficção, onde se revela todo um poder criativo, aparece-nos com intensa e desejada presença a trazer constantes novas, São-no de fino quilate como acontece com a obra ficcionista «Covid 19 - jogos de poder», um assunto da mais flagrante actualidade porque faz história com a História dos dois últimos anos deste nosso tempo.

                     A acção da obra decorre em 50 cidades de 25 países, onde se cruzam e encontram «em jogos de poder, traição, sedução e prazer» 13 personagens. Estas vão do economista britânico «aspirante a Primeiro Ministro», Mark Dufly à veneziana Anha Sena ou a Gudi Miyamto (quadro médio numa empresa gigante da tecnologia).

                       O dr. Nuno Campos Inácio, de 49 anos, é licenciado em Direito, trabalha e vive na sua cidade natal e publicou em 1999, ao virar do século, o seu primeiro livro «Bem vestido...com as meias rotas», seguindo-se toda uma intensa produção literária. Em 2012 deu um passo da mais decidida importância para a literatura algarvia, sendo um dos fundadores da editora ARANDIS, sediada em Albufeira e que é responsável pela edição de obras de dezenas de escritores algarvios.


                                     JOÃO LEAL


 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA


          A CCDRA (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Algarve), através do seu Presidente, Dr. José Apolinário Portada. expressou a necessidade de uma linha de eléctrico (tram train) que faça, entre outras, a ligação de Faro (estação ferroviária) para o Aeroporto, Universidade - Campus das Gambelas, Parque das Cidades, Loulé e o futuro Hospital.

            No âmbito da abertura, em Junho, no Aeroporto de Faro a companhia de low cost que mais opera para o Algarve realizou uma acção pedagógica na E.B. 1 de Marchil com a presença de um piloto que dialogou com as crianças.

             O Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Dr. Jorge Botelho, presidiu no «Dia do Concelho de Loulé» (13 de Maio) à inauguração da 2ª fase do Passeio das Dunas e da requalificação da Avenida da Paria da Marina, em Vilamoura «obras marcantes na mudança que tem sido feita no núcleo urbano de Quarteira / Vilamoura» e que importaram em 920 mil euros.

                 No início turístico do desconfinamento, a 17 de Maio, o Aeroporto de Faro recebeu 5,5 mil turistas provenientes do Reino Unido. Foram cumprimentados pelo Dr. João Fernandes (Presidente da ATA) e obsequiados com várias lembranças.

                 Reabriu, após mais de um ano de encerramento, o centenário Café Aliança, na Baixa de Faro, sob a direcção do conhecido chef algarvio Jorge Condinho.

                   Pela vez primeira um vinho branco ganhou a «Grande Medalha de Ouro» do Concurso de Vinhos do Algarve, que decorreu em Lagoa («Cidade do Vinho»). Trata-se do «Dona Niza Arinto 2019», produzido por Obserpolis, Unipessoal.

                  Mais de dois mil cidadãos assinaram uma petição para a construção de uma ponte pedonal entre Cabanas e a Ilha, invocando questões de segurança e livre acesso.

                                                JOÃO LEAL 


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»


                            «TEIA DE IMPULSOS»

                    Assinalando o décimo aniversário desta prestimosa associação sediada em Portimão foi lançado um livro em que se assinalam, através de vários e testemunhantes contributos o que tem sido a sua dinâmica existência. O evento decorreu no Jardim 1º de Dezembro, naquela cidade e foi referido o exemplo de criatividade, de trabalho de equipa e de seriedade da «Teia de Impulsos». Recordamos a propósito desta década as iniciativas: «Rota do Petisco» (a maior maratona gastronómica algarvia), o «Arade Azul (limpeza da zona costeira em João de Arens) e «Os convocados para ajudar» (recolha de bens alimentares para famílias carentes de Portimão).


                         «A DOCE MELODIA DE

UM CORO DE MUDOS»

                             ARQ. PAISAGISTA GONÇALO DUARTE GOMES

                      Um valioso conjunto de crónicas da autoria do Arquitecto Paisagista Gonçalo Duarte Gomes e publicadas no «Sul Informação» foram agora compiladas em livro publicado pela editora algarvia «Sul, Sol e Sal». O prefácio desta obra é assinado pela conhecida jornalista Dra. Elisabete Rodrigues, directora daquele órgão informativo. A apresentação em Lisboa (Centro Nacional de Cultura) está confiada ao Arq. Paisagista Fernando Santos Pessoa.


                          «FERRAGUDO, UMA ECONOMIA LOCAL NO ALGARVE SETECENTISTA»

                                    DR. DAVID ROQUE

                           Os 500 anos da criação do lugar de Ferragudo, ocorrido no ano transacto, foram também assinalados com o recente lançamento do livro «Ferragudo, uma economia local no Algarve Setecentista». Foi o mesmo apresentado á beira Rio Arade, no Cais Ribeirinho. É seu autor o erudito Professor de História Dr. David Roque, natural de Ferragudo e a edição foi da Câmara Municipal de Lagoa.


                                                                           JOÃO LEAL