quinta-feira, 3 de junho de 2021

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



                         «DEUS PAN - OUTROS CONTOS»


                                                        JOSÉ DIAS SANCHO


                  Na Biblioteca Municipal Dr. M. F. Estanco Louro, em São Brás de Alportel e no âmbito das comemorações do 107º aniversário da criação deste Concelho da Beira Serra, foi apresentada a reedição do livro «Deus Pan - Outros Contos» da autoria do sambrazense Dr. José Dias Sancho. Trata-se do primeiro volume da reedição das obras deste advogado, poeta, jornalista, escritor e ficcionista ali nascido a 22 de Abril de 1898 e falecido em Faro, onde exercia as funções de Conservador dos Registos e Notariados a 11 de Janeiro de 1929. Foi co-fundador do prestigiado semanário desaparecido «Correio do Sul» e autor dos seguintes livros: «A Ceia dos Cábulas» (teatro, aos 16 anos, quando estudante do Liceu João de Deus (Faro), sátira à «Ceia dos Cardeais», de Júlio Dantas; «Ídolos de Barro» (2 volumes), «Canções de Amor», «Serenata de Mefistófeles» e «Bezerros de Ouro».

                  Esta meritória e assinalável reedição da obra de José Dias Sancho concretiza um protocolo celebrado entre a UAlg (Universidade do Algarve) e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

João Leal

 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA

        A ANAC (Autoridade Nacional da Aviação Civil) suspendeu o paraquedismo, uma prática desportiva com forte procura turística realizada a partir do Aeródromo da Penina (Portimão). Tal funcionará até que seja aprovado um «novo procedimento para garantir a segurança». Tal não afecta a linha aérea regional entre Portimão e Bragança, com paragens em Cascais, Viseu e Vila Real.

          A Visacar, empresa de aluguer e venda de viaturas, sediada em Vilamoura, assinala o 30º aniversário, segundo o seu CEO Dr. Honório Teixeira, com o «contributo para o aumento da mobilidade dos viajantes e residentes em Portugal».

           «Portimão. Sempre Perfeito» é o slogan da campanha promocional nacional, promovida pela Câmara Municipal de Portimão, que decorre até 6 de Junho e na qual convida os portugueses a redescobrir o concelho - as praias, o comércio, a gastronomia, a hotelaria e o lazer para todos os gostos.

            A «Via Algarviana» (grande rota pedestre, com 300 klms., entre Alcoutim e o Cabo de São Vicente) está mais enriquecida com 6 novas obras de arte da autoria de Tolentino Abegoaria em 3 zona do concelho de Lagos.

             A Unilab e o Grupo HPA Saúde inauguraram, em colaboração com a C.M. Faro, um Laboratório de Biologia Molecular, para apoio ao turismo da Região e integrado na Operação «Summer Save Algarve». O mesmo permite alargar a capacidade de resposta em quantidade e tempo de resposta a testes COVID - 19.

              No «Dia do Concelho» (1 de Junho) foi inaugurada em São Brás de Alportel pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o novo «Terminal Rodoviário Circular».

                                                                         JOÃO LEAL