quarta-feira, 25 de agosto de 2021

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»


                   «NO AMOR TUDO SE MOVE»

                                                CASIMIRO DE BRITO

     O poeta Casimiro de Brito, natural de Loulé, onde nasceu há 83 anos, um dos nomes maiores da poesia portuguesa contemporânea, antigo aluno da Escola Tomás Cabreira, em Faro, vai publicar um novo livro de poesia, a juntar às dezenas que constituem o seu registo bibliográfico. Chama-se 'No amor tudo se move» e inteiramente preenchido com «haikus» (forma curta da poesia japonesa, geralmente caracterizada por 3 aspectos) e de que Casimiro de Brito é um verdadeiro mestre, desde os anos 50 do século XX.

        «No amor tudo se move» pode apreciar-se ainda uma foto do poeta junto a uma árvore gigantesca em Tóquio e um conjunto de «haikus», entre os quais este: 

                             «amor oh o amor

                             num tapete voador

                             rumo ao paraíso».


                         «PORCHES COM HISTÓRIA»

                                                     FERNANDO SANTOS GRAÇA

               Conhecido jornalista, natural de Loulé, o também escritor Fernando Santos Graça, é o autor do livro «Porches com História», que assinala os 735 anos da outorga por D. Dinis (1286) à então vila e sede de concelhia desta, hoje, freguesia de Lagoa. 

                  Fernando Graça já assinou diversas obras entre as quais «Lendas Algarvias», «O mercado de Olhão» e «Lendas Alentejanas».


                           «ERA ASSIM - A MINHA ESTÓRIA DA HISTÓRIA»

                                                  MESTRE JOÃO CALDEIRA ROMÃO

               Conhecido investigador, mestre em pedagogia e antigo campeão ginasta, o vilarrealense João Caldeira Romão, em edição do autor, apresentou o livro «Era assim - a minha estória da História». Nele narra o conteúdo histórico do concelho do Iluminismo, com base na leitura de, entre outros, os escritores: Ataíde Oliveira, Carminda Cavaco, Machado Queiroz, Horta Correia, Pereira da Costa, Pedro Bandeira, António Rosa Mendes, Fernando Pessanha e Andreia Fidalgo.


                            

                     «ALBUFEIRA - FORMAÇÃO DO TURISMO E FUTURO  NO APÓS PANDEMIA»


                                                   DR. SÉRGIO PALMA BRITO

                           Um dos mais conhecidos homens do turismo português, a que alia o desempenho de vários cargos de relevante importância (sénior Analyst de Turismo e Transporte Aéreo, ex - Director Geral da Confederação do Turismo Português, etc.) o Dr. Sérgio Palma Brito, profundamente ligado ao turismo algarvio, alentejano de Aljustrel e radicado em Albufeira há anos, é o autor do livro «Albufeira - Formação do Turismo e Futuro no Após - Pandemia». Foi o mesmo apresentado no Salão Nobre dos Paços de Concelho da Cidade - Praia no «Dia do Município» (20 de Agosto) e integrado nas comemorações desta assinalada efeméride.

                          Uma vida dedicada ao turismo esta do Dr. Sérgio Palma Brito, sector em que surge como dos maiores «experts» portugueses e a que este livro vem dar uma nova acuidade. 

                          Conforme foi referido: «sistematiza memórias e documentos importantes ligados ao desenvolvimento do concelho e da Região, que retratam como era Albufeira antes da abertura do Aeroporto de Faro e no período do 25 de Abril às transformações doa anos 90».


                                                                           JOÃO LEAL   


 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA


       O festival gastronómico «Arrebita Portimão» decorreu nos dias 21 e 22 de Agosto, com a presença de 30 reputados «chefs» culinários, alguns dos quais galardoados com estrelas «Michelin». Foi organizado pela «Amuse Bouche» e ocupou duas ruas da baixa portimonense.

           As minas de sal gema de Loulé retomaram a sua vertente turística, interrompidas há dois anos. São efectuadas quatro viagens diárias, a uma profundidade de 230 metros, com uma duração de duas horas. O circuito ao «Mar de Tethys», transformado em sal gema há 230 milhões de anos e a uma temperatura constante de 23 graus percorre 230 metros da mina numa cabine metálica com capacidade para 30 pessoas.

             Reabriu, com diversos melhoramentos o Parque de Campismo da Ilha de Tavira, encerrado há um ano, devido à pandemia.

              Intitula-se «A Voz do Mar» o filme promocional da Câmara Municipal de Vila do Bispo, que conta com a participação da bodyborder Joana Schenker, campeã do Mundo e da Europa. O objectivo é captar mais turistas para o concelho mostrando «Vila do Bispo, um território claramente diferente.

                A companhia aérea Jet2 reforça o seu programa de Inverno 2022 / 23, a partir ou com chegada a Faro, desde 8 aeroportos na Grã Bretanha: Belfast, Birmingham, Bristol, Edimburgo, Glasgow, Manchester, Newcastle e Londres / Stansted, com 3 a 5 voos semanais.

                  O Turismo Algarve esteve presente, pela primeira vez, na «Loop Summer», em Francforte, com objectivos promocionais nos mercados alemão, austríaco e suiço visando turistas de luxo.

                   O golfe «Monte Rei & Country», em Cacela, foi afectado pelo incêndio que lavrou nos concelhos de Castro Marim, Vila Real de Santo António e Tavira, destruindo o café do complexo.

                     Os 30 campos de golfe do Algarve, considerados dos melhores da Europa, colocaram o distrito de Faro no topo do ranking português do destino de prática desta modalidade turístico / desportiva.

                       A CCDRA (Comissão de Desenvolvimento Regional do Algarve) já despendeu 6 milhões de euros na formação turístico / hoteleira de jovens, através do plano de acção «Reactivar o Turismo / Construir Futuro», no âmbito do quadro financeiro de 2021 / 23.

                       O conhecido empresário turístico lacobrigense Dr. Eurico Faustino Correia («Eurico Pascoal») mentor das marinas de Lagos e Portimão e com assinalada presença no sector da economia azul faleceu a 15 de Agosto. O Município de Lagos emitiu um voto de pesar pela morte deste arreigado algarvio que foi Deputado à Assembleia da República sendo como dos primeiros eleitos Deputado Honorário.

   

                                                                                  JOÃO LEAL


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



 /1920»«LEVANTAMENTO ENCICLOPÉDICO DAS FAMÍLIAS DE FERRAGUDO - 1520

                                                              DR. NUNO CAMPOS INÁCIO


                        Tem sido dos maiores interventores culturais do Algarve neste nosso tempo, o Dr. Nuno Campos Inácio (natural de Portimão e licenciado em Direito), com notório destaque para a investigação histórica, acervo geneológico e estímulo editorial.

                         Com cerca de duas dezenas de livros editados, viu esta lista acrescida com a publicação, no âmbito dos 501 anos da criação da vila marinheira de Ferragudo, no concelho de Lagoa. Trata-se do volume 1 do «Levantamento Enciclopédico das Famílias de Ferragudo - 1520 / 1920»,   editado pela Arandis, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa  e que, ao longo de 446 páginas faz o levantamento documental da freguesia lagoense, maioritariamente inédito e possibilitando a elaboração de estudos históricos da terra. Seguir-se-ão dois novos volumes com mais de um milhar de páginas, que guardam a disponibilização pela Conservatória do Registo Civil de Lagoa dos registos entre 1906 e 1920.

                           O autor, dr. Nuno Campos Inácio, iniciou a sua profícua actividade literária em 1999 e tem obras traduzidas em vários idiomas (inglês, francês e alemão). Foi em 2012 que, com os drs. Fernando Sancho e Sérgio Brito fundou a editora Arandis, com sede em Albufeira e que já editou mais de 200 títulos.


                                                                                     JOÃO LEAL