segunda-feira, 30 de agosto de 2021

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



       «ORDEM DA LIBERDADE»  PARA UM MILITAR DE ABRIL


                Não entendemos o critério secretista que envolveu a significativa cerimónia realizada no Picadeiro Real do Palácio de Belém, em Lisboa e em que o Presidente da República, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, com toda a justiça e merecimento um grupo de 5 dos 26 heróicos militares ligados à «Revolução dos Cravos».

                 O povo autêntico, do qual orgulhosamente fazemos parte, gostaria de o haver sabido e, se possível, por via das regras sanitárias que a pandemia provocou, assistir e testemunhar o seu apreço e admiração a estes homens da Liberdade.

                   Entre o grupo ora agraciado com a «Ordem da Liberdade» (Grande Oficial) figura o «algarvio por opção e coração», nascido em Viana do Castelo, Coronal Luís Gonzaga Villas Boas Rebello Marques, tão estimado pelas gentes desta Região, a que está intrinsecamente ligado pelos laços do matrimónio e da paternidade havida e sua descendência.

                   Une-nos uma longa e profunda amizade, atrevo-me a escrever uma íntima familiaridade, que muito nos honra, a existente com este «farense   não nascido em Faro».

                   Veio para esta cidade bem jovem, por via da carreira militar de seu saudoso e honrado Pai, que aqui comandou a PSP do Algarve e presidiu à Delegação Regional da prestimosa Cruz Vermelha Portuguesa.

                     Foi o tempo de, com seus íntegros irmãos, formar os conjuntos musicais, então em voga, de «viver Faro», amar e ser amado, hoje saudosamente presente na lembrança da sua Olga.

                     Militar de Abril, teve a ousada coragem de, quanto deixou a brilhante vida de oficial de Cavalaria, tomar as rédeas de uma benemérita instituição farense, o Refúgio Aboim Ascensão e lutar, com amor, pelas «crianças de todo o mundo», na defesa indiscutível do «direito a um colo».

                     A «Emergência Infantil» tornou-se um outro «Abril», a nível mundial, na defesa autêntica dos direitos da criança.

                       Honra-nos   esta distinção, que só peca por tardia, ao Comendador Dr. Coronel Villas Boas, estando com ele em todos os momentos e com esse universo incomensurável de amor que é a «Casa Cor de Rosa», na nossa cidade, mas aberta 24 horas em ada dia, às crianças de todo o Mundo.


 TURISMO DO ALGARVE EM NOTÍCIA


Na Praia Verde vai surgir um novo empreendimento turístico de luxo, constituído por hotel e aldeamento, cuja primeira fase estará concluída no Verão de 2022. Tem uma frente mar de 1,2 klms., inserindo-se num parque verde 70 hectares. A comercialização é feita pela Garvetur, de que é CEO Reinaldo Teixeira.

Trabalhadores dos sectores de hotelaria e turismo manifestaram-se em Faro contra o congelamento dos ordenados expresso pela entidades patronais.

O conhecido ««expert» de turismo e aviação, Dr. Sérgio Palma Brito, publicou o livro «Albufeira - Formação do Turismo e futuro no pós - pandemia».O «XXVIII Algarve Classic Cars», considerado um dos grandes palcos ibéricos dos automóveis clássicos, decorre entre 27 e 29 de Agosto, com base na Marina de Vilamoura e abrangendo 7 concelhos algarvios: Loulé, Olhão, Albufeira, Monchique, Lagoa, Silves e São Brás de Alportel.

O conhecido grupo «Capitão Fausto realiza, entre 29 de Agosto e 2 de Setembro, uma digressão inédita, «Ilhas de Faro», actuando a partir das 18 horas de cada dia, respectivamente em: Culatra, Hangares, Farol, Deserta e Parque de Campismo.

          

                                                               JOÃO LEAL


 MÚSICA DO «COSTELETA»  ZECA AFONSO EM SAGRES


         No dia 28 de Agosto (Sábado), a partir das 18 horas, decorreeu na Fortaleza do Promontório de Sagres um concerto pela banda da Sociedade Filarmónica Portimonense, sob a regência do Maestro Gabriel Rodeia, integralmente preenchido com a interpretação de músicas do «costeleta», porque antigo professor da Escola Tomás Cabreira, Dr. José Afonso dos Santos (Zeca Afonso), Integra-se no ciclo «Canções para Expandir Horizontes», promovido pela Delegação do Algarve da Secretaria de Estado da Cultura, decorrendo ao ar livre e juntando três destaques: as canções de Zeca Afonso, a paisagem marítima e o horizonte do Promontório de Sagres.


                                                                               JOÃO LEAL


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 


            AS SALINAS,  AS ETAR,S E AS ILHAS


                É um projecto que nos merece todo o apoio e a mais entusiástica aprovação. Trata-se do «Bio / Ilhas», o qual visa a instalação nas salinas, algumas das quais abandonadas e nas lagoas das etar,s (estações de tratamento de esgotos e águas pluviais) dos concelhos de Faro e de Olhão de espaços com condições para que as aves existentes na Ria Formosa as emigrantes, que aqui se acolhem nas suas longas e aprazadas caminhadas, encontrem o meio propício à nidificação.

                Em simultâneo desenvolver-se-á uma requalificação natural das referidas salinas e dos sapais desta nem sempre, pelos erros do homem, formosa, não obstante as suas múltiplas apetências.

                 É uma valiosa e oportuna iniciativa da Associação VITA NATIVA / Conservação do Ambiente, em parceria com outra válida instituição, a VIRÍDIA, as quais se propõem realizar algo que é benéfica para a Natureza e implicitamente para todos nós.

                   Sapais e salinas, em estado degradado, que os há infelizmente em número não desejável, assim como as áreas lagunares das etar,s de Olhão / Poente e de Faro / Olhão vão ser dotadas com estas «BIO / ILHAS»  a fim de acolherem as aves (chilretas, perdiz-do-mar, alfaiates e outras espécies) em tempo de nidificação. Um projecto que está em curso, já que se iniciou em Junho último e se concretizará até Fevereiro de 2023.

                     Ainda no que toca às ilhas - barreiras no concelho de Faro queremos destacar e saudar a iniciativa do que constituiu a digressão inédita do grupo «Capitão Fausto», o conhecido elenco lisboeta de música indie pop e indie rock às mesmas. Após o êxito registado com o concerto ao ar livre na rampa do Teatro das Figuras, na capital sulina, seguiu-se ao fim da tarde de 5 dias consecutivos, em 5 locais das «ilhas» - Culatra, Hangares, Farol, Deserta e Parque de Campismo da Praia de Faro, com este mítico elenco. Uma acção a pedir «bis» com outros conjuntos e artistas.