segunda-feira, 13 de setembro de 2021

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



               UMA FARENSE «IMPERATRIZ» NO EGIPTO


              É um dos nomes sonantes da música portuguesa e sul - americana contemporâneas. Licenciada em Psicologia, que exerce, tal realça o nível intelectual desta farense. Porque é verdade é que a Dra. Susana Travassos ou a cantora Susana Travassos nasceu na capital sulina. Isto não nega, no mínimo, a sua íntima e visceral ligação a Vila Real de Santo António, de que continua a ser uma positiva referência. Mas Faro também se orgulha e muito desta doutora - artista com tantos e tantos milhares de fãs, com um destaque próprio e referenciável na América Latina (Brasil e Argentina). Está profundamente enraizada no «Times», como o sempre saudoso fundador, jornalista José Barão gostava de tratar o «Jornal do Algarve», de que seus pais, o Dr. Fernando Reis e D. Luísa Travassos, são traves mestras!

                Ora esta farense logrou alcançar assinalado êxito no milenário Egipto, histórico país onde outro algarvio e vilarrealense, o técnico de futebol Manuel José é uma referência plena.

                  Esta presença de Susana Travassos na capital faraónica reveste-se ainda de um significado próprio, não apenas pelo êxito actuativo alcançado, como por ele ter por acto principal o «She Arts Festival». Isto num país marcadamente islâmico, o que representa (um Festival exclusivamente para intérpretes femininas) um «tempo novo» nos direitos cívicos das mulheres árabes.

                    Por esta «lança metida em África» as mais efusivas felicitações à artista - psicóloga «nossa conterrânea», a quem desejamos a total continuidade dos êxitos alcançados na Europa, América e África!


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



             JACQUES PAUL MER, UM FRANCÊS QUE SERVIU FARO


              Fomos, dolorosamente, surpreendidos (10 de Setembro de 2021) pela morte do cidadão francês, há longas décadas residente em Faro, cidade de que era um abnegado servidor e amante, Arq.Jacques Paul Mer.

               Presidente Honorário da «Aliança Francesa do Algarve», a cujos destinos presidiu em efectividade entre os anos de 1997 a 2014, houve-se sempre como um cidadão interventivo e colaborador. Era-o de modo especial na aproximação entre a França e Portugal, através daquela Instituição que tão relevante papel cultural tem operado. Foi a «Alliance Française», constituída no pós II Guerra Mundial, que, a propósito do falecimento ocorrido aos 88 anos, se expressou: «Uma vida plena de história, sorrisos e celebrações», enquanto o seu Presidente Directivo, António Bernardes, declarava: «numerosos anos ele foi a imagem da Aliança, num exemplo de devoção, trabalho e abnegação».

                   A «Festa do Cinema Francês», o saudoso Paul Mer era um devoto fiel da França e da sua actividade cinematográfica, chegou ao Algarve por via das suas persistentes diligências, constituindo hoje uma referência no calendário anual da vida cultural e artística farense.

                    Desapareceu mais uma referência citadina, um homem que não havendo nascido em Faro, adorava a capital sulina, com a plena dedicação dos seus filhos.


LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM



                    «PORTUGAL E O TURISMO»

                  No decurso da «Feira do Livro», que decorreu em Lisboa, foi apresentado o livro «Portugal e o Turismo», que tem coordenação dos Professores da Universidade do Porto, Luís Pena Moreira, Luís Ferreira e Jorge Ricardo Pinto. Os textos são assinados por 28 cotados especialistas. A obra foca a análise do turismo no período pós - pandemia e «é uma reflexão pluridisciplinar, de lar espectro e multiescalar» para a compreensão profunda do desenvolvimento das actividades de lazer e turismo.


                       «TRABALHAR E VIVER NO SÉCULO XXI - ESTUDOS DO TRABALHO EM PORTUGAL»

                                   DUARTE ROLO, RAQUEL VARELA E ROBERTO DELLA SANTA

                               No auditório do Convento do Espírito Santo, em Loulé, decorreu a apresentação da obra «Trabalhar e Viver no Século XXI - Estudos do Trabalho em Portugal», que teve o apoio à publicação do Município Louletano e em act6o que coincidiu com a V Conferência Anual do Observatório para as Condições de Vida e do Trabalho. São seus autores os drs. Duarte Rolo, Raquel Varela e Roberto della Santa.


         «JOSÉ FRANCISCO SOBRAL - MEMÓRIAS DE UMA VIDA» 

                                                         Dr. Nuno Campos Inácio

                                  Na Sociedade Recreativa Figueirense, na Figueira (Portimão) foi apresentado o livro «José Francisco Sobral - Memórias de uma vida», com coordenação do dr. Nuno Campos Inácio e edição da Arandis. É o mesmo um testemunho do autarca (Presidente da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande e Vereador da Câmara Municipal de Portimão) e do dedicado dirigente associativo, bem como interventor na vida comunitária José Francisco Sobral. O seu honrado nome foi dado à Escola Básica da Mexilhoeira Grande, numa homenagem de grande significado.


                        «PRISMA DE CRISTAL»

                                                      CASIMIRO DE BRITO

    Uma compilação fac - similada do suplemento cultural de «A Voz de Loulé», «Prisma de Cristal» que, sob a direcção do poeta Casimiro de Brito, foi publicado entre 1956 e 1959 e constituiu um tempo novo na vida cultural portuguesa e foi «semente da poesia contemporânea» foi apresentada no decurso de uma sessão de homenagem na «Casa do Meio Dia», na cidade louletana, donde aquele vate, antigo aluno da Escola Tomás Cabreira, é natural. Usaram da palavra Os Prof. Doutor Carlos Ferré, António Cortez e Nathalie Dias (directora de «A Voz de Loulé». A edição foi da «Sul, Sol e Sal» e «Prisma de Cristal» iniciou a sua publicação em 15 de Outubro de 1956, quando Casimiro de Brito (galardoado coma Ordem do Infante Dom Henrique, ex-presidente do PEN Clube Português e ex - vice presidente da Associação Portuguesa de Escritores) tinha apenas 18 anos. «Prisma de Cristal» foi um dos mais antigos suplementos literários da Imprensa Portuguesa.


                                                                                        JOÃO LEAL  


 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA


     Assinala-se a 27 de Setembro (2ª feira) o «Dia Mundial do Turismo», este ano tendo como tema «Turismo para o crescimento inclusivo».

       Com o contributo de 28 especialistas foi apresentado na «Feira do Livro de Lisboa» o livro «Portugal e o Turismo», o qual «constitui uma reflexão pluridisciplinar, de largo espectro multiescalar ...e uma compreensão profunda das actividades de lazer e turismo».

          O Praia Verde Boutique Hotel, no concelho de Castro Marim, com o prato «Algarve, do campo à salina», da autoria do Chefe David Domingues, venceu, na categoria de «vegetarian», o concurso gastronómico «7 Maravilhas da Nova Gastronomia».

           Com a presença da Ministra da Coesão Territorial foi assinado em Alcoutim o contrato de financiamento para a construção da ponte sobre o Rio Guadiana, entre aquela vila e a espanhola de San Lúcar del Guadiana, obra que vai reduzir em 70 klms a ligação entre as duas localidades fronteiriças.

              A ocupação hoteleira quarto foi no Algarve no mês de Agosto de 76,2%, sendo de assinalar um aumento no mercado nacional superior aos 50%.

              O jornal «Journal of Coast Research» destacou a produção científica, a nível mundial e em turismo marinho e costeiro desenvolvido pela Universidade do Algarve, colocando a instituição (única portuguesa) no 14º lugar no «top 20», numa escala global.

                Está sendo objecto de consulta pública, até 2 de Outubro, o «Projecto de Urbanização da Mata da Rocha», nas imediações da Marina de Portimão. Trata-se de um investimento do «Novo Banco», numa área de 26 hectares. Comporta 30 lotes urbanizáveis, com um hotel, apartamentos turísticos e parque de estacionamento com quase 2 mil lugares.


                                                                                JOÃO LEAL


 OS «COSTELETAS» RAFAEL CORREIA E BRITO FIGUEIRA DISTINGUIDOS COM A «MEDALHA DO MUNCÍPIO DE FAR - GRAU OURO»


                                No dia 7 de Setembro em que Faro assinalou o «Dia do Município», no decurso da sessão solene comemorativa e realizada no Teatro das Figuras, de entre as personalidades homenageadas, contavam-se os antigos alunos da Escola Tomás Cabreira - Rafael das Neves Correia (a titulo póstumo) e Henrique Luís Brito Figueira.

                                A condecoração póstuma ao Rafael Correia, natural de Santa Bárbara de Nexe, que foi um dos mais brilhantes «homens da Rádio em Portugal», havendo marcado assinalada presença na inglesa BBC, em Londres e na EN/RDP, em Faro, foi entregue a sua viúva, que se encontrava acompanhada pela filha. O seu famoso programa «Um lugar ao Sul», transmitida nas manhãs de Sábado, foi, várias vezes, considerado o «melhor programa da Rádio Portuguesa».

                                  Henrique Luís de Brito Figueira, o conhecido Brito Figueira, nascido nos Vilarinhos (São Brás de Alportel) e desde os 6 anos radicado em Faro, encontrava-se acompanhado pela Família, liderada pela Esposa, a também «costeleta» Maria Beatriz Rosa Brito Figueira. Toda a já longa vida (87 anos) deste nosso companheiro tem sido servir o Algarve e as suas gentes, ao longo de décadas de exemplaridade profissional, cívica, de cidadania e de rotarismo.

                                 Á memória de Rafael Correia as nossas mais expressivas homenagens e lembranças. Ao Brito Figueira o testemunho de uma fraterna admiração e orgulho das gentes «costeletas».


                                                                                      JOÃO LEAL