quarta-feira, 29 de setembro de 2021

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


       No Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro) a Estação Náutica de Faro, face á importância do turismo marítimo para o Concelho, lançou uma plataforma digital (www.nauticalfaro.com) com inúmeras informações para os visitantes.

         O Turismo do Algarve (TA) está empenhado em alavancar o regresso dos eventos profissionais à Região, havendo, recentemente marcado presença em três eventos do sector. Aconteceu em Copenhague (Dinamarca) - «The Meeting Space Autumn»), em Londres (Inglaterra) - (Construtions for All» e em Cascais (Portugal) - «Portugal Business Meeting».

           Dos três aeroportos portugueses continentais o de Faro foi o que menos contribuiu para a emissão de gases com efeito de estufa, gerando 570 mil toneladas dos referidos gases.

            Apesar do ano marcado pela pandemia a EHTA (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve) voltou a conquistar a «Bandeira Verde» do projecto Eco - Escolas pelas acções desenvolvidas em prol do meio ambiente.

               Um novo percurso pedestre no centro histórico de Albufeira foi criado pelo Município, com início e término no Posto Municipal de Turismo. Os caminhantes encontram um totem com toda a explicação do percurso que tem uma distância de 7,1 klms. nas 3 variantes.

                 «Quinta Dourada» se chama um novo empreendimento turístico em Albufeira, com projecto do conhecido arquitecto Vasco Vieira. Nuna área de 4,6 hectares comporta 97 prédios, que incluem vivenda e um hotel boutique.

                     Vários docentes e investigadores da UAL (Universidade do Algarve) participaram no 2º seminário internacional que decorreu em Tessalónica (Grécia) no âmbito do projecto SuSCons, intitulado «Enchanging Sustainable Tourism in small Fashsinating Med Towns».

                         Um seminário visando incentivar um modelo sustentável e de qualidade em turismo, com serviços inovadores e responsáveis teve lugar em Anatoliti (Grécia), com a participação de representantes de 7 países: Portugal, Itália, Espanha, Croácia, Grécia, Eslovénia e Albânia.

                          O Algarve, através das secções da Escola de Hotelaria e Turismo, conquistou 3 dos galardões em disputa no «Hospitality Educatin Awards», que decorreu no Estoril, organizado pela Associação Fórum Turismo, destinados a distinguir a formação turística e hoteleira, bem como a estimular a melhoria da qualidade formativa. Foram distinguidos com os prémios referentes aos melhores Projecto Educacional - Clube Ciência Viva (Vila Real de Santo António), Carreira Jovem  - Daniela Silvestre (Portimão) e Professor / Formador Abílio de Jesus Nascimento Guerreiro (Faro).

                          Vindo de Valência (Espanha) rumo a Lisboa escalou o porto de Portimão, o navio de cruzeiros «Star Segund», com 100 passageiros americanos e 164 tripulantes.

                            A ALMARGEM (Associação de Defesa do Património Natural, Cultural e Ambiental do Algarve) reeditou o livro «Anfíbios do Algarve», que foi apresentado no Centro Interpretativo da Lota de Sagres e é de grande valia para o turismo de ar livre.


                                                                                      JOÃO LEAL  


 JOSÉ RICARDO NUNES, NETO DO «SAMBRAZENSE « ROSA NUNES É CAMPEÃO MUNDIAL EM TÉNIS (VETERANOS+35 ANOS)


                  «Quem saí aos seus não nega a geração», diz o povo na sua sabedoria multissecular. O provérbio concretizou-se agora e uma vez mais com o ténista José Ricardo Nunes que na cidade de Umag, na distante Croácia, conquistou o título de Campeão do Mundo em Veteranos (mais de 35 anos), fazendo pares com o lisboeta Fred Gil.

                  Uma invulgar proeza que diz muito a São Brás de Alportel já que o novo campeão do Mundo é neto dessa saudosa e sempre lembrada figura de sambrazense, aqui nascido a 13 de Abril de 1922 e que foi o recordado José Rosa Nunes, o primeiro árbitro internacional algarvio, que dirigiu no Estádio Nacional, uma final da «Taça de Portugal» e foi um eclético desportista que praticou várias modalidades - futebol (Farense e Portimonense), basquetebol, bilhar, xadrez, ténis de mesa, etc., sendo quanto a nós «o mais completo desportista do Algarve».

                     José Ricardo que nasceu em Faro é filho dilecto do também campeão de ténis Professor José Rosa Nunes, proprietário e director do Centro de Ténis de Faro.


                                                                                    JOÃO LEAL


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



                  UM LUGAR DE CULTO PARA OS ISLAMITAS


                  É crescente o número de crentes islamitas que estão radicados entre nós, de modo próprio nesta cidade Faro, por via das correntes migratórias actuais, com novos países emissores, caso do Bangladesh, Nepal e outros. Aumentam assim os crentes no Islamismo, a segunda religião monoteísta com mais seguidores no Mundo, firmando presença em todo o país e com uma incidência própria no Algarve, terra profundamente ligada a este credo.

                  Aqui, nesta cidade, que é a «Nova Jerusalém» (árabe, judaica e cristã), com uma grande tradição ecuménica e, felizmente, uma vivência de profunda liberdade, seja-o em política como em religião, os crentes em Alá e seguidores do Profeta Maomé, reúnem-se para a «Oração» às Sextas Feiras (dia santo para o Islão) numa cave em imóvel na zona do Bom João.

                   Espaço exíguo e com pouca dignidade para um acto de significado transcendente, que bem merece conhecer novo local, mais amplo e com condições para o cumprimento de um dos preceitos ismaelitas.

                   Somos para que esse local seja encontrado e que, aos manifestos ensejos da já expressiva comunidade do Islão vivente entre nós e que no diálogo havido com o Município tem encontrado a maior e mais compreensível abertura.

                    Que em 2022 os farenses, como nós ainda que professando um credo diferente, possam ter o seu digno local de culto!


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 


                 A «FEIRA» ESTÁ DE VOLTA!


               Boas notícias, a preencher algo de vazio quanto a um futuro melhor, com o anúncio de que a multissecular «Feira de Santa Iria», voltará a acontecer, após a suspensão do ano passado, por via da pandemia do corona vírus 19, que felizmente, parece, estar a dar tréguas.

                Conforme o referiu a Câmara Municipal de Faro, acontecerá no Largo de São Francisco entre 15 e 24 de Outubro, numa organização confiada à Ambifaro, com algumas condicionantes por via deste estado sanitário que ainda nos afecta e que se deseja conheça a mais voluntária e decidida colaboração de todos.

                  É o mais importante do seu género entre quantos ocorrem no chamado ciclo das «Feiras Outonais no Algarve», que se iniciava com a «Feira de São Miguel», em Olhão (28 e 29 de Setembro), tinha a sua explosão de negócios com a «Feira da Praia», em Vila Real de Santo António (12 e 13 de Outubro) e prosseguia terra sulina em fora, até meados de Novembro, em Lagos.

                    Instituída no distante ano de 1596, dominava em Portugal a dinastia espanhola dos Filipes, quando a «Feira de Santa Iria», assim chamada por ser na tradição o «Dia Principal» a 20 de Outubro dedicada a esta mártir da Igreja Católica.

                     Amplo historial da mesma é-nos partilhado no livro da autoria do Dr. Libertário dos Santos Viegas «A Feira de Santa Iria» e editado pelo Município.

                        Tempo de feira transporta-nos um incomensurável universo de lembranças que vão das diversões (carroceis e pistas),

dos circos (desde os históricos Lufthman, Cardinali e Royal) ao Poço da Morte (com uma lembrança própria e afectiva para o ciclicta José Martins - o «Vila Real»), às marionetas («Carolina da Ponta da Unha) e Robertos, às farturas, pêros de Monchique, sorrebecos e tecidos, ourivesaria, as varas e material para a lavoura, os sapatos (as botas de atanado), os «carros de choque», as quinquilharias, com menção própria para os brinquedos do «Tio Roseta», os fumos das castanhas e do polvo assado e tudo o mais. Estendia-se então a «Feira» desde o «Largo das Freiras», ao Largo de São Francisco (sua sede - capital), ao «Largo D. Marcelino Franco e com lembranças e apoios próprios como acontecia com a monumental «Adega / Casa de Pasto Rolim», encostada às muralhas frente ao Palacete Belmarço.

               Quem não tem nas suas felizes lembranças o «tempo da Feira»? Ela aí está de novo e que volte em bem e por  bem...


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


       «Whe Hotel», unidade hoteleira localizada na zona central de Portimão, reabriu festivamente, após importantes obras de restauro. Possui 66 quartos e a «Carthago Hotels» é a sua unidade exploradora.

          «MONKY» é um novo restaurante chinês situado em Faro, entre as estradas de Olhão e a de São Luís, propriedade e direcção do Chef farense Rui Sequeira, que tem idênticas funções no restaurante «ALAMEDA», na Rua da Polícia de Segurança Pública.

           Em Maio último foi enviada ao Governo a proposta de criação do «Parque Natural do Recife do Algarve», que deverá entrar em funcionamento no princípio do ano. Situa-se entre o Farol da Alfanzina (Lagoa) e a zona oeste da Marina de Albufeira. Com uma área de 155,9 klms 2, visa preservar a rica biodiversidade da zona, a maior do Algarve e evitar a pesca intensiva. É o primeiro do género em águas portuguesas.

               Promovida pela Confraria Gastronómica do Algarve realiza-se no dia 2 de Outubro, em Portimão, a 17ª edição do «Grande Capítulo» que reúne mais de 200 confrades de 30 Confrarias de Portugal, Espanha, Itália e França.

                 A partir do início da estação alta de 2022   a companhia aérea inglesa EasyJet coloca mais um avião na sua base de Faro, que fica com um total de 4 aeronaves e criará 39 novos postos de trabalho. Antes da actual pandemia a EasyJet transportou de e para Faro mais de 20 milhões de passageiros.

                  Decorreu no Funchal o «Concurso Nacional de Coctails», organizado pela ABP (Associação Barmen de Portugal), com a participação de 30 profissionais do Estoril, Lisboa, Madeira e Algarve. A nossa região esteve em destaque ocupando os três lugares do pódio, seguindo-se ao campeão, pela 4ª vez, Jorge Coelho, Carlos Santos e Frederick Reizinho.

                     Acontecimento com marcante interesse turístico volta a realizar-se, em Faro (Largo de São Francisco) entre 15 e 24 de Outubro, organizada pela AmbiFaro, a multissecular «Feira de Santa Iria».

                          O livro «Portugal de Norte a Sul pela mítica EN2» conhece nova edição, a 5ª desta feita, atingindo os 19 mil exemplares. Surgido em 2018 tem uma edição com design renovado, novas partilhas de agentes do território e novas imagens deste percurso de 739,260 klms entre Chaves e Faro.


                                                                              JOÃO LEAL


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



    «CASA DA RODA DO CONCELHO DE FARO»

                                           PROF. DOUTORA ANDREIA FIDALGO

          A Professora Doutora Andreia Fidalgo, natural de Castelo de Vide (1986) é a autora da obra «Casa da Roda do Concelho de Faro», um estudo efectuado para o Município da capital algarvia. Trata o mesmo de um importante problema, que durante século constituiu um estigma na nossa sociedade e que, neste caso, foca com especial incidência a «história da assistência à infância no Algarve dos finais da Época Moderna aos inícios da Época Contemporânea». 

           A autora, conhecida pelos seus trabalhos de investigação histórica e sociológica, fez os estudos superiores em Faro (Universidade do Algarve) e Lisboa (ISCTE).

             A apresentação de «Casa da Roda do Concelho de Faro) acontecerá no dia 4 de Outubro (18 horas) no Auditório da Biblioteca António Ramos Rosa.


        «PORTUGAL, DE NORTE A SUL, PELA MÍTICA EN 2»

              Conheceu a sua 5ª edição atingindo os 19 mil exemplares a obra «Portugal, de Norte a Sul, pela mítica EN 2». com importantes indicações sobre a via (uma das maiores do Mundo), que liga Faro a Chaves, ao longo de 739,260 quilómetros e 34 municípios.

                 Apresenta-se com um design renovado e mais informações, sendo uma edição da «Fog consigo».


                                                                              JOÃO LEAL


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


               Após um ano e meio de ausência os cruzeiros voltaram ao porto de Portimão. Aconteceu com o navio da Saga Cruises «Spirit of  Discovery», com 380 passageiros ingleses e 540 tripulantes. Até final do ano estão previstas mais 8 escalas e para 2022 programam-se 46 cruzeiros.

                 A «Marina de Vilamoura» conquistou o título de «Melhor Marina do Mundo», que lhe foi atribuído pela TYHA (The Yacht Harbour Association), com o apoio da BMF (British Marines Federation) e na sequência da votação dos proprietários de embarcações que escalaram aquele porto algarvio.

                    A «Feira de Santa Iria», em Faro, volta a realizar-se este ano entre 15 e 24 de Outubro, organizada pela Ambifaro, retomando-se uma tradição que remonta a 1596.

                    Faro tem um novo e artístico mapa turístico, obra de Sofia Morais e Luís Carmelo, em edição bilingue (português e inglês). Contempla três vertentes: arte e cultura, património e lifestyle.

                    Segundo um estudo da «Bloom Consulting» o Algarve é o destino turístico por excelência dos portugueses.

                      A caravela «Vera Cruz», réplica do mais importante navio português do século XV, está atracada ao cais comercial de Faro, podendo ser visitada até 25 de Setembro.

                            No certame internacional «The Best Chef», que decorreu em Amesterdão, merecido destaque para os chefes Henrique Sá Pereira (38º), que conquistou também o prémio «Melhor Entrada», José Avillez (44º) e Hans Neuner (50º).


                                                                             JOÃO LEAL