terça-feira, 5 de outubro de 2021

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



                   «DEUS PAN E OUTROS CONTOS»


                                                                    JOSÉ DIAS SANCHO


                   Na sequência do protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e a Universidade do Algarve foi reeditado o livro «Deus Pan e outros Contos», da autoria do escritor sambrazense Dr. José Dias Sancho. A sua apresentação teve lugar na FNAC, no Centro Comercial Fórum, em Faro. A reedição teve coordenação da dra. Sílvia Quinteiro, editora conjuntamente com a Dra. Maria José Marques. 

                  O dr. José Dias Sancho nasceu em São Brás de Alportel (22 de Abril de 1898) e faleceu em Faro (11 de Janeiro de 1920), havendo-se licenciado em Direito na Universidade de Coimbra.

                     Para além de haver sido um dos fundadores do extinto semanário «Correio do Sul» é autor de uma vasta obra, de que referimos: «A Ceia dos Cábulas», «Ídolos de Barro» e outros, que vão ser reeditados.


                             «MEMÓRIAS E DOCUMENTOS»


                                                         DR. ANTÓNIO HORTA CORREIA 

                 Numa publicação da Arandis Editora veio a público o 4º volume de «Memórias e Documentos», de autoria do Dr. António Horta Correia, série dedicada a «um único levantamento etnossociológico» de Vila Real de Santo António, cidade iluminista de onde o autor é natural e a cujo Município presidiu. O volume ora vindo a lume dedica um especial interesse ás figuras dos seus conterrâneos José Francisco Guimarães e José Ribeiro Alves Júnior. Os anteriores volumes de «Memórias e Documentos» foram dedicados Sebastião de Vargas (Cavaleiro da Casa Real no Século XVI) - nº 1; António dos Santos Machado - nº 2; Francisco Rodriguez Tenório, Juan Mestre Cumbrera e Sebastián Ramirez - nº 3.

                                                                              

                «PREVERSAMENTE MANIPULADA»


                                                      DR. LUÍS BARRIGA


           O psicólogo clínico dr. Luís Barriga, um dos mais dinâmicos valores da moderna literatura algarvia, é o autor do drama psicológico «Perversa Mente Manipulada».

             Natural de Estoi (1961), onde se situam muitas das suas publicações, este escritor, que tem desenvolvido uma elogiável actividade em prol da divulgação da poesia de Emiliano da Costa, faz desenvolver este seu livro nos corredores do extinto Instituto Universitário D. Afonso III, que existiu em Loulé, sobressaindo nele a exploração humana, a prostituição e o choque com a vida académica. 

               O dr. Luís Barriga assinara anteriormente a autoria dos livros: «Em nome d,el Rey» (romance histórico) e de dois outros referentes aos períodos antes e depois do 25 de Abril. Ultima um novo romance histórico cujo conteúdo ocorre durante as Invasões Francesas.


                                                                               JOÃO LEAL


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


                    A EHTA (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve), em Faro, está sendo dotada com um «Laboratório de Recursos Didácticos e Digitais», um investimento de 100 mil euros financiado pelos Fundos Europeus, através do Programa Operacional (PO / Regional do Algarve) - CRESCAlgarve 2020. Trata-se de um estúdio multimédia com régie, apetrechado com todos os recursos de vídeo e som necessários á criação de conteúdos.

                       A companhia aérea low coast Ryanair vai reabrir a sua base em Cork (Irlanda) e retomará as ligações entre esta cidade e Faro no próximo Verão.

                         Foi atribuído ao Clube House do Palmares Ocean, em Lagos o «Prémio Nacional de Imobiliário (Turismo) - 2021», que foi considerado um dos mais emblemáticos «club house» do Mundo.

                          Tiveram início os trabalhos de adaptação da antiga cadeia de Portimão a edifício da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. O acto teve a presidência da Secretária de Estado do Turismo, Dra. Rita Marques. As obras têm um custo de 2,3 milhões de euros e deverão estar concluídas em Setembro do próximo ano.

                            A Rádio Alvor foi distinguida pela Confraria dos Gastrónomos do Algarve com o «Prémio da Ordem de Santa Maria de Ossónoba», pela acção desenvolvida pelo programa «Choque frontal ao vivo» em prol da gastronomia regional. O troféu será entre no decurso do Jantar de Gala do VI Encontro das Confrarias a realizar no Tivoli Marina Hotel.

                               No decurso do recente «12º Festival de Observação de Aves», que teve lugar em Sagres, decorreu um seminário sob a temática «Património Natural vs Turismo».

                               Na reunião dos Governos de Portugal e Espanha a realizar no dia 28 de Outubro na cidade de Trujillo (Estremadura) , que decorrerá pela 32ª vez, serão apresentadas as conclusões do encontro da Comissão Luso / Espanhola para a Cooperação Transfronteiriça, com as recomendações, em especial de: ligação ferroviária de alta velocidade entre Sevilha e Faro; o combóio até ao Aeroporto de Faro; as ligações Alcoutim / San Lucar del Guadiana e a conclusão da rede europeia de ciclovia Sagres / Vila Real de Santo António.



                                                                               JOÃO LEAL