quarta-feira, 13 de outubro de 2021

 Meu caro amigo Florêncio Vargues


 Os últimos tempos têm sido plenos de problemas e tristezas, tornando a vida muito complicada para muitos de nós.
Aconteceu-me agora, e da pior forma, com o falecimento da minha mulher no passado dia 15 de Setembro, completados 55 anos de casamento.
 No meio do turbilhão de sentimentos tristes tive uma alegria, daquelas que nos ajudam a aceitar o inaceitável.
 Minha mulher começou a leccionar na Escola Industrial e Comercial de Estremoz, em 1963, cidade onde a conheci em 1965, quando colocado no RC 3, antes de partir para Angola.
 Pois passados estes anos todos um ex-aluno lembrou-se dela e enviou para o jornal estremocense "Brados do Alentejo" essa evocação que muito me comoveu e que mostra como eram os laços entre professores e alunos no Ensino Técnico, que tão vilipendiado tem sido neste últimos anos. Minha mulher foi depois professora na Escola Comercial Vicente Ferreira, em Luanda e na Avelar Brotero, em Coimbra. Abandonou o ensino para se dedicar  por completo à família, o que nunca lhe poderei agradecer como merecia.
 Peço-lhe desculpa por enviar a cópia da notícia, mas creio que é um exemplo excelente  de laços criados de forma a resistir ao tempo e às mudanças, É também um bom exemplo para os jovens, tão pouco inclinados, neste mundo de competição desvairada, a congregarem-se e a manterem "o estado de espírito" que devia ser o deles.
 Forte abraço
                                                     Vasco Gil Soares Mantas

PS: A minha mulher, Reveriana, está à esquerda na foto.

Recebe o nosso profundo desgosto Costeleta Mantas

DESCANSA EM PAZ REVERIANA


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



                          ESTOI, SÁBADO E DOMINGO, «CAPITAL VERDE»


                           Durante dois dias (Sábado, 23 de Outubro) e Domingo (24), entre as 10 e as 18 horas, a típica aldeia de Estoi, um bocado grande do verdadeiro Algarve e um dos mais belos pedaços terra farense, vai ser a «capital verde do Algarve». 

                           Com efeito ali decorre, no terreno onde mensalmente se realiza (2º Domingo de cada mês) o concorrido Mercado, tem lugar a «Feira de Outono de Jardins do Mediterrâneo», evento que conta com o apoio da União de Freguesias da Conceição de Faro e Estoi.

                              Podem encontrar-se «árvores de fruto e de jardim, arbustos, ervas aromáticas e até um viveiro de plantas aquáticas» naquilo que é um grande festival do mundo vegetal, orientado pela cuidada mão humana e com criações para deleite e prazer dos homens e preservação do ambiente.

                               Os nossos espaços livres, as rotundas, os parques, as escolas e as nossas ruas precisam de mais e mais plantas, que com as suas verdes folhas e as suas belas flores, possam criar ambientes cada e cada vez mais saudáveis e atraentes.

                                 O evento conta com todos os apoios (estacionamento, comes e bebes, uma creche vegetal onde se pode deixar, temporariamente, as espécies adquiridas, stands de produtos e ferramentas para a jardinagem), numa apetência de grande valia que, estamos certos, atrairá muito público.


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL


            LEMBRAM-SE DO PROF. RODRIGUES («TRINTA E UM CABELINHOS»)?


               Ainda não andava no ensino secundário (Escolas Serpa Pinto e Tomás Cabreira) e já o conhecia, residente que era num amplo rés-do-chão, que se mantem talqualmente, ali no Largo das Mouras Velhas. Por ali brincávamos e fazíamos as tropelias próprias de «moço pequeno», vizinhos que o éramos quando residimos com minha avó Francisca, na Rua Baptista Lopes. Por ali se instalavam, roubando-nos o espaço para jogar à bola, o Teatro Desmontável da sempre lembrada Companhia Rafael Frias (Fernando Frias, Fernando Oliveira, Geny Frias, Lisete Frias e tantos outros) ou os circos (Lufthman, Cardinali, Royal...). O «senhor professor José António Rodrigues (Mestre de Caligrafia e Dactilografia da segunda daquelas escolas) era uma figura muito estimada e conhecida a quem os «costeletas» de então haviam colocado a alcunha de «31 cabelinhos» pela rara escassez dos pelos capilares. A sua lembrança foi agora redimensionada no meu universo de 83 anos de memória na sequência do gesto sempre amigo do meu companheiro José Patrício da Silva, dedicado membro do Rotary Clube de Alcobaça. Quis ter a atenção, tal como periodicamente acontece, em conjunto com o meu compadre e ex-presidente do Rotary de Faro, Henrique Brito Figueira, nos enviar volumoso envelope com jornais de Norte a Sul do País. No recente espólio vinha uma fotocópia do semanário «Alcoa», o nº 1319, publicado em 16 de Novembro de 1973, há quase meio século, com a notícia do falecimento da Professora D. Anália dos Reis Palma, «vítima de doença que não perdoa, na Clínica de Carnaxide»). «A ilustre finada, natural de Faro, residia há 18 anos em Alcobaça, onde era competente professora na Escola Técnica...onde era o mais antigo membro do Corpo Docente». Esta extinta senhora («Com a sua palavra fácil, com o seu extremo carinho, com a sua singular compreensão, conseguia cativar e granjear a amizade de todos os seus alunos») era «exemplar esposa» do sr. Prof. José António Rodrigues e mãe de D. Maria Teresa Palma Rodrigues, ao tempo chefe de secretaria da Escola Preparatória de Oeiras e desse, que é um dos mais expressivos poetas farenses do nosso tempo, José António Palma Rodrigues, com inúmeros prémios conquistados em Jogos Florais.

           Lembranças de um tempo ido que o recorte do alcobacense «Alcoa», de Novembro de 1973, nos veio recordar...


                                                                   JOÃO LEAL   


NOTA DO ROGER: Foi meu professor de caligrafia. Numa aula, eu não comprara o aparo da letra francesa e, fiz um aparo de "cana", até que escrevia bem, e ele pos-me na rua.


                     


 

NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

 

      Susana Rodas é a nova directora geral da «Garvetur Luxury», empresa sediada em Vilamoura, de que é CEO Reinaldo Teixeira. Com 24 anos de experiência profissional em Angola e Portugal Susana Rodas objectiva «ampliar a estratégia de consolidação no sector prime do mundo».

         Os Casinos da Solverde no Algarve (Monte Gordo, Vilamoura e Praia da Rocha) têm novos horários, funcionando diariamente da 15 às 03 horas do dia seguinte.

            A proposta de Portugal para a Ponte Internacional Alcoutim / San Lucar del Guadiana foi apresentada às autoridades andaluzas, em Huelva, por uma Comissão liderada pelo Presidente da CCDRA, Dr. José Apolinário. Prevê-se que esta obra a concluir até 2026, reduza de 70 klms. as ligações terrestres entre as duas localidades e tenha um custo de 9 milhões de euros.

                Até 21 de Novembro decorre o «IX Vilamoura Champions Tour». que tem um «prize money» superior aos 9 milhões de euros e a participação de alguns dos melhores cavaleiros mundiais.

                  «Intitula-se «Comeres d,aqui» a Quinzena Gastronómica do Concelho de Loulé, organizada pelo Município, de 12 a 28 de Novembro e que pretende divulgar os produtos locais.

                    A companhia aérea alemã Lufthansa está a aumentar o número de voos adicionais este Outono com destino a Faro, por via da «grande procura pelo destinos de Sol».

                      O complexo turístico de luxo Vila Vita Parc, em Porches (Lagoa) ocupa o 19º lugar, a nível mundial no «Top Destination Spa Resorts», segundo a votação de 800 mil leitores da revista «Condé Nestor Travel».           

                        O Algarve esteve presente em Paris, na «IFTM Tope Reisen», uma das maiores feiras de turismo, presença que se reveste de grande importância, já que o mercado francês foi o 2º em número de visitantes estrangeiros em 2020.

                          Nos dias 23 e 24 de Outubro decorre em Estoi, entre as 10 e as 18 horas, a «Feira de Jardinagem Mediterrânica 2021».

                                                                                  JOÃO LEAL

 De: Elos Clube de Faro - Associação Cultural

    "Em defesa da Língua e Cultura Portuguesas"


Estimados Amigos e Companheiros,

No próximo dia 13 de Outubro, quarta-feira, pelas 17,30.
"Quando a poesia acontece", na Biblioteca Municipal de Faro,
sob o tema:

"Não precisas de trazer presentes, nem rimas, nem flores nem
nada.
Basta trazeres o que sentes!
- Carlos Drummond de Andrade

* Poesia embalada pela voz de Rosinda
com música de Luciano Vargues

Deverão ser cumpridas as normas de segurança, já habituais:

- lotação do espaço e distanciamento físico: número limite
de participantes 40 pessoas;
- obrigatoriedade do uso de máscara durante a sessão;
- higienização das mãos à entrada do auditório.

Espero por vòs.

Cordiais saudações elistas.