segunda-feira, 18 de outubro de 2021

FEIRA DE OUTUBRO

 

FEIRA DE SANTA IRIA EM FARO


A Feira de Santa Iria está de regresso e vai animar, de 15 a 24 de Outubro, o Largo de São Francisco, em Faro. 

Depois de não se ter realizado em 2020, devido à Covid-19, a emblemática feira volta este ano.

A organização é da empresa municipal Ambifaro.

A Feira de Santa Iria é uma mostra com tradições seculares.

Entre os atrativos encontram-se exposições, stands institucionais, divertimentos para crianças e adultos, comes e bebes, artesanato, a venda de produtos diversos, como farturas, roupas e gastronomia de vários pontos do país.



Foto da feira, ao fundo a "Ria Formosa"

Um arranjo de Roger.

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE

 

     «PRÉMIO GANDHI» ATRIBUÍDO AO AGRUPAMENTO ESCOLAR PROFESSOR PAULA NOGUEIRA


                     Mais uma honrosa distinção foi atribuída ao mundo escolar olhanense. Trata-se do »Prémio Gandhi - Escolas» com que foi galardoado o Agrupamento Escolar Professor Paula Nogueira, que inclui a escola - sede cujo patrono é o ilustre olhanense, mas as Escola EB1 de Brancanes, EB 1 Prof. Dr. José Mariano Gago e a EB 1/ J1 José Carlos da Maia.

                       O «Prémio Gandhi», com o nome do conhecido pacifista indiano, foi instituído para «reconhecer projectos das escolas que contribuam para o desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadã e aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal, social e intelectual». O projecto concebido pelo agrupamento escolar olhanense «Ajuda Animal», orientado pelas docentes dras. Carla Cássio e Sílvia Domingos, na disciplina «Cidadania e Desenvolvimento» concretizou-se no último período do ano lectivo transacto em todas as escolas e consistiu na obtenção de alimentos e artigos de higiene, bem como na produção de camas para animais utilizando roupa usada.

                        A entrega do «Prémio Gandhi - Escolas» teve lugar no Templo da Comunidade Hindu, em Lisboa e teve a presença do Primeiro Ministro Dr. António Costa e do Ministro da Educação Dr. Tiago Rodrigues.

                           Na pessoa do dr. Carlos Gaspar, dedicado director do Agrupamento Escolar Prof. Paulo Nogueira, saudamos toda a população abrangida pelos respectivos estabelecimentos e expressa-se o quanto de significado para Olhão e as suas gentes representa este galardão.


                                                                       JOÃO LEAL


LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM



                         «CARTAS COM DESTINO AO CÉU»

                                                             VLADA SERRA


                           Numa edição da Arandis foi apresentado no «Palacete 10», em Portimão, o livro «Cartas com destino ao Céu» da jovem escritora e estudante universitária Vlada Serra. Nascida na Rússia, veio muito cedo para Portugal e esta obra gira em torno de um caso verídico. Aconteceu com o pai da autora, Vítor Serra, que foi vítima de homicídio na Praia do Carvoeiro (Lagoa). Trata-se da 3ª edição, já que, a quando do seu aparecimento, não foi possível a apresentação por via do ciclo pandémico.

                             O «Palacete 10» é um novo espaço cultural, na Rua do Colégio, em Portimão, uma antiga casa senhorial oitocentista recuperada pela Arq. Filipe Mimoso.


                   «ALGUMA POESIA ESPANHOLA CONTEMPORÂNEA»

                      DR. FERNANDO CABRITA

                     O conhecido poeta e causídico Dr. Fernando Cabrita, natural de Olhão, onde reside, é o autor do livro «Alguma poesia espanhola contemporânea», numa edição da Editora «Sul, Sol e Sul». A sua apresentação decorreu em Loulé e a obra analisa a arte poética de vários vates espanhóis (José LuísNacher, Uberto Stabile, Inma Vasquez, Bárbara Gil e outros, bem como a Revista «Ânfora Nova», nos seus 30 anos de publicação.

                      O Dr. Fernando Cabrita, autor de vários livros, é detentor de vários galardões, entre os quais o «Prémio Sílex (1986)», pela sua obra «Os amantes em silêncio».


                                                                  JOÃO LEAL 


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL


                       CAMPEÕES DO ALGARVE EM VOLEIBOL


                       Um bom amigo e companheiro rotário de Alcobaça, verdadeira enciclopédia e amante das coisas do Algarve, enviou-nos mais um reprodução da saudosa e histórica revista desportiva «Stadium» (ano II, III Série, nº 131, de 6 de Junho de 1945), que contempla a equipa de voleibol do Liceu João de Deus que conquistou o título de campeã do Algarve. Não nos ocorre a lembrança destes «jovens de então (- 16,17, 18 anos...), à excepção daquele que, já na época era uma figura mediática da vida escolar farense, como o foi mais tarde da medicina e do quotidiano algarvio, especialmente de Loulé. Trata-se do sempre lembrado dr. José Alves Batalim Jr., médico cirurgião que, juntamente com a também saudosa esposa, a médica Maria Augusta Mendonça Batalim, faleceu num trágico acidente de viação (28 de Maio de 1999). É o mesmo perfil, os mesmos traços anatómicos com que o lembramos. Desta equipa faziam igualmente parte: Joaquim Fava, Vespasiano e Rui Camões (de pé) e juntamente com o já referido médico Toy e Santinho (sentados). Esta reprodução avivou-nos a memória do Dr. José Alves Batalim Jr., natural de Monchique (15 /09/1927), onde fez a escola primária, vindo depois para o Liceu de Faro, seguindo para Coimbra, em cuja Universidade concluiu o curso de Medicina (1956), seguindo a especialidade de Cirurgia. Em Loulé, onde anos volvidos se fixou, desenvolveu uma singular acção no então «afamado» Hospital da Misericórdia, sendo por todos muito querido. A Câmara Municipal daquele Concelho concedeu-lhe, a título póstumo no ano de 2000 a «Medalha de Mérito - Ouro» e ergueu-lhe um monumento de homenagem conjunta com a Esposa, unindo-os para além da morte, na Rua Maria Campina. Foi seu autor o escultor Duarte Henriques, sendo a obra com 2,20 metros de altura, executada em bronze, mármore rosa e granito preto, com todo um cunho de saudade gratidão.


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


             O empreendimento de luxo Verdelago Resort, na Praia Verde (Castro Marim) dedicou cerca de 85 hectares a parque ecológico, por via da rica fauna e flora ali existentes. Dispõe de passadeiras e trilhos e será também um centro de interpretação para valorização e protecção ambientais.

                «Á mesa do Baixo Guadiana: a serra, o rio e o mar» é uma campanha promovida pela Associação Odiana, através do projecto Interpares, cofinanciado pela União Europeia, promovendo os produtos dos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

                  O canal televisivo alemão TV - SWR inseriu um programa sobre o caminho de ferro no Algarve, com destaque para a construção da ponte sobre o Rio Arade. Foi convidado o conhecido investigador portimonense dr. Nuno Campos Inácio.

                    A nau «Victoria», réplica da embarcação castelhana do século XVI, com a qual Fernão de Magalhães e Sebastian Elcano deram a «1ª Volta do Mundo», este fundeada na Marina de Lagos, no âmbito da promoção «Muestra España».

                       Decorreu no Tivoli Marina Vilamoura a edição anual da conferência «The resorts and residentials hospitality fórum», dedicada ao investimento em resorts, que teve a participação de conhecidos especialistas mundiais e discutiu o investimento nas áreas do lazer e da hospitalidade.

                       Dois campos de golfe no Algarve foram distinguidos pela revista mensal britânica «Today,s Golfers». Trata-se do «Morgado Golf Resort», em Portimão, que alcançou o 7º lugar na categoria «Best Value Golf Resorts Continental», que avaliou a melhor relação qualidade / preço e a «Herdade dos Salgados», em Albufeira, o 2º lugar na categoria «Best Golf Resorts for a Beach Holidays», o melhor local para aproveitar a praia enquanto não estiver jogando.

                         Teve lugar no Hotel Grande Real Santa Eulália, com ampla participação, o IX Congresso Português do Cancro do Pulmão.


                                                                            JOÃO LEAL


ENVIADO POR JOÃOLEAL