segunda-feira, 25 de outubro de 2021

 XIV FESTIVAL DE ÓRGÃO DO ALGARVE

 Organizado pela Associação Música XXI decorre entre 5 e 28 de Novembro a 14ª edição do «Festival de Órgão do Algarve», meritória iniciativa cultural e artística, que mostra o mérito de afamados organeiros e dá nova vida a alguns dos seculares instrumentos existentes em várias igrejas da nossa Diocese.

   Abarca o mesmo 4 municípios - Faro, Portimão, Loulé (Boliqueime) e Tavira, numa descentralização, que se aplaude.

     Apresenta «um programa cuidado e diversificado e, segundo os promotores, regressando ao seu formato estendido e à sua progressiva característica, retorna-se à música coral nos concertos de abertura e encerramento, retoma-se a música de câmara numa combinação inédita no Festival e cumpre-se a dinâmica da Escola de Órgão da Sé de Faro».

       Serão 9 concertos em 6 belíssimos órgãos históricos, sempre com entrada livre início às 21 horas e com o seguinte calendário:

           dia 5 de Novembro (6ª feira) Portimão - Igreja Matriz - António Esteiro e Coral Adágio;

           dia 6 (Sábado) - Faro (Sé Catedral) - António Esteiro;

           dia 12 (6ª feira) - Boliqueime (Igreja Paroquial) - Célia Sousa Torres;

           dia 13 (Sábado) - Faro (Igreja do Carmo) - Célia Sousa Torres;

           dia 19 (6ª feira) - Tavira (Igreja de Santiago) - André Bandeira;

           dia 20 (Sábado) - Faro (Igreja do Carmo) - André Bandeira;

           dia 26 (6ª feira) - Tavira (Igreja da Misericórdia) - André Ferreira (órgão) e André Conde (trombone);

            dia 27 (Sábado) - Faro (Sé Catedral) - «Novas Flores de Música» e Sérgio Santos.

              O encerramento deste «XIV Festival de Órgão do Algarve» acontecerá no Domingo, dia 28 de Novembro, no órgão setecentista da Sé de Faro com um concerto dos alunos da Escola de Órgão da Sé.


                                                                                 JOÃO LEAL


RÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 

       GOMES AFONSO, UM «FARENSE» NASCIDO EM LISBOA


          Foi no decurso do 2º Seminário de Formação do Distrito Rotário 1960, que, sob a presidência do Governador Dr. Roberto Carvalho, decorreu no Auditório Municipal de Lagos, com a participação dos clubes do Algarve e Alentejo. Reunião magna dos rotários alentejanos e algarvios, em que, para além de outros temas foram analisados os que em Rotary se prendem com; serviços internacionais, juventude (interact e rotaract) e serviços à comunidade. 

             De especial significado se revestiu o almoço de convívio durante o qual foi prestada emotiva e justa homenagem ao companheiro rotário honorário ANTÓNIO GOMES AFONSO, na comemoração do seu 94º aniversário natalício e num testemunho participado do que tem sido a, felizmente, longa vida deste honrado cidadão em serviços à comunidade.

                Nascido em Lisboa, veio para Faro como funcionário da extinta Direcção Hidráulica do Guadiana, de que foi zeloso trabalhador durante mais de três décadas. Este é um dos mais concretos casos de verdadeiros «farenses não nascidos em Faro», havendo-se assumido como tal e em pleno testemunho cívico, com a mais apreciada verticalidade e empenho. 

                    Na capital sulina se casou com uma saudosa e estimada farense, da zona da «Ribeira», D. Maria José Afonso, uma apreciada poetisa e senhora de rara cultura e esmerada sensibilidade.

                     ANTÓNIO GOMES AFONSO tem o seu nome, para além de Servidor do Estado, ligado a múltiplos sectores da vida algarvia. No desporto foi árbitro de futebol, décadas e décadas a «espinha dorsal» do Sporting Clube Farense, colaborador da Associação de Futebol de Faro, dirigente da Associação de Boxe do Algarve e da Associação Filarmónica de Faro, co-criador da Feira do Livro de Faro e dos torneios de Verão em futsal na Alameda João de Deus e secretário - permanente do Rotary Clube local, em cujo desempenho prossegue com uma vitalidade de meter inveja aos mais jovens. Ama esta cidade com uma paixão enorme e tem em sua filha, Dra. Ana Maria Afonso Leal, uma continuidade em pleno desse mesmo espírito.

                         «Medalha de Dedicação do Município de Faro - Grau Ouro», esta homenagem ora prestada é um testemunho do elevado apreço dos rotários algarvios e alentejanos, a que nos associamos com a amizade e apreço de muitos anos.


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


      Pelo 3º ano consecutivo e oito vezes na totalidade o Algarve foi elemento «o melhor destino de praia da Europa, conforme o proclamado em Londres, na Gala dos «World Travel Awards», considerados os «Prémios Nobel do Turismo».

        No mesmo certame foram ainda distinguidos, no que ao Algarve concerne: «Cascade Welness Resort» - melhor resort desportivo da Europa e melhor resort para férias de família em Portugal; «The Lake Resort» - melhor resort lifestyle; «Conrad Algarve- o melhor resort de estilo; «Vila Vita Parc» - o melhor hotel com villas; «Dunas Douradas Beach Club» - melhor espaço de resort e villas de luxo; «Club MED da Balaia» - melhor resort com tudo incluído (IT).

         O MAI (Ministério da Administração Interna) autorizou a Câmara Municipal de Albufeira a instalar o sistema de vídeo - vigilância, com 65 câmaras situadas na baixa citadina, na Avenida Sá Carneiro, nas Três Palmeiras e nas rotundas do Inatel, do Globo e dos Descobrimentos.

         O Algarve teve a maior representação, em termos de região, na maior feira mundial de golfe que decorreu no País de Gales, um importante segmento que em 2018 representou mais de mil milhões de euros na economia portuguesa.

             Esteve em Portimão e em Faro o «International Ocean Film Festival», nesta sua digressão no nosso País, mostrando «grande é a beleza e fascínio do mar».

               A edição de 2024 dos «Jogos Náuticos do Atlântico», que acontecem desde 1995, vai ter lugar na zona fronteiriça Algarve / Andaluzia, numa organização conjunta dos Municípios portugueses de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António e espanhóis de Ayamonte e Isla Cristina.

                   Através do projecto comunitário HABMAR a Universidade do Algarve (Centro de Ciências do Mar) vai implantar, em Sagres, 12 recifes artificiais, transferidos de um total de 90 colónias de corais.

                    A zona da Praia do Peneco, em Albufeira, vai sofrer obras de requalificação promovidas pelo Município, no valor de 1 milhão de euros e que deverão estar concluídas em finais de Fevereiro de 2022.

                 O Chef Rui Silvestre, do restaurante «Vistas» (1 estrela Michelin), em Vila Nova de Cacela, foi nomeado «Embaixador Gastronómico do Baixo Guadiana Algarvio», após a acção «Á mesa do Baixo Guadiana, a serra e o mar».

                   O grupo hoteleiro Pestana, com unidades em quase todo o Mundo, vai abrir no dia 4 de Novembro em Tânger (Marrocos), cidade irmã de Faro, um novo hotel de 4 estrelas e com 120 quartos e apartamentos.

                    De 4 a 7 de Novembro disputa-se no «Dom Pedro Victoria Golfe Course» o 15º Portugal Masters, a contar para o «Circuito Europeu da PGA» (Associação dos Profissionais de Golfe) e que se prevê tenha uma assistência superior aos 40 mil espectadores.


                                                                          JOÃO LEAL


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


              Iniciaram-se as obras de construção do «The Prime Praia Verde», uma nova unidade rural no concelho de Castro Marim, entre o cruzamento da Praia Verde e São Bartolomeu do Sul, na zona do Vale da Velha. Trata-se da valorização e ampliação de uma área já construída, na modalidade de «Casa de Campo». Será um hotel rural de 4 estrelas, com 42 quartos e 4 suites e uma piscina com tratamentos e massagens á base de flor do sal.

              O Aeroporto Internacional de Faro passou a contar com o sistema de «Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Directamente (RAPIDHALL), concebido pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), com um investimento de 5 milhões de euros.

                 O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), na Penina (Portimão) não figura no calendário dos «Grandes Prémios da FIA - Federação Internacional Automóvel), que contem 23 corridas no próximo ano.

                   O restaurante OCEAN no hotel de luxo Vila Vita Parc Resort & Spa, em Porches (Lagoa), criado há 13 anos, conquistou sob a direcção do chef austríaco Hans Neuner o «The Globe Restaurant of the Year 2021 - World Luxury Restaurant», correspondente ao «Melhor Restaurante do Mundo» e ainda o prémio «Best Locality Louxed Produce Menu».

                     Jorge Rebelo de Almeida, Presidente dos hotéis «Vila Galé» pretende contratar 300 jovens à procura do 1º emprego e 150 trabalhadores brasileiros para responder à falta de recursos humanos.

                       «VAMUS» é o novo programa de transporte rodoviário da EVA, através da subsidiária VIIZUR, a iniciar em Dezembro e válido por 5 anos. Comporta várias inovações: linhas directas para o Aeroporto de Faro e Universidade do Algarve, possibilidade de transporte de 2 bicicletas, etc.

                         Com base no conceito «Juice Master», de Jason Vale, um fenómeno mediático que nasceu no Reino Unido («uma melhoria da saúde com uma dieta sustentada em sumos naturais») é um projecto inovador no concelho de Castro Marim.


                                                                          JOÃO LEAL 


 


De: Elos Clube de Faro - Associação Cultural
    "Em defesa da Língua e Cultura Portuguesas"

O ELOS CLUBE DE FARO CONVIDA:
========

Prezados Companheiros e Amigos,

No próximo dia 26 de Outubro, pelas 17.30 horas,
na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa
terá lugar a apresentação do livro "O Sal das Palavras" de
Francisca Graça.

Neste livro, em que se estreia na poesia, as palavras
fluem ao sabor do pensamento com a liberdade própria
de quem se entrega ao sentimento puro que a invade a cada
momento. É a contadora de histórias que trocou a prosa pela poesia:

 "A Prosa e a poesia andam sempre de mão dada…
Mas…  a poesia fica bem numa sala requintada".

A poesia fica-lhe bem! Nasceu no seu quotidiano, aos poucos,
às vezes a medo e foi ganhando coragem e mérito.
São o reflexo de si própria, das suas experiências, momentos,
pessoas e lugares que a marcaram.
A natureza, o amor, a vida, os amigos, o tempo e a história
são temas constantes.

O livro será apresentado por Dina Lapa de Campos e Joaquim Teixeira.

Espero poder contar com a  Vossa presença !!

Cordiais saudações elistas,


Dina Lapa de Campos
Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro