terça-feira, 2 de novembro de 2021

CRÓNICA DE FARO DE JOÃO LEAL

 

            O SR. ALMEIDA DA FARMÁCIA


            Via-o passar todos os dias, o que acontecia várias vezes no quotidiano. Era uma figura reverente, já com a sua idade avançada e que se deslocava da sua residência, na Rua Teófilo Braga rumo à Farmácia Almeida, no cruzamento das Ruas Conselheiro Bivar, da Carreira ou do Chiado e a de São Pedro. O farmacêutico Sr. Almeida, era detentor desde 1919 da sua Farmácia Almeida, de grande préstimo em especial para os residentes, como eu, na Ribeira. Era na altura em que na farmacologia se recorria muito aos «manipulados», ao invés do que hoje sucede. Homem de saber, era, como sói dizer-se «pau para toda a obra». Conselheiro nas doenças tradicionais - gripes, constipações, sarampos, tosse de que a convulsa era a pior e muitas outras, não dizia que não ao tirar de um doente (experiência própria) ou «ao dar uma injecção».

             Era no tempo em que a Rua Conselheiro Bivar sediava expressivo número de farmácias, como foi mais tarde agências de viagens e, ora sucede, com bares e similares. Existiam então três farmácias naquela artéria.

              A Paula, de que era proprietário e director o Sr. Paula, natural de Olhão, nome que figura na história da Maçonaria no Algarve e fez parte da Câmara Municipal de Faro e pai do eng. Mário Paula, que foi destacado nome da engenharia hidráulica.

               Depois, no sentido Norte / Sul, encontrávamos a Eusébio, de que figura de referência o sr. Eusébio, que me impressiona o ver de bata branca na farmácia e de castanho escuro, católico fervoroso como o foi e franciscano terceiro nos actos religiosos, sobretudo nas procissões.

                Finalmente, frente à Pensão Madalena, havia a referida Farmácia Almeida, onde fiz muitos e dedicados amigos, entre eles os saudosos sr. Bernardo Rodrigues de Passos (sobrinho do poeta sambrazense Bernardo de Passos) e o ajudante, tipo «pronto socorro», João dos Santos, no vulgo conhecido por João Rainha.

  

                   Das três farmácias existentes hoje não resta nenhuma na Rua Conselheiro Bivar, já que extintas a Paula e a Eusébio, a Almeida, mantendo, honra lhe seja feita, o nome, transferiu-se para a Avenida Calouste Gulbenkian, com todo o mérito da modernização e da adaptação aos tempos que corre, entre as quais o estar de serviço permanente (24 horas / dia, serviço ao domicílio, etc.) honrando a saudosa memória do que cremos seu fundador, o joje lembrado sr. Almeida.


 MORREU O COSTELETA MATEUS BOLAS


               Mais um dos nossos que partiu, com toda a pungente saudade que tal provoca. Mateus do Carmo Bolas, de 89 anos, natural da Conceição de Faro e residente na Rua Almeida Garrett, em Faro, conceituado e inovador empresário agrícola, frequentou a Escola Tomás Cabreira, na década de 40 do século passado. Assídua presença nos nossos convívios brindava-nos sempre com a sua arte poética. Era presença quotidiana, enquanto a saúde, o permitiu da «tertúlia do Café Margarida», nas arcadas da Pontinha.

                 Mateus do Carmo Bolas foi dinâmico e pioneiro homem da lavoura, havendo presidido à Delegação de Faro da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo.

                  O corpo do saudoso extinto esteve em velório na Igreja de São Luís, sendo depois cremado no Cemitério da Penha.

                  Á Família enlutada, de modo próprio a sua dedicada Esposa, D. Maria José Bolas, a expressão sincera das mais sentidas condolências.


                                                                                            João Leal

DESCANSA EM PAZ MATEUS


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



                         PARABÉNS, JOANA! ÉS O NOSSO ORGULHO!


                         Nunca dela ouvíramos falar. Tal como nós uma farense anónima entre os mais de 50 mil seres que habitam Faro. Foi agora através do brado vindo da histórica cidade francesa de Versalhes, a tal do palácio e dos jardins famosos que a conhecemos. JOANA SANTOS, uma judoca que ultrapassou os 30 anos, que tem sido de uma dedicação plena e total ao seu desporto favorito venceu o Campeonato do Mundo de Atletas Surdos.

                         Motivo de mais que justificado orgulho para a «Terra Mãe» e para todos nós. Tem sido seu mestre o dedicado treinador Júlio Marcelino, que sempre acreditou na sua perfomance, mesmo quando saiu dos - 63 kgs., onde somou vários êxitos, para os agora - 57 kgs. em que se sagrou campeã mundial.

                           A pandemia, esta terrível pandemia que continua a deixar rasto, durante dois anos, não provocou o abandono. pelo contrário foi caminho de continuidade e de perseverança.

                           Atleta do dinâmico e «histórico» Judo Clube do Algarve, que utiliza no quotidiano o salão do Mercado Municipal de Faro, treinou, persistiu e acreditou. Com a participação de 164 judocas oriundos de 26 países, foi, com curiosidade o assinalamos, no «Dia Mundial do Judo» (28 de Outubro) que a farense Joana Santos subiu ao mais alto lugar do pódio. Primeiro derrotou Yezemberdigeva (Cazaquistão) e depois a ucraniana K. Audieleva, para num final esplendoroso derrotar por «ippon» H. Lee, da Coreia do Sul.

                            Era a única atleta portuguesa presente neste Mundiais de Judo para Deficientes Auditivos e foi a melhor de «todo o Mundo». Agora o próximo grande desafio será em Maio do próximo ano, na cidade de Caxias do Sul, no Brasil, onde estamos confiantes a estrela vencedora da dupla Joana Santos / Júlio Marcelino, voltará a brilhar. Até lá as nossas mais comovidas e orgulhosas felicitações e agradecimentos a este par de atleta e técnico e ao Judo Clube do Algarve pela brilhante conquista do título mundial.  


LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM


             «O SAL DAS PALAVRAS

                                         FRANCISCA GRAÇA    

           Com intervenções da dra. Dina Lapa (Presidente do Elos Clube de Faro) e de Joaquim Teixeira (Professor de Arte Dramática na Universidade Sénior do Algarve) foi apresentado em Faro (Biblioteca Manuel António Ramos Rosa) o livro «O Sal das Palavras», da autoria da escritora Francisca Graça. Disse-se a propósito «Neste livro, em que se estreia na poesia, as palavras fluem ao sabor do cruzamento com a liberdade própria de quem se entrega ao sentido puro que a invade a cada momento».


                «DESENHAR NO ESCURO»

                                                      

                                                          ANTÓNIO JORGE GONÇALVES

            Em Loulé, no Palácio Gama Lobo, foi apresentado o livro da autoria de António Jorge Gonçalves, intitulado «Desenhar no escuro», em simultâneo com uma palestra e uma oficina de desenho. A obra é «uma narrativa sem palavras», que apresenta «desenhos a lápis branco sobre cadernos de cartolina preta», efectuadas em 2020 e 2021. O autor é um conhecido artista com várias novelas gráficas e formador na Fundação Calouste Gulbenkian.


                  NATIONAL GEOGRAPHIC

                        «AS VILAS E ALDEIAS MAIS BELAS DE PORTUGAL» 

                   A mundialmente prestigiada revista «National Geographic, na sua edição «Especial Viagens» dedicou um número às «Vilas e Aldeias mais belas de Portugal». Nelas se incluem as terras algarvias de Alcoutim («Guardiã ancestral do Grande Rio do Sul»), Cacela Velha («Há milhares de anos a vigiar a Ria Formosa»), Estoi («Romanos e Românticos»), Alte («Aninhada na Beira Serra») e Bordeira («Entre a terra e o mar»). Os textos descritivos são assinados, respectivamente, pelos jornalistas Daniel Reis, o que se refere à vila alcoutineja e Elisabete Rodrigues, os restantes.

                                                                                JOÃO LEAL

  


  •  NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


     O Dr. Francisco Severino, natural de Portimão, antigo director dos Aeroportos de Faro e Lisboa e professor convidado da Universidade do Algarve, foi distinguido pela Delegação Regional do Algarve da Ordem dos Economistas com a título de «Carreira 2021», face ao que foi o seu valioso currículo profissional ao serviço da causa pública.

     A ATA (Associação do Turismo do Algarve) esteve presente durante o mês de Outubro em 4 importantes acções visando «um turismo sustentável». Os mercados visados, fora da estação alta, foram: Suécia, Dinamarca, Brasil, Estados Unidos da América e Canadá.

      O Sindicato de Hotelaria do Algarve comemorou 50 anos de existência sobre a data de 17 de Setembro de 1971 em que foram homologados os seus estatutos. Dirigentes e associados assinalaram o evento com um convívio em Albufeira.

        O Algarve vai ter o primeiro parque aquático coberto da Europa. O Aquashow, em Quarteira, vai concretizar um projecto indoor com água quente e que funcionará todo o ano.

           A ECTravel, sediada em Olhão e de que é CEO o conhecido agente de viagens Eliseu Correia é o novo representante do operador inglês Saga Tours para o Algarve.

              Reabriu no dia 27 de Outubro (dia de São Gonçalo de Lagos, feriado municipal), o Museu Dr. José Formosinho, que havia encerrado em Setembro de 2017 e se apresenta com colecções especiais e uma nova museografia.

                A Vilamoura World, proprietários da zona turística de Vilamoura, pretendem construir 1 400 unidades de alojamento, apostando no mercado nacional e no conceito de teletrabalho e promovendo a expansão da marina.

                Com mais de 135 mil ementas servidas a «Rota do Petisco», que decorreu em 11 concelhos algarvios, promovida pela Associação «Teia de Impulsos», teve um impacto económico de 400 mil euros, mais 20% do que em 2020 e vai intervir em 9 projectos sociais.

                  A «Mesa do Chef» é uma iniciativa do Chef Vítor Veloso, no seu restaurante «Aurora», em Loulé, com degustação surpresa e sob o lema de «toda a essência da cozinha do autor».


                                                                JOÃO LEAL 


LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM



                                  «VIDA PLENA»


                                                        DR. PAULINO PEREIRA


                          Em Portimão (Centro Paroquial da Matriz) foi apresentado o livro «Vida Plena - 50 reflexões de um médico», da autoria do Dr. Paulino Pereira e editado pela Paulus Editora.

                           O seu autor é um conceituado clínico que, nesta obra, expõe as suas experiências de médico católico. O prefácio é da autoria da Dra. Manuela Eanes. A obra fora anteriormente apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, pelo Professor Doutor Guilherme de Oliveira Martins, antigo Ministro e Presidente do Tribunal de Contas.


                «DIÁRIO DE UM 40RENTÃO EM QUARENTENA»

 

                                MESTRE JOSÉ ANTÓNIO MARTINS


                    Com mais de 50 obras publicadas e dedicadas à investigação histórica, de que é uma das grandes referências algarvias, o Mestre Dr. José António de Jesus Martins, estreou-se agora na literatura ficcionista. Natural de Olhão e, de há muito, residente em Lagos, onde é Técnico Superior do Município, foi inspirado pela pandemia de covidus, que escreveu este livro «Diário de um 40quarentão», legando-nos um importante documento sobre este nefasto período da vida mundial. A apresentação pelo jornalista Paulo Lavadinho teve lugar na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas. A edição foi da «Booksfactory /Letras Ímpares».

                       Licenciado e com Mestrado em História Local e Regional e formação académica em História, Direito e Letras pelas Universidades de Lisboa, Porto, Beira Interior e Nova Iorque, Mestre José de Jesus Martins tem obras traduzidas no Brasil e no Japão.


                                                                   JOÃO LEAL