segunda-feira, 8 de novembro de 2021

 DR. EMANUEL SANCHO,  «ARQUEÓLOGO DO ANO»


                         Natural de Faro, onde frequentou a Escola Secundária Tomás Cabreira e a Universidade do Algarve, o erudito Dr. Emanuel Sancho é, desde 1990, o director do «Museu do Traje», em São Brás de Alportel.

                          Nesta Instituição, assim como em várias áreas da museologia, tem desempenhado um importante e valioso papel, que o levou a ser distinguido pela APOM (Associação Portuguesa de Museologia) com o prémio «Museólogo do Ano - 2021».

                            O solene acto da entrega deste significativo galardão teve lugar no Museu da Marinha, em Lisboa. No decurso do mesmo o Presidente da APOM, Dr. João Neto, referindo-se ao distinguido afirmou: «tem sido um pilar na defesa da museologia e das boas práticas em São Brás de Alportel. Tem-se mantido como uma modelo para que o Museu de São Brás seja uma boa referência do Algarve e uma boa referência na ligação com a Comunidade».

                              Por seu turno o Dr. Emanuel Sancho, abordou a «problemática da crise» vivida em torno do Museu do Traje, disse: «Após a tempestade acreditamos que virá a bonança...Se nos limitarmos a ser uma sala de vivitas, tudo corre bem, mas jamais seremos instrumentos de mudança».

                               As nossas cordiais felicitações ao Dr. Emanuel Sancho, merecidamente «O Museólogo do Ano - 2021».


                                                                                            JOÃO LEAL 


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

         No decurso do mês de Outubro, passado e segundo a AHETA (Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve) houve um crescente no volume de vendas de 157%, em relação ao mesmo período de 2020 e uma taxa de ocupação por quarto de 60,5%, o que representa mais 29,5% do que no ano findo. Os portugueses deram um importante contributo, com um aumento de 34,8% registados em 2019.

           Na época balnear, que terminou a 31 de Outubro e se iniciara a 1 de Maio, foram registadas 5 vítimas mortais nas praias algarvias vigiadas.

           Ao Mestre (grau conferido pela Universidade do Algarve) Dr. Hugo Soares Gonçalves, foi conferido pela Delegação Regional do Algarve da Ordem dos Economistas o prémio referente à «Melhor Dissertação», proferida sob o tema: «Regional effects of tourism in Portugal  - a multivirate analyse».

                No decurso na última edição do festival cinematográfico ««ART&TUR», que decorreu em Aveiro, o Município de Alcoutim foi distinguido com o 1º prémio na categoria de «Campanha Publicitária», pelos filmes: «Até já meu Amor», «Amanhã vamos juntos» e «Tráfico de Artes no Guadiana irá voltar». No decurso do mesmo festival o Ombria Resort (Querença / Loulé) conquistou o 2º prémio, na modalidade de «Serviços Turísticos», com o filme «It,s always now at Ombria Resort*.

                  O influente jornal inglês «The Guardian» na sua rúbrica «Dicas de Viagens» considerou Tavira como o melhor destino turístico, destacando «as suas praias fluviais e atlânticas, sua arquitectura brilhante e culinária deliciosa».

                     Os comboios Intercidades e Alfa Pendular vão deixar de ter o seu final em Faro, prosseguindo até Vila Real de Santo António, quando no 3º trimestre de 2023 estivar concluída a empreitada de electrificação do Ramal do Sotavento, ora assinada pelo Ministro dos Equipamentos e Infraestruturas, no valor de 20 milhões de euros.

                      A Eurocidade do Guadiana (Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte) apresentou na «Mostra Ibérica de Turismo», em Badajoz (Espanha) a nova imagem turística de promoção conjunta do território daquela região portuguesa e espanhola.

                                                                     JOÃO LEAL


LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM



                               «A LENDA DE ADORA»

                                                              TIAGO DA SILVA

          Tiago da Silva é um ilustrador portimonense, nascido em 1977, formador de pintura digital e com vários prémios nacionais e internacionais. É de sua autoria o álbum de banda desenhada «A lenda de Adora», que foi apresentado na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, nas comemorações do 28º aniversário desta instituição.


        «UNIÃO DESPORTIVA E RECREATIVA SAMBRASENSE - 50 ANOS DE MEMÓRIAS»

                                                              ISA VICENTE

               Com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel (uma verba de 4 260 euros para custear 500 exemplares) e da autoria da jornalista sambrasense Isa Vicente foi editado o livro «União Desportiva e Recreativa Sambrasense - 50 anos de memórias». Conforme se escreveu: «Imortaliza o mesmo momentos desta associação cuja dinâmica marcou e marca a história colectiva e desportiva deste Concelho». O Presidente da Autarquia, Dr. Vítor Guerreiro, refere que a obra: «retrata através das suas páginas uma história de paixão desportiva agregadora de diversas gerações, promotora de amizades, voluntariado e dedicação à competição e formação desportiva».


                 «REVIVE-TE COM AMOR»

                                                                       DRA.  CÁTIA RODRIGUES

                  

                Natural de Faro, onde nasceu em 1984, mas desde bem jovem residente nos Olhos de Água (Albufeira), onde cresceu e despertou para a actividade literária, a dra. Cátia Rodrigues (licenciada em Sociologia) é a autora do livro «Revive-te com Amor». Foi o mesmo apresentado na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira. Segundo foi afirmado: «Esta é uma obra marcante onde a autora conta a sua travessia por entre os vales da vida que a conduziram á cura (espiritual, mental, emocional e física) e no reencontro com a sua essência».


                        «ALMA ALGARVIA»

                                                                  JOSÉ GUILHERME

              Também no mesmo espaço cultural albufeirense foi apresentado o livro de poesia escrito por José Guilherme e ilustrado com fotografias de Domingos Mendes, constituindo «uma homenagem ao Algarve e às suas gentes». Natural de Portimão, o poeta tem publicado já vários livros - «Páginas soltas da Vida», «Histórias das gentes que que Ama», «A libelinha no Reino da Chuva», etc. A obra apresenta um texto bilingue (português e inglês, na tradução de Yolanda Fonseca).


                     «FANTABULOSIDADES D,AQUI E D,ALÉM»

                                                              DRA. VANDA DE LA SALETTE

                 Intitula-se «Fantabulosidades d,aqui e d,além» o livro escrito pela dra. Vanda de la Salette que, integrado nos «Encontros com Autores», foi apresentado na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira. Natural de Lisboa (1970) é professora universitária, doutorada em Línguas e Literaturas Modernas e «as palavras são a sua paixão».

 

                                                                                   JOÃO LEAL


 

«CASA DE SANTA ISABEL - 1919 - 2019 - CEM ANOS DE BEM FAZER - UM SÉCULO DE VIVÊNCIA CRISTû

                     - UM NOVO LIVRO DE JOÃO LEAL

O jornalista João Leal, decano dos jornalistas algarvios, é o autor do livro «Casa de Santa Isabel, 1919 - 2019- cem anos de bem fazer - um século de vivência cristã», dedicado a esta instituição privada de segurança social, sediada em Faro, no presente com as valências de Lar de Infância e Juventude e de Creche e Jardim de Infância. A sua criação ocorreu, por acção do Bispo Diocesano D. António Barbosa Leão (1907 / 1919) e de um grupo de benquistas senhoras farenses em situação social e sanitária muito semelhante à vivida nos dois últimos anos, então por via da chamada «gripe espanhola».

           O Prefácio desta obra é assinada por D. Manuel Neto Quintas, Venerando Bispo do Algarve, que assinala: «Cada uma das suas páginas guia-nos no percurso deste já longo e fecundo caminho e introduz-nos na arte de «bem fazer» de sucessivas gerações, reflexo da sociedade farense de cada tempo».

               A Apresentação coube ao Dr. Dinis Caetano, dedicado Vice-Presidente em Exercício, de cujo texto extraímos: «que de forma voluntária, gratuita e arrojada, saíram da zona de conforto e desassossegadas pelas circunstâncias da vida, deram testemunho do Evangelho.

               O livro, teve a edição da Câmara Municipal de Faro, com design e paginação de Luís Trincheiras (técnico da Divisão de Comunicação e Marca, Unidade de Imagem do Município) e coordenação do Dr. Dinis Caetano.

                 A apresentação de «Casa de Santa Isabel, 1919 /2019 - cem anos de bem fazer, um século de vivência cristã» terá lugar no dia 22 de Novembro (2ª feira), pelas 17h30m, na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa (junto á Alameda) e está confiada ao Dr. Jorge Leitão, conhecido advogado e dedicado responsável por várias obras de solidariedade social.


 ORQUESTRA CLÁSSICA DO SUL


   Neste mês de Novembro a Orquestra Clássica do Sul, de que é Maestro Titular Rui Pinheiro, iniciou a sua actividade com o «V Festival Internacional de Guitarras - Paisagens Musicais: Andaluzia e Escócia».  O concerto decorreu na Teatro das Figuras, e Faro, sendo tocados trechos da J. Rodrigo e F. Mendelssohn. Actuaram o Quarteto Concordies (Eurico Grade, Rui Gama, Jorge Pires e Pedro Rufino. Do programa mensal destacamos os seguintes concertos pela Orquestra Clássica do Sul: dia 13 (Sábado) - Lagoa (Auditório Carlos do Carmo) - «Contrastes e Afinidades (Beethoven, Bártok e Schubert); dia 19 (6ª feira) - Altura (Castro Marim) - «A maioridade de  Mozart e Schubert; dia 20 (Sábado) - Tavira (Igreja do Carmo) - Idem; dia 26 (6ª feira) - Faro (Igreja do Carmo) - «Música Francesa para Sopros» (Lefébvre, Dubois e Gounod), pelo «Ensemble Além Tejo» e dia 27 (Sábado) - Fuseta (Igreja Matriz)- com o mesmo programa.

        Os espectáculos em Faro e Fuseta têm início pelas 19 horas, enquanto em Lagoa (21h30m) e na Altura (21 horas).

  

                                                                                JOÃO LEAL 


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 ,

                       «FARO, MAIS VERDE»


           Mais do que palavras e intenções expressas e assinadas na recente Cimeira pela Terra, que ocorreu em Glasgow, com a participação de altas figuras mundiais, tal como o havido em anteriores encontros congéneres, importa sim passar aos actos. Mais uma vez o aforismo popular, nessa ciência do povo amalgamada em milhões de anos de existência se reafirma e confirma: «Palavras, leva-as o vento...».

             Vem este prólogo a propósito da «Operação Montanha Verde» que nos dias 21 e 22 de Novembro (Domingo e 2ª feira) vai ter lugar no Campus das Gambelas da prestigiada Universidade do Algarve e que se concretizará na plantação de 3 500 árvores. Serão outros tantos pulmões a expelirem o necessário oxigénio naquela zona farense para combater os perniciosos efeitos da poluição atmosférica. Serão outras tantas árvores a trazerem nova vida à vida em extinção, por culpa, de nós habitantes do planeta Terra, casa comum em que vivemos. Será mais um aportar a um Faro mais verde e ambientalmente mais saudável. Será ali num dos «campos do saber» dos campus universitários que a ideia do benfeitor Pedro Lavia crescerá com o querer de centenas de voluntários decididos e amigos da Humanidade. Aquele conhecido empresário turístico, que ao Algarve e á Ciência tem prestado tão relevantes serviços, através da sua modelar empresa, o ZooMarine, na Guia. Mexicano de origem Pedro Lavia ama esta terra do Sul, do Sol e do Sal, como se sua fosse e ora conta com a valiosa e imprescindível colaboração da Universidade do Algarve, através do seu generoso Grupo de Voluntários V - A, da Câmara Municipal de Faro e de outras colaborantes ntidades, como são os casos da Euroeventos, Algar, Nutriverde, etc.

                 Preciso agora é que nós, cidadãos farenses, marquemos a nossa presença, juntando-nos aos milhares de outros que, desde 2016 e em oito concelhos algarvios (Silves, Loulé, Portimão, Monchique, Tavira, São Brás de Alportel, Lagoa e Olhão) participaram na «Operação Montanha Verde», em que já foram plantadas mais de 79 mil árvores.

                   «Voluntários de todas as idades» é o pedido expresso pelos promotores, os quais, por razões logísticas e organizativas, se podem e devem inscrever através de «https://montanhaverde.Zoomarinept.»

                       É um acto generosamente cívico que pede a presença de cada um.


De: Elos Clube de Faro - Associação Cultural "Em defesa da Língua e Cultura Portuguesas" Estimados Amigos e Companheiros, No próximo dia 10 de Novembro, quarta-feira, pelas 17,30. "Quando a poesia acontece", na Biblioteca Municipal de Faro, sob o tema: "A minha poesia é assim como uma vida que vagueia pelo mundo" - Fernando Namora * Poesia embalada pela voz de Rosinda com música de Luciano Vargues Deverão ser cumpridas as normas de segurança, já habituais: - lotação do espaço e distanciamento físico: número limite de participantes 40 pessoas; - obrigatoriedade do uso de máscara durante a sessão; - higienização das mãos à entrada do auditório. Espero por vòs. Cordiais saudações elistas. Dina Lapa de Campos Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro