quarta-feira, 10 de novembro de 2021

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



                           «DEGRAUS DO DESTINO»

                                                             ELISA ALVES

                 No salão da Sociedade Recreativa Messinense, em São Bartolomeu de Messines, foi apresentado o livro «Degraus do Destino», da autoria de Elisa Alves e editado pelo Chiado Books. A obra «resulta de uma simbiose das vivências desta escritora com a sua imaginação». Elisa Alves nasceu em Benaciate naquela freguesia silvense, donde muito jovem seguiu para Lisboa e em 1999 emigrou para a Grã Bretanha. Segundo o referido «Não é um livro de memórias. É sobretudo uma história de traição, amor, sofrimento, esperança e muita coragem».


                      CASIMIRO DE BRITO NA ANTOLOGIA DO PEN CLUBE

                Com autores de dezenas de países veio a público, numa edição do Pen Clube a antologia poética «Os dias da peste», a qual inclui um poema do consagrado poeta algarvio Casimiro de Brito, natural de Loulé e antigo aluno da Escola Tomás Cabreira.


                         REEDIÇÃO DE ALBUNS DE ZECA AFONSO

                     O saudoso professor da Escola Tomás Cabreira, dr. José Afonso dos Santos (Zeca Afonso) tem parte do seu valioso espólio de canções, editadas entre 1968 e 1981 e que se encontravam esgotadas, a ser reeditado pela Lusitanian Music. Segundo a crítica as mesmas estão ao nível das de Bob Dylan, Jacques Brel, Cohen ou Luís Ferré.


                                                                               JOÃO LEAL


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


                 Vindo de Sevilha escalou o porto de Portimão, donde seguiu para o Porto Santo, o navio de cruzeiros «Europa», com 256 turistas alemães a bordo.

                 Um novo hotel e de luxo vai surgir no Jardim da Alagoa, em Tavira. Trata-se da adaptação do palacete do século XVIII, que foi do Barão da Capelinha. É um investimento espanhol, que abrirá em 2023 sob o nome de «Boutique Hotel Palácio Tavares».

                   Decorre nos dias 26 a 28 de Novembro, em Aljezur, o «Festival da Batata Doce», dedicado à considerada «melhor batata doce do mundo» e a única com certificação de Identidade Geográfica Protegida.

                     O algarvio Rui Sequeira, com menos de trinta anos, é o «chef» de dois restaurantes em Faro, com diferentes conceitos. O «Alameda», na Rua da PSP (imóvel onde funcionou o «Tio Felizardo»), com alta gastronomia e o «Monky», na Rua do Moto Clube de Faro, vocacionado para a culinária asiática.

                        Após 20 anos foram concluídas as obras de reparação do passadiço nascente na Praia de Faro, que faz acesso à «barrinha». Melhoradas as condições de segurança e acessibilidade  a  uma das zonas balneares de excelência do concelho de Faro. Foram investidos pelo Município mais de 111 mil euros.

                         «La Eurociudad del Guadiana» é um novo livro da autoria de António Márquez Dominguez que foi apresentado no Mercado de Castro Marim. É complementado por uma exposição de 20 painéis com «o perfil e identidade desta fronteira ibérica».

                          A Escola de Hotelaria e Turismo da Vila Real de Santo António venceu o «Concurso de Gastronomia Coreana - 2021» que decorreu em Portalegre, coopromovido pela Embaixada da República da Coreia e Turismo de Portugal.


                                                                          JOÃO LEAL