segunda-feira, 15 de novembro de 2021

CRITICA SOCIAL - POEMAS

           OS FAZEDORES DE MISÉRIA

 

Caiu em inaptas mãos a coisa pública;

Repleta de criaturas insignificantes;

Muitos não gerem bem a nossa república;

Pessoas medíocres, impostoras e arrogantes.

Indivíduos que falam, falam, têm muita léria,

Mas daí não advém nada de bom ou novo,

Não passam de meros fazedores de miséria,

Para a ruína levando grande parte do Povo!

Eles devoram, delapidam, a riqueza destroem,

A sociedade definha – isso é bem de ver;

Todos ralham, há muitos que enlouquecem,

O desânimo campeia – é o salve-se quem puder!

As gentes barafustam, mas estão peadas,

Cortaram-lhes as saídas, estão sós na rua!

É muito difícil aguentar estas paradas,

Com tanto roubo, corrupção e falcatruas.

Eles tudo devastam, da noite ao dia;

Gastam, gastam duma maneira perene,

Por mais que embolsem, nada os sacia,

Se pudessem tiravam-nos até a pele!

Que fazer perante tal situação?

Se por eles não morremos de amores?

Então é aproveitar a primeira ocasião,

Para despedir todos os treinadores!

Por tal razão, o ânimo é de manter,

A uma baixa, segue sempre uma alta maré,

A toda a hora a coisa se pode inverter,

Tenhamos garra, coragem e muita fé!


          IN Poesias Deste Tempo

          Manuel Inocêncio da Costa

 ENCÍCLICA PAPAL «FRATELLI TUTTI» EM CONFERÊNCIAS NO ALGARVE

       No âmbito das celebrações do «V Dia Mundial dos Pobres», instituído pelo Papa Francisco há 5 anos a Cáritas Diocesana do Algarve promoveu duas conferências nas Igrejas de São José, nas Ferreiras e de São Luís em Faro.

         Foi conferente o conhecido teólogo Dr. Juan Ambrósio, Mestre em Teologia Sustentada na Universidade Católica Portuguesa (Faculdade de Teologia) que em exposições claras, concisas e ordenadas expôs os princípios deste documento papal de tão relevante importância para o mundo contemporâneo. É autor de vários livros entre os quais «A Misericórdia de Deus».

          Em ambos os locais a apresentação esteve confiada a Carlos Oliveira (Presidente da Cáritas Diocesana do Algarve) que apontou o currículo científico do conferente e a valia como percurso para a «Casa Comum» da Encíclica do Papa Romano.

            Na sessão realizada em Faro o encerramento foi do Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, que apontou o significado do «Dia Mundial dos Pobres» no actual contexto mundial.


                                                                          JOÃO LEAL


 NOVA DIRECÇÃO DA CÁRITAS DO ALGARVE            

 Durante a concelebração eucarística na Sé Catedral, em Faro, presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, assinalando o «V Dia Mundial dos Pobres», instituído em 2017 pelo Papa Francisco I, empossou a nova direcção diocesana da Cáritas. É a mesma constituída por: Carlos Oliveira (presidente), Patrícia Mendonça (secretária), Rui Ortega Mendonça (tesoureiro) e Rui Jerónimo, Sónia Vargas e Virgílio Vargas (vogais). O Conselho Fiscal é presidido por Paulo Lopes, que tem como vogais António Ventinhas e Carlos Piscarreta, sendo Assistente Eclesiástico o Rev. Cónego Carlos de Aquino.

                 O Prelado Algarvio afirmou no acto que «a Cáritas é a linha avançada da Igreja no combate à pobreza».

                                                                                  JOÃO LEAL


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL


                 D. ISABEL CASSIANO, «UMA GRANDE SENHORA»


                 A expressão usada por minha filha na hora do adeus é saudosa senhora define na íntegra quem foi esta farense, nascida de algumas das mais apreciadas famílias farenses.

                  D. Maria Isabel Paula Pereira Ramos Rocheta Cassiano, ora falecida aos 92 anos de idade (7 de Novembro de 2021), nascera em Faro aos 13 de Fevereiro de 1929 e viúva desse saudoso médico e prestante cidadão, que foi o Dr. Armando José Cassiano, conceituado clínico e que colaborou com dedicação e brilho neste espaço do «Jornal do Algarve», de cujo Director / Fundador, o sempre lembrado jornalista José Barão, era compadre.

                  A extinta, que foi sepultada no Cemitério da Esperança, após ter estado na Igreja de São Luís, foi uma exímia pianista e um das primeiras professoras deste instrumento no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, fazendo parte do corpo docente inicial.

                   Percorrendo a vida com uma dignidade exemplar ela foi a cidadã respeitada, a esposa dedicada, a mãe afectuosa e a amiga afectiva sempre pronta a um gesto amigo e de amparo.

                   De quantos dramas pungentes na vivência por via de tantos e tantos que o foram os que se dirigiam a sua casa, a qualquer hora, porque a doença não escolhe hora, em busca do socorro que o marido, era a esperança de uma salvação?

                   Morreu a Dona Isabel Cassiano que foi, de sobre modo, na saudade que nos percorre, «uma grande senhora».


 TURISMO DO ALGARVE EM NOTÍCIA


            O Congresso Nacional «Desporto para Todos», promovido pelo Município de Lagoa e Associação «Teia de Impulsos», vai decorrer no Tivoli Carvoeiro Hotel, nos dias 26 e 27 de Novembro.

            No ano em curso o Parque Temático ZooMarine, na Guia (Albufeira) recebeu 280 mil visitantes, na maioria portugueses. Reabrirá em Abril com novas atracções.

             A Docapesca vai avançar com os estudos para identificação das infraestruturas fluviais de apoio necessárias para dinamizar a navegação no Rio Guadiana, entre Vila Real de Santo António e Mértola. O projecto conta com a colaboração daqueles Municípios e também de Castro Marim e Alcoutim.

                 A Caravela «Boa Esperança», que tem estado ancorada perto da Marina de Lagos, já se encontra em Lagoa, na Doca Seca dos Estaleiros Porti Nave, para recuperação e instalação de um Centro Interpretativo dos Descobrimentos. A obra a executar pela Região de Turismo do Algarve e o Município e Centro de Ciência Viva de Lagos conta com um Fundo Comunitário e está orçada em 400 mil euros.

                 Foi firmado o auto de consignação da obra de musealização dos «Banhos Islâmicos», em Loulé, com um orçamento de 1,3 milhão de euros e realizada pelo Município Louletano.

                 A AMAL (Associação dos Municípios do Algarve) aprovou a concessão de um fundo de 5,4 milhões de euros a distribuir ente 2023 e 2028, para a candidatura de «Faro, Capital Europeia da Cultura - 2027».

                  «Gigi», o mediático restaurante da Quinta do Lago (Almancil) que funciona desde há 37 anos foi demolido para dar início a um novo «Gigi» que estará em funcionamento na Páscoa de 2022, com total respeito pelo eco-sistema da Ria Formosa.

                     Os trabalhadores da hotelaria exigem um aumento mensal mínimo de 90 euros para todos.

                       Decorre a remodelação da rede de iluminação pública do passadiço da Praia da Rocha, no sentido do Miradouro para a Fortaleza de Santa Catarina, sendo intenção da Câmara Municipal de Portimão proceder à substituição integral do mesmo no próximo ano.

                                                                                       JOÃO LEAL


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



    «AS MINHAS E OUTRAS MEMÓRIAS DE QUARTEIRA»

                                                        CÉSA CORREIA


                       Pode dizer-se que a vida do conhecido árbitro (o mais internacional de todos os algarvios), empresário e escritor César Correia, se divide entre 3 concelhos. São eles Tavira (onde nasceu na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo), São Brás de Alportel (onde vive a maior  parte da sua vida e a que está visceralmente ligado) e Loulé (dado que Quarteira foi a sua opção residencial).

                        Daqui que, com toda a naturalidade, haja surgido o livro «as minhas e Outras Memórias de Quarteira», publicado pela Câmara Municipal de Loulé, tal como sucedera com a sua homóloga autarquia de São Brás de Alportel, com o anterior livro escrito por César Correia «Da rivalidade á União - História do Futebol em São Brás de Alportel - 1913 / 1970».

                          A obra, que é aguardada com grande e justificada expectativa será oportunamente apresentada em coincidência com a exposição «Seis mil anos de História de Quarteira», patente nesta cidade louletana.

                            César Correia afirmou a propósito deste seu novo livro «São histórias contadas e vividas na primeira pessoa ou seja pedaços do caminho da vida real».


                                «BEZERROS DE OURO»

                                                           DR. JOSÉ DIAS SANCHO

         No âmbito do protocolado entre a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel de reedição das obras do escritor sambrasense Dr. José Dias Sancho (1889 / 1929) surge agora o livro Bezerros de Ouro». A obra fora editada, após a morte do escritor, pelo seu sobrinho Roberto Nobre, no ano de 1930, conhece agora a sua primeira reedição. A apresentação na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro foi-o pelas professoras da Universidade do Algarve, Dras. Sílvia Quinteiro e Maria José Marques.

                 O protocolo assinado prevê a edição de 2 livros em cada ano, de um total de seis, de que o primeiro «Deus Pan e outros contos» saíra há alguns meses.


                                 «HISTÓRIAS DO ZOO»

                                                            SOFIA BARROSA E SCHELTING

                        Assinalando o 21º aniversário do Parque Temático Zoológico de Lagos foi publicado o livro infantil «Histórias do Zoo», escrito por Sofia Barrosa e Shelting. Nele se narra a vivência deste parque e dos seus habitantes, constituindo uma importante referência ao papel dos zoológicos na conservação e preservação da vida selvagem.


                           «PESCA NO ALGARVE MEDIEVAL»

             DOUTORANDO JOSÉ MARCELINO CASTANHEIRA

         Filho e neto de algarvios o autor desta obra é um gestor aposentado com mais de 40 anos ligados ao mar e às pescas. Licenciado em Psicologia (Gerontologia Social) e Mestre e Doutorando em História e Património, exerce as funções de Presidente da APOS (Associação para a Defesa e Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão). O valioso livro é editado pela «Sul, Sol e Sal», em cujas instalações em Loulé decorreu a respectiva apresentação. Teve a mesma a intervenção dos Professores da Universidade do Algarve, Álvaro Garrido e Luís Filipe Oliveira. Nele se relata a actividade piscatória nos mares algarvios desde o século XII até ao reinado de D. Manuel I.


                                                                            JOÃO LEAL