quarta-feira, 17 de novembro de 2021

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



              O FUTEBOL DESCEU AO LETHES


               Foi dos campos relvados do futebol que a modalidade se instalou no clássico Teatro Lethes, em Faro.

               Aconteceu com a representação da peça «Futebol» pelo Grupo de Teatro «O Bando / Montemuro». com um texto teatralizado a partir do livro «História Natural do Futebol», da autoria de Álvaro Magalhães e com dramaturgia de João Miguel Neca Jesus.

                   A história é directa - «O lado ancestral e antropológico da  relação do ser humano com uma bola mistura-se com o futebol dos nossos dias e questiona os contrastes entre a beleza de um jogo e a violência que o rodeia, as paixões clubísticas que juntam classes, faixas etárias tão diferentes com a corrupção, o crime e a suspeição que desvirtua a característica essencial da relação primordial: o ser humano e uma bola».

                     A encenação deste belíssimo espectáculo que nos faz pensar sobre múltiplos aspectos ligados ao chamado desporto - rei e às suas vicissitudes. 

                      A encenação foi de João Neca, com música de Rui Francisco e Maria João Castelo. No desempenho a comunhão dos merecidos aplausos para: Abel Duarte, Eduardo Correia, Nylon Princeso e Raúl Atalaia.

                         Uma grande noite de arte em que a múltipla problemática do futebol saiu dos estádios, dos meios de comunicação social e dos adeptos para assentar arraias neste desempenho da companha «O Bando e Teatro de Montemuro», numa realização da ACTA(«A Companhia de Teatro do Algarve»).