sexta-feira, 19 de novembro de 2021

 ROTARY CLUBE DE FARO, 60º ANIVERSÁRIO


                        HOMENAGEM A BRITO FIGUEIRA


         Revestiram-se de acentuado brilhantismo as comemorações dos 60 anos da entrega da Carta Constitucional ao Rotary Clube de Faro, decano dos clubes rotários algarvios.

          De manhã, na Praça dos Combatentes, junto ao Palácio da Justiça, foi descerrada pela Presidente do Conselho Director, a Prof. Helena Louro, no memorial de Rotary uma placa comemorativa. Seguiu-se a plantação da árvore da amizade na Parque Ribeirinho, com a presença do Presidente da União de Freguesias (Sé / São Pedro) e Past- Presidente Rotário, Eng. Bruno Lage, dando continuidade ao que no futuro será o «Bosque Rotário».

            Á noite, no Hotel EVA, decorreu o jantar que teve a presença de cerca de 80 rotários de todo o Algarve, Lisboa e Londres, bem como entidades oficiais e convidados, que constituiu uma expressiva homenagem a um dos grandes rotários do RCF, Henrique Luís de Brito Figueira. Entre os presentes contavam-se o Governador do Distrito Rotário 1960, Dr. Paulo Martins, o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Dr. Rogério Bacalhau e o past - Governador Dr. Abílio Lopes.

               O protocolo esteve, com o nível habitual, entregue a Joaquim Teixeira. Após a Saudação às Bandeiras, seguiu-se a embelemagem de um novo companheiro, o Dr. Rui Castelo, que foi apadrinhado pelo Dr. José Manuel Sosa e a auto - apresentação rotária.

                   Após o jantar decorreu o participado período de «Actualidades e Comunicações», no qual a Presidente do RCF apontou não só o significado destes 60 anos de vivência rotária, como a merecida homenagem a «um dos pilares do rotarismo no Algarve, Brito Figueira, que por 3 vezes consecutivas presidiu, em momento particularmente difícil, aos destinos do clube farense. Foi-lhe entre a «Medalha de Dedicação de uma Vida à Causa Rotária», seguindo-se diversas intervenções sobre os temas referentes - o sexagésimo aniversário e a figura e acção de Brito Figueira, entre as quais dos vários clubes presentes, dos Lions Clube de Faro e da União de Freguesias (Sé / São Pedro), bem como do Governador do Distrito 1960 que referiu ser o «16 de Novembro de 1961 um marco histórico» e o homenageado como uma referência em Rotary. Encerrou a sessão a Presidente Prof. Helena Louro, que se congratulou com o êxito rotário da mesma, seguindo-se a partilha do bolo do aniversário.


                                                                                        JOÃO LEAL


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»


                  «A PIRATARIA NO EXTREMO SUDESTE DO ALGARVE»

                                                           DR. FERNANDO PESSANHA

                  Mais um valioso estudo sobre o corso e a pirataria na foz do Guadiana vem a público. Trata-se do laborioso trabalho do investigador vilarrealente Dr. Fernando Pessanha, autor de vários livros sobre este tema. A obra - «A pirataria no extremo sudeste algarvio», foi apresentada na Biblioteca Municipal A. Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António e reproduz o voluma 19 da Academia da Marinha, ora editado pela Editora Guadiana. O dr. Fernando Pessanha é doutorando na Universidade de Huelva e investigador da Associação Ibérica de História Militar.


                «VAMOS PLANTAR UMA ÁRVORE»

                                                     AVANI ANCOK

                Na biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, foi apresentado o livro «Vamos plantar uma árvore», no âmbito do «Encontro com Escritores». Este livro ensina, em vários passos, a plantar árvore. O autor é Earth Protect, Embaixador do Fórum Terra e membro do Stop Ecocídio e da ONG Vive Mar.


                                                                            JOÃO LEAL 


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


       A Chef Algarvia Noémia Jerónimo, («Chef do Ano 2021», para a «Boa Cama, Boa Mesa»), do restauranta «Noémia & Jerónimo», nas Cabanas de Tavira,foi a convidada para elaborar o jantar do 17º aniversário do prestigiado restaurant «Eleven», em Lisboa. Trabalhou com os mundialmente famosos «chefs» Oscar Veloso, de Madrid e Joachim Koerper.

         A Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, de que é directora a algarvia Professora Alexandra Gonçalves, assinalou os 30 anos do Curso de Gestão Hoteleira e Turismo e os 35 anos do Curso de Gestão, com uma gala, sob o tema «Celebrar o passado, pensar no futuro», que decorreu no Teatro das Figuras.

           Foram realizados dois documentários de promoção da Costa Vicentina - «Viver de quê - memórias orais de vida e de trabalho» e «Mare Nostrum - E se a Fortaleza fosse minha?», num investimento de 2 200 euros. A produção foi da Associação de Municípios Terras do Infante (Lagos, Vila do Bispo e Aljezur), Associação do Desenvolvimento do Sudoeste e Associação Cultural de Aljezur.

                Os portugueses salvaram o «Verão Turístico do Algarve», com 3,6 milhões de dormidas no 3º trimestre de 2021, enquanto os estrangeiros se ficaram pelas 2,6 milhões de pernoitas.

                  Todos os dias chegam mais e mais pedidos de empregados para preencherem lugares à Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

                   No período de 5 de Dezembro a 6 de Janeiro (Dia de Reis) o complexo de luxo Vila Vita Parc (Lagoa) apresenta o «Tropacaliente» - «o tropical em todo o seu esplendor sensorial de emoções quentes e vibrantes».

                    O conhecido artista José Praia, líder do conjunto «Água Viva» actuou, com grande êxito no navio de cruzeiros «Virtuosa» (Espanha, França e Itália) e no fim do ano estará na Áustria.

                     O Dr. Hélder Martins, ex - presidente da Região de Turismo do Algarve, ex - vice - presidente da Câmara Municipal de Loulé, licenciado em gestão turística, proprietário do Hotel Rural Quinta do Marco (Tavira), é candidato à presidência directiva da AHETA (Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve), cujas eleições decorrem Janeiro, por via do pedido de demissão de Elidérico Viegas.

                          «Cataplanas do Mundo» é um certame no âmbito da candidatura de «Faro, Capital Europeia da Cultura - 2027» que decorre até 2 de Dezembro, promovido pelo Município, Tertúlia Algarvia e Associação Doina. «A tradição da capital algarvia alia-se à gastronomia de vários países - Brasil, Roménia, Marrocos, Paquistão e Cabo Verde».

                            Encontra-se em consulta pública o «Metro de Superfície» que ligará Faro ao Aeroporto, Universidade, Parque das Cidades, Loulé e Olhão, com uma extensão de 35 klms. e no estilo «traim / train».


                                                                                   JOÃO LEAL