terça-feira, 30 de novembro de 2021

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM



                      «ENTRE AS ÁGUAS»

                                                      JOÃO MARIANO


    Em edição da «1000Olhos» foi apresentado na Biblioteca Municipal de Portimão o livro «Entre as águas», com 93 fotografias da autoria de João Mariano e textos assinados por Afonso Cruz e Alda Rocha. A edição foi do ICIA (Instituto Cultural Ibero - Atlântico) e a obra relata em gravuras e escritos toda a história da Ribeira de Aljezur, desde a nascente na Fóia (Serra de Monchique) até à foz na Praia da Amoreira, naquele concelho da Costa Vicentina.


                    «MERIDIONAL»


             Na Biblioteca Municipal de Portimão foi apresentado mais um número da revista «Meridional», editada pelo ICIA (Instituto de Cultura Ibero - Atlântica), de que é Presidente a Dra. Maria da Graça Ventura e Editora «Sul, Sol e Sal». Com 215 páginas, inclui um dossier temático dedicado a Manuel Teixeira Gomes e textos dos escritores algarvios Lídia Jorge e Nuno Júdice.

               A apresentação esteve a cargo do jornalista Dr. Carlos Albino.


                                                                     JOÃO LEAL

                                           


 SEMINÁRIO ASSINALA O CENTENÁRIO DA INSULINA EM FARO


    «Dependência da insulina em contexto de viagem. Necessidades e desafios» foi o tema do seminário online promovido pela CINTURS (Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem Estar) da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e que se integrou nas comemorações do centenário deste medicamento fundamental para a vivência dos diabéticos. 

       Conheceu o mesmo, transmitido desde o Campus das Gambelas, em Faro, uma ampla participação, revestindo-se de curiosos e científicos aspectos colocando frente a frente a pandemia diabética e a prática do turismo. 

      A coordenação esteve confiada à jornalista dra. Marta Duarte (Lusa), registando-se intervenções da Professora Doutora Helena Guita Almeida, que referiu os propósitos da oportuna iniciativa; no painel «Contadores de Histórias» da escritora Catarina Mendanha, autora do livro «Maria descobre a Diabetes» e do jornalista João Leal, que referiu casos ocorridos nas suas viagens pelo Mundo e as contingências de ser diabético.

      O painel «Medicina e Congéneres» foi preenchido com as intervenções do Dr. Carlos Godinho (médico coordenador da Unidade de Diabetologia do Hospital Centro Hospitalar e Universitário do Algarve) e da nutricionista Dra. Maria Moniz Vidal.

       No que respeita a «Turismo» intervieram a Eng. Manuela Rosa (Coordenadora do Cintur) e a Dra. Fátima Catarina (Vice Presidente da Região de Turismo do Algarve).

      A Ualg assinalou assim, de modo significativo, a comemoração dos 100 anos da descoberta da insulina, uma hormona que permite regular os níveis de açúcar no sangue, proporcionando um maior conhecimento, contribuindo deste modo para o bem estar de vasto espectro da população.


                                                                        JOÃO LEAL


 TURISMO DO ALGARVE EM NOTÍCIA


        A GARVETUR, empresa de que é CEO, Reinaldo Teixeira, uma das primeiras mediadoras de imobiliário a especializar-se no Mercado de Turismo Residencial em Portugal, fundada em 1983, criou mais um escritório próprio. Desta feita é no Vilar do Golfe na Quinta do Lago.

          Até 8 de Dezembro decorre em São Bartolomeu de Messines a 15ª edição da «Semana Gastronómica», em que participam 10 restaurantes com comida regional e internacional.

           A Assembleia da República votou duas propostas do Bloco de Esquerda relacionadas com o turismo algarvio. A primeira referente à abolição de taxa na Via do Infante foi «chumbada» e a outra, a criação da Administração dos Portos do Algarve, aprovada.

           A 48ª Volta ao Algarve em Bicicleta, um dos acontecimentos maiores do calendário desportivo, vai decorrer entre 16 e 20 de Fevereiro de 2022, com 5 etapas e a participação de dezena e meia de equipas entre as quais as 4 melhores do «ranking» europeu.

           A «FLEXIBUS», empresa alemã que é o maior operador europeu de mobilidade, tem á venda 10 mil viagens, ao preço unitário de 0,99 euros,  válidas para o período de 3 a 30 de Janeiro e a partir de Faro, Albufeira, Portimão e Lagos.


                                                                      JOÃO LEAL


CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE



ETSON BARROS, JOVÉM OLHANENSE, VICE -CAMPEÃO EUROPEU


      É mais um nome que vem ampliar a muito ampla e histórica lista de olhanenses campeões desportivos. Trata-se de um jovem, ETSON BARROS, nascido em Cabo Verde (16 de Março de 2003), residente de há muito neste concelho e que começou a praticar atletismo, «menino e moço» nessa escola admirável de que é técnico dedicado e considerado o campeão Prof. Paulo Murta, o Clube Oriental de Pechão.

       Etson Barros esteve recentemente e uma vez mais em foco ao alcançar o brilhante 2º lugar no famoso Circuito Internacional Itálica, nos arredores de Sevilha e uma das provas clássicas do calendário mundial de pedestrianismo. Atleta que o foi do Clube Oriental de Pechão, de 2012 a 2018, enverga actualmente as cores do Sport Lisboa e Benfica. Já em Julho passado estivera em evidência ao conquistar em Taillinn (Estónia) a «Medalha de Prata» dos Campeonatos Europeus de Sub - 23 na prova de 3 mil metros obstáculos, com o tempo de 8.38,06.

        Do seu historial brilhante recordamos: os 3ºs lugares obtidos nos Europeus de Juvenis em 2018 e de Juniores em 2019; a vitória nos 2 mil metros obstáculos no Festival Olímpico da Juventude Europeia (2017) e0 ranking dos 3 mil metros marcha em infantis (2014).

        Feitos que marcam o perfil de um jovem olhanense, iniciado na prática desportiva nesse baluarte de desportistas que é o Clube Oriental de Pechão.


                                                                            JOÃO LEAL

 

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



              LEMBRANÇA E MEMÓRIA DO PROFESSOR MÁRIO MONIZ PEREIRA («O SENHOR ATLETISMO»)


             Por iniciativa da Delegação do Algarve do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude), na liderança do seu mentor regional, Professor Custódio Moreno, foi prestada uma saudosa evocação a esse «campeão inter campeões» que foi o sempre lembrado Professor Mário Moniz Pereira.

              Nesta admirável tertúlia / tributo falou-se e com que saudade e com que justiça desse «Senhor Atletismo» que trouxe para Portugal os maiores títulos alcançados na modalidade. Foi também, nos tempos não distantes, em que muito se falava do «Desporto / Turismo», de que o Algarve era «um destino único na Europa, 365 dias em cada ano», que o carismático atleta, dirigente, treinador e mestre, prestou relevantes serviços à nossa Região, de modo próprio através das várias edições da «Taça dos Clube Campeões Europeus em Corta Mato», vividas quer em Vilamoura, primeiro e depois na Aldeia das Açoteias.

              «Moniz Pereira, o treinador e o atleta» foi o mote dado para esta sessão que contou, entre muitos outros, com a presença de sua filha Leonor, do Prof. Artur Lara Ramos («O Sr. Atletismo do Algarve») e dos campeões Ezequiel Canário, Aurora Cunha, Ana Dias e que teve no dedicado jornalista Artur Madeira o seu coordenador.

                Mário Alberto Ferreira Moniz Pereira, de seu nome completo, nasceu em Lisboa (1921), cidade em que viria a falecer aos 95 anos, quando corria o ano de 2016. Atleta em várias modalidades (atletismo, andebol, basquetebol, futebol, hóquei patinado, ténis de mesa, voleibol, etc.), licenciou-se no ex - Instituto Nacional de Educação Física (INEF), hoje Faculdade de Motricidade, onde exerceu a docência durante 27 anos. Esteve presente em 12 Jogos Olímpicos, 13 Campeonato da Europa e 21 Mundiais de Crosse, sendo como foi definido «um fazedor de campeões» (Carlos Lopes, Fernando Mamede, os irmãos Castro, Francis Obikelu, Naide Gomes, etc.). 

                           Não esquecemos também o Professor Moniz Nogueira como exímio pianista e destacado compositor, havendo composto músicas para conhecidos e famosos artistas - Amália Rodrigues, Lucília do Carmo, Carlos do Carmo, Carlos Ramos, Tony de Matos e outros.

                            Se hoje recebe a nossa admiração e apreço, em vida o «Senhor Atletismo» foi distinguido com altas condecorações, entre as quais: a Comenda e o Grande Oficialato da Ordem do Infante Dom Henrique, a Comenda da Ordem da Instrução Pública e o Emblema de Ouro da AEA (Associação Europeia de Atletismo), que é a mais alta distinção individual desta entidade.

                             Também escreveu vários livros sobre a modalidade («Manual de Atletismo», «Carlos Lopes e a Escola Portuguesa de Meio Fundo», etc.).

                               Vários e fortes laços o ligam a Faro. Daí a plena justiça e oportunidade desta tertúlia / tributo, uma homenagem ao Professor Moniz Nogueira, o «Senhor Atletismo».


QUANDO A POESIA ACONTECE

 De: Elos Clube de Faro - Associação Cultural

    "Em defesa da Língua e Cultura Portuguesas"

Estimados Amigos e Companheiros,

Este mês, devido à segunda Quarta-feira do mês ser feriado, a nossa
sessão realizar-se-à no dia 15 de Dezembro.
Assim pelas pelas 17,30, na Biblioteca Municipal de Faro,
"Quando a poesia acontece", sob o tema:

“Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a Humanidade já
estavam escritas.
Só falta uma coisa:
Salvar a Humanidade"

- Almada Negreiros

* Poesia embalada pela voz de Rosinda
com música de Luciano Vargues

Deverão ser cumpridas as normas de segurança, já habituais:

- lotação do espaço e distanciamento físico: número limite
de participantes 40 pessoas;
- obrigatoriedade do uso de máscara durante a sessão;
- higienização das mãos à entrada do auditório.

Espero por vòs.

Cordiais saudações elistas.

Dina Lapa de Campos
Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro

 TRÁGICA MORTE DE JOVÉM «COSTELETA»


                              Causou profundo pesar não só na comunidade escolar, como em toda a cidade, a morte da jovem BEATRIZ LOPES, de 17 anos, aluna da Escola Secundária de Tomás Cabreira.

                                 Foi vítima de um trágico acidente ocorrido na Avenida 5 de Outubro, nas imediações da Escola Secundária de João de Deus (ex-Liceu), quando seguia como «pendura» numa motorizada conduzida por outro jovem de 22 anos.

                                  Aos seus extremosos pais e de mais família, bem como a toda a nossa Escola os sentidos pêsames e a solidariedade e tristeza de todos os «Costeletas» pela morte da BEATRIZ LOPES.


                                                                                 JOÃO LEAL


LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM


     «SALIR ENTRE A LENDA E A HISTÓRIA»

                           DRS. ADALBERTO ALVES E JORGE GRAÇA

        No Auditório de Escola Professor Sebastião Teixeira, em Salir, foi apresentado pelo Dr. João Vasco Reys, o livro «Salir entre a Lenda e a História». A sessão conheceu apontamentos musicais por Eduardo Ramos.

        A obra é da autoria de dois conhecidos arabistas portugueses, os drs. Adalberto Alves e Jorge Graça e contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé. O Presidente deste Município, eng. Vítor Aleixo, afirmou: «esta belíssima obra que, segundo um dos autores, não se quer em normalidade do ponto de vista da sua escrita, convida-nos a revisitar a história do período islâmico de Salir, de questionar verdades históricas». A publicação integra-se no projecto europeu «Geoparque Algarbiensis - Loulé, Silves e Albufeira».


               «DO ALGARVE A MARROCOS E Á ÍNDIA - FRANCISCO BARRETO E A CASA DE QUARTEIRA»

                                             PROF. NUNO VILA - SANTA

                    Foi galardoado com o Prémio «Almirante Sarmento Rodrigues», destinado a distinguir as melhores obras sobre os Descobrimentos Portugueses, o livro da autoria do historiador e investigador pós - doutoramento Nuno Vila - Santa intitulado «Do Algarve a Marrocos e à Índia - Francisco Barreto e a Casa de Quarteira - Séculos XV e XVI». Editado pela Câmara Municipal de Loulé foca a figura de D. Francisco Barreto (Alcaide Mor de Faro) e que foi Governador da Índia (1555 /1558).


                   «O SOL OS ECLIPSES»

                                                DRS. LUÍS VIEGAS GONÇALVES E JOÃO LUÍS GONÇALVES

                         Membros do Astro Clube de Faro os drs. Luís Viegas Gonçalves e João Luís Gonçalves são os autores do livro «O Sol e os Eclipses», incluído no Plano Nacional de Leitura. Foi apresentado na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro e escrito a propósito do eclipse solar de 1919, cujas observações confirmaram a «Teoria da Relatividade Geral», de Einstein.


                                                                        JOÃO LEAL


CRONICA DE FARO JOÃO LEAL



                 DOIS FARENSES NA ALTA RODA EUROPEIA:

                  - RITA SALAZAR, BAILARINA (PARIS)

                  - DIOGO PIÇARRA, CANTOR (BUDAPESTE.


            Dois jovens, nascidos nesta cidade de Santa Maria de Faro, alcançaram nas avenidas amplas e luminosas da arte, em estrangeiras metrópoles da Europa, as coroas da glória e da fama. Com as mais merecidas felicitações pelos êxitos alcançados, a expressão do nosso orgulho e de quanto a terra pode vir a fracturar na sua difícil missão de alcançar ser, em 2027, «Capital Europeia da Cultura». De tijolo em tijolo se ergue este desejado edifício. Referimo-nos a:

                        RITA SALAZAR, BAILARINA - são 14 anos os desta menina / rapariga, que desde jovem se tem havido, com distinção e querer, na arte maravilhosa do ballet. Ora em Paris, a cidade capital francesa sempre «capital do mundo da cultura», conquistou com inteiro e justificado merecimento o 1º lugar num dos mais importantes concursos mundiais de dança, o «YAGP» (Young America Grand Prix». Trata-se da maior rede mundial e rede global de dança e desenvolvimento de bailarinos dos 9 aos 19 anos. Rita Salazar competiu com 90 concorrentes de dezenas de países, sendo integrada no escalão júnior e dançando, como ela o sabe fazer dois números - «Lost» (dança contemporânea da autoria do seu professor o Mestre Evgueny Beliaev) e outro de dança clássica onde se houve no Top 12. Já em 2019, em Nova Iorque, a quando das finais do «YAGP», que teve a participação de 12 mil estudantes de ballet, com idêntica classificação, fora a única portuguesa classificada no seu escalão. Esta ilustre farense é aluna da Companhia de Dança do Algarve, um dos grandes pilares da arte e cultura algarvias, que o grande bailarino russo que é Evgueny Beliaev, com estoicismo, querer e dedicação, desde há anos faz viver.

                     DIOGO PIÇARRA, CANTOR - nascido em Faro a 19 de Outubro de 1990, gémeo de um irmão, de seu nome André, bem cedo se revelou como um valor na arte do canto, vencendo em 2012 o show televisivo «Ídolos». De então para cá foi um constante assumir de êxitos, para além da obtenção da licenciatura numa Universidade da República Checa. Ora pisou, a Arena dessa cidade cimeira em arte e cultura que é Budapeste, capital da República da Hungria, para, ao lado de grandes figuras mundiais - Ed Sheran, Imagine Dragons, Manu Gavassi...., receber com todo o merecimento e justificação o «MTV EMA (Best Portuguese Act), no âmbito dos famosos «MTV European Music Awards». Já este ano Diogo Piçarra editou o disco «Monarquia», que conquistou a Platina em exemplares vendidos e mais recentemente «Vem dançar comigo», o qual motivou a digressão por todo o Portugal (em Faro será no dia 22 de Dezembro, no Teatro das Figuras), intitulada «Vem cantar comigo».

                 

                 Dois farenses que se alcandoram aos esplendores da fama, honrando a «Terra Mãe».