segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


       O Algarve é, pelo segundo ano consecutivo, «o melhor destina de praia do mundo», conforme proclamação em Londres, na atribuição dos WTW (World Travel World), considerados os «prémios Nobel do Turismo».

        Integrado na marca V a Marriot Internacional vai inaugurar em Abril de 2022 uma nova unidade internacional em Albufeira, com 134 quartos e suites e uma área residencial com 83 propriedades.

       Duas oliveiras monumentais e bimilenares no Algarve são candidatas a «Árvore Europeia do Ano - 2022». Uma situação no Aldeamento de Pedras d,El Rei em Santa Luzia (Tavira), tem 2225 anos, 10,3 metros de altura e 11 metros de perímetro de copa. A outra fica no «Morgado do Quintão», em Lagoa, tem mais de dois mil anos, uma altura de 5 metros e 4 metros de perímetro. Ambas vêm da presença romana no Algarve.

       Um protocolo para dinamização do turismo religioso será assinado no dia 29 de Dezembro, pelas 17h30m, na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, em Vila Real de Santo António e que resulta da cooperação entre a Diocese do Algarve, a RTA, a Associação de Municípios do Algarve, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a CCDRA. Preside ao acto o Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas e assistirá a Secretária de Estado Turismo, Eng. Rita Marques.

          Flexibus, o maior operador rodoviário da Europa, amplia em 2022 as suas ligações entre o Algarve, Lisboa e o Porto e muitas cidades europeias, com novas partidas de Tavira e Aljezur.

            Grande acontecimento turístico / desportivo, a decorrer entre 16 e 20 de Fevereiro, a 48ª Volta ao Algarve em Bicicleta terá a participação de 10 equipas «ÉLITE», entre as quais as da Astana.

              Dois festivais que se realizam na cidade de Loulé, o InterMédio e o Som Riscado, foram seleccionados para os «Iberian Festival Awards», cuja gala terá lugar em Lisboa, a 26 de Março.

                Dois novos restaurantes algarvios foram distinguidos com uma estrela dos famosos «Prémios Michelin», em cerimónia realizada em Valência. Trata-se do «Al Sud», em Lagos e do «A ver Tavira», na Cidade sotaventina. Conservaram a distinção os «Michelin» Bon Bon (Carvoeiro), Gusto by Heinz Beck (Almancil), o Vista (Portimão) e o Vistas (Vila Nova de Cacela, com 1 estrela e com 2 estrelas o Oun (Alporchinhos / Lagoa) e o Vila Joya (Albufeira).            


                                                                          JOÃO LEAL 


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



                        A MAIS LONGA VIAGEM


         Trata-se da mais longa viagem de comboio, unindo dois continentes (Europa e Ásia)) e 13 países (entre os quais Portugal, Espanha, Polónia, Tailândia e Malásia), num total de quase 19 mil quilómetros. É um verdadeiro «Expresso do Oriente», ora possível de realizar a partir de Faro ou de qualquer localidade situada no litoral algarvio e que disponha de acesso ferroviário. Esta maratona férrea», que dura 21 dias e tem o preço de 1 200 euros, foi possível pela introdução no Laos de uma nova linha, que veio possibilitar esta autêntica maratona vivida sobre os carris.

         Entre as cidades de percurso constam, entre outras as fabulosas metrópoles de Paris, Moscovo e Pequim, o que desde logo define bem quanto de sugestivo comporta a mais longa viagem, hoje possível de realizar desde a orla marítima algarvia até aos confins da Ásia.

            Se está disposto a consumir o mais de um milhar de euros e passar três semanas sobre rodas, cm várias pernoitas em unidades hoteleiras europeias e asiáticas aqui tem uma aliciante proposta que o levará a conhecer muitas e desvairadas gentes, numa réplica do que foi a viagem de Marco Polo e Prestes João das Índias ou os sonhos ante visionados pelo escritor Júlio Verne.

              Tudo possível e concretizável o viajar direto entre o nosso Algarve e a lendária Singapura.