terça-feira, 4 de janeiro de 2022

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE


     GULBENKIAN APOIA A MOJU


             É reconhecida, não só nesta Cidade Cubista, onde está sediada e exerce a sua benquista acção, mas País em fora, o trabalho desenvolvido pela MOJU (Associação do Movimento Juvenil de Olhão). Prova evidente deste apreço e testemunho é o apoio concedido pela benemérita Fundação Calouste Gulbenkian, incluindo-a entre outras 12 associações que prestam apoio, tal como esta Instituição Olhanense na sensível área da saúde mental, num total de 1,1 milhão de euros. Um apoio excepcional da Fundação Gulbenkian, a que preside a Prof. Dra. Isabel Mota («reforçar o apoio a estas Organizações cujo reconhecido trabalho é estar onde é preciso») visando que possam a exercer, neste terrível tempo de pandemia que já dura há dois difíceis anos, a sua acção em prol dos que precisam na área da saúde mental, face ás grandes dificuldades em dar a resposta necessária a um conjunto acrescido de problemas que a Covid 19 veio intensificar. Atente-se na dimensão das prestações necessárias, a par da notória diminuição dos donativos dos fundos públicos e privados, do aumento de custos, a perda de colaboradores e voluntários e outras questões havidas. A grande verdade é que, como se afirma: «a pandemia veio tornar mais vulneráveis aqueles que já eram os mais vulneráveis». 

                 A MOJU (Associação do Movimento Juvenil de Olhão), uma ONG sem fins lucrativos e com o Estatuto de Utilidade Pública) prossegue uma acção do maior alcance social.


                                                           JOÃO LEAL


CRÓNCAS DO MEU VIVER OLHANENSE


          MARIA ARMANDA, UMA «MULHER FUSETEIRA»

                

           Amava, até á exaustão, a terra mãe, a Fuseta, onde nascera naquela manhã de Domingo, de 12 de Janeiro de 1936. Foi a quando da celebração da Missa pelo Pároco de então, o Rev. Padre Lucas, falecido já com bastantes anos, mas que tive o grato ensejo de com ele privar. Foram chamar, conforme tantas e tantas vezes me contou, a parteira à Igreja. A menina nascida então na «Noiva Branca do Mar» foi a companheira querida que Deus me deu por mulher durante quase ses-senta anos e recentemente falecida.

            Toda uma saudade e um universo de lembranças, que se avolumam à medida que o tempo vai acumulando mais e mais juros, numa contagem progressiva, que a lembrança provoca.

             Foi na Rua das Vinhas, em casa de uma grande e saudosa amiga, D. Maria José Martins, que me acolhera quando para a Fuseta fui cumprir funções docentes, que nos conhecemos. «Amor à primeira vista», que ditou duas vidas e uma vivência que hoje é saudade. Um namoro e um casamento que suscitou críticas pelas diferenças académicas. «Perdoai-lhes, Senhor...» em troca da felicidade que partilhámos.

              Foi sempre uma devotada olhanense e de modo próprio uma «verdadeira fuseteira». Participou nas marchas populares que nos anos 50 do século passado aconteceram em Olhão. Bem moça começou a trabalhar, sendo uma inata artista quer na moda, como na tapeçaria. Magníficos quadros que hoje, lágrimas nos olhos, contemplamos com apreço e admiração incontidas pela «nossa Armandinha».

                     Quis dormir o sono atá é Ressurreição final na terra da sua terra, a Fuseta. Vontade cumprida, que outra não podia ser, ali estão os seus restos mortais junto dos pais, familiares e amigos.

                      Em nós e para nós esta saudade que dói...


                                                            JOÃO LEAL


 O PORTIMONENSE

 

PEDRO DELGADO CAMPEÃO DA CHINA


                 Nasceu em Portimão (07/04/1997), onde se iniciou no Portimonense e agora é cidadão chinês, com o nome de Dé-arjiaudus e conquistou, pelo seu clube, o Shandong Taishan, o título de campeão da República Popular da China. 

                  Uma história bem curiosa a deste jovem de 24 anos que viu a luz do dia ali à beira Arade, cidade onde também deu os primeiros pontapés na bola, prosseguindo a sua formação no Sporting Clube de Portugal.

                   Foi internacional das camadas jovens por Portugal - categorias de sub 16 (2013), sub 17 (2013), sub 18 (2014), sub 19 (2015), sub 20 (2016) sub 21 (2017), percorrendo assim todos os escalões etários e tendo como treinadores: Hélio Soares, Emílio Peixe, Edgar Borges e Rui Jorge, o que diz bem da valia, desde moço, deste médio ofensivo.

                    Já em 2013 suscitara as atenções internacionais, ingressando no Inter de Milão e retornando ao Sporting em 2016, com passagem pela equipa B dos leões e Lisboa.

                       A três jornadas do fim conquistou o título chinês ao vencer o Hebai (2-0), o que valeu ao clube 5º título. 

                        Com Pedro Miguel Gomes Delgado, o algarvio que optou pela nacionalidade chinesa, joga outro futebolista, o brasileiro Jadson, que já alinhou no Portimonense. Pode ainda acumular com a «Taça da China» para cuja final, o Taishan se encontra apurado.

                 Foi em 2019 que Pedro Delgado se naturalizou cidadão chinês, sendo o primeiro estrangeiro a fazê-lo sem ter ascendência directa chinesa e incluído na etnia Han, uma das 56 etnias existentes e que representa mais de 90% dos 1 400 milhões de habitantes.

                  Tem contracto com o seu actual clube até ao final deste ano.              

                   Uma história curiosa esta do «filho de Portimão», que agora é campeão da China e tem o nome de Dé-espiaduo.


                                                          JOÃO LEAL


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


                      Alcoutim marcou presença na IX «Mercartes» (Mercado das Artes Performativas» que decorreu em Valladolid (Espanha), juntamente com a sua irmã fronteiriça de San Lucar del Guadiana, promovendo o «turismo de fronteira».

                        Dez hotéis do Grupo Nau foram distinguidos pela AHP (Associação de Hotéis de Portugal) com «Selos de Boas Práticas», concretizado no programa de práticas corporativas de responsabilidade social e da sustentabilidade ambiental.

                        A habitação no Algarve é a mais cara do País, situando-se nos 1758 euros (moradias) e nos 1701 (apartamentos), segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística).

                       É de menos 80% o número de passageiros transportados, desde 2020, nos ferries que cruzam o Rio Guadiana, entre Vila Real de Santo António e Ayamonte.

                        «A TAP desistiu do Algarve, mas não desiste dos impostos dos algarvios», lê-se num comunicado do PSD. Recorda-se que a TAP ocupa a 9ª posição no ranking de movimentos do Aeroporto de Faro.


                                                                            JOÃO LEAL 


CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE



«MESTRA» PATRÍCIA AMADO, NOME GRANDE DA FARMÁCIA PORTUGUESA


                    Com todo o significado que a efeméride comporta foi no «Dia do Farmacêutico» que em Lisboa, no Teatro Thalia, foi entregue à Dra. Mestre Patrícia Amado o elevado galardão que constitui o «Prémio Sociedade Farmacêutica Lusitana», instituído pela Ordem dos Farmacêuticos. 

                       Merecida distinção para quem se tem imposto, pelas suas apreciadas qualidades no mundo farmacêutico português e, com um sentido especial, para a Cidade de Olhão, uma vez que a galardoada exerce as funções de Directora Técnica dessa instituição olhanense, que é a Farmácia Avenida / Brito.

                        O «Prémio Sociedade Farmacêutica Lusitana» é uma distinção anual para os jovens que concluíram, recentemente, a sua formação académica. A Mestra Dra. Patrícia Amado concluiu em 2015 o «Mestrado» com 17 valores apresentando uma dissertação sobre «Metodologias de síntese de tetraoxanas com potencial de utilização em química médica» e merecendo uma das mais altas classificações - 17 valores - atribuídas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

                     Já como estudante a Mestra Dra. Patrícia Amado recebera, por duas vezes, os prémios «Aluna de Excelência» daquela faculdade da universidade algarvia.

                     As nossas felicitações à distinguida e a expressão de quanto representa para este Concelho.


                                                                                       JOÃO LEAL