quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA


        A partir da sede da AEHTA (Associação dos Estabelecimentos de Hotelaria e Turismo do Algarve, na Quinta da Bolota, em Albufeira, decorreu um seminário online, sob o tema «Turismo: Contributos para o futuro de Portugal à luz da Economia de Francisco». A iniciativa foi da O.N.P.T. (Organismo Nacional da Pastoral do Turismo), presidida pelo Padre Miguel Neto, sacerdote algarvio, pároco de Tavira.

        Pelo 5º ano consecutivo foi atribuído à «Dieta Mediterrânica», que tem a sua capitalidade na cidade de Tavira, o título de «a melhor dieta do Mundo».

         No passado mês de Dezembro a taxa de ocupação média / quarto nas unidades hoteleiras algarvias, situou-se nos 24,8%, o que representa um decréscimo ao mesmo período de 2019 de 32,6% e um aumento de 123,4% em relação a 2020. s maiores descidas aconteceram na zona Lagos / Sagres com 28%.

        Foram detidos pela PJ (Polícia Judiciária) os 3 presumíveis autores do incêndio ao moinho de vento do Serro do Malpique, uma referência patrimonial de Albufeira.

        O Aldeamento Turístico «Pedras da Rainha», em Cabanas (Tavira) implementou um sistema de iluminação inteligente, sustentável e autónomo com recurso a energia solar.

         O XVI Congresso de Psicologia Ambiental vai ter lugar no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, entre 11 a 14 de Abril, promovido pela Associação Ibérica de Psicologia Ambiental.

            «Portugal de Lés - a -Lés», organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal, corre-se nesta sua 24ª edição, de 9 a 12 de Junho, ligando Faro a Trás - os - Montes», com várias incursões na fronteira espanhola.

                                                                                    JOÃO LEAL


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



     «FRENTES DE FOGO»


                              A. M. PIRES CABRAL


                 Ao livro de poesia «Frentes de Fogo», da autoria do escritor A. M. Pires Cabral, foi atribuído o «Prémio Nacional Literário João de Deus / Poesia», instituído pela Câmara Municipal de Silves em homenagem aquela figura de algarvio, nascido em São Bartolomeu de Messines. No valor pecuniário de dez mil euros o galardão distingue bianualmente uma obra de autor português. O Prémio será entregue a A. M. Pires Cabral no dia 8 de Março a quando das comemorações do 192º aniversário do poeta e pedagogo messinense.



          «COMO IMPLEMENTAR UM SISTEMA ALIMENTAR LOCAL EM CANTINAS»


                                                   IN LOCO


                 A associação «In Loco» visando o apoio ao desenvolvimento de processos de abastecimento de restauração colectiva com produtos alimentares de origem local editou a obra, de grande prestabilidade «Como implementar um sistema alimentar local em cantinas». O livro foi publicado no âmbito do Programa «Sistemas Alimentares Locais», que conta com o apoio de «Civic Europe».


                                                            JOÃO LEAL