sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE


                         «PÁGINAS DE LIBERDADE»


       Foi através de uma oportuna (quantas o não são?) da jornalista algarvia Dra. Elisabete Rodrigues (um dos valores maiores do jornalismo algarvio dos nossos dias) que lemos no magnífico blogue «Sul Informação» a notícia que motivou este escrito.

         «Páginas de Liberdade» é o título de um jornal mensal feito pelos detidos no Estabelecimento Prisional de Olhão, que começou a publicar-se em Outubro último e representa uma concreta e peculiar acção de recuperação e inclusão na sociedade. É o ensejo de ser livre e responsável que nesta meritória obra se assinala, o que desde logo nos merece o maior respeito e carinho.

            Detidos entre as paredes da «Cadeia de Olhão», os 60 homens que ali se encontram tiveram, com a concordância e estímulo do respectivo Director Dr. Alexandre Gonçalves e a preciosa ajuda da psicóloga Dra. Susana Rodrigues (técnica do RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), esta iniciativa - elaborar um jornal que seja a expressão do que na alma lhes acontece e anima a vida, a almejada liberdade.

              «Ao despertar do meu sonho / Sozinho ou acordado

               enfrentei a realidade 

                estava fechado, sem dó nem piedade»,

assim se exprime, de forma autêntica e vivencial, o Fernando. É companheiro de tantos outros das mais diversificadas origens, entre eles o futebolista Miguel Costa, campeão da Europa Sub 16, com formação no F.C. do Porto e que alinhou mo Marítimo da Madeira e no Olhanense ou do Flávio, que tem sido o grande motor desta obra.

                   O jornal dos detidos no Centro Prisional de Olhão, «Páginas de Liberdade» conquistou uma merecida e impulsionadora Menção Honrosa atribuída pela Associação Portuguesa de Educação nas Prisões.

                      Amigos / companheiros de «Páginas da Liberdade», continuem. Estamos convosco!


                                                                      JOÃO LEAL                                                                  



CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



                             FARO EM PEQUIM


                     Um acontecimento artístico, do maior destaque a nível mundial, acontece por estes dias em Pequim, a capital chinesa. Trata-se da «9ª Bienal Internacional de Arte Pequim, 2022 (BIAB, em que estão expostas 707 obras, assinadas por 573 artistas oriundos de 117 países. 

                      O evento decorre no NAMOC (Museu de Arte Nacional da China), até 15 de Fevereiro e, em simultâneo com os Jogos Olímpicos de Inverno, que têm por cenário a grande metrópole asiática.

                        Faro está presente na BIAB com um trabalho da pintora FÁTIMA SARDINHA, aqui nascida em 1975 e um já longo e vasto currículo.

                        Ali se pode admirar o seu magnífico óleo «Love Song» («Canção de Amor»), sendo a única presença portuguesa.

                        No mundo da arte que ali se vive a farense Fátima Sardinha, representa para todos nós, farenses, algarvios e portugueses, uma honra. É pela genuinidade da sua arte, por esta presença e pelo que representa, que a saudamos, embevecidos.

                        «Viver é uma arte e devemos amá-la», este testemunho da pintora nascida em Faro é uma afirmação vivente que tem pela arte cujos caminhos tão meritória e assinaladamente  trilhado.

                        Faro presente em Pequim nos Jogos Olímpicos? sim e com o contributo admirável para a concretização de um sonho merecido - «Cidade capital da Cultura, 2027».